PODE TER REELEIÇÃO
O ex-juiz Márlon Reis é o idealizador das teses defendidas pelo PSB nas duas ações contra a Assembleia — sobre a dupla eleição da mesa diretora e a que questiona o filho do governador como presidente do Legislativo estadual. Ele que fez os pareceres jurídicos que sustentaram essas ações. Contudo, neste caso da reeleição do presidente Amélio Cayres (Republicanos), ele dá razão à Casa. Segundo Márlon explicou à coluna, o STF admite uma reeleição.
CONFRONTO ABERTO COM O STF
A única crítica do ex-juiz à PEC dos deputados estaduais é quanto à data da eleição da mesa, que os parlamentares querem realizar na última sessão de junho, que será dia 27 do mês que vem. Márlon defendeu que, nesse ponto, a PEC “representará uma agressão ao que o STF decidiu na ADI 7350”. “Acontece que o relator definiu que a eleição só pode ocorrer a partir do início de outubro, e seu voto foi seguido por todos os demais ministros, sem exceção. A Assembleia está prestes a partir para o confronto aberto com o STF”, alertou.
SEM DECISÃO E A 20ª ASSINATURA
Na Assembleia, mais um deputado assinou a PEC, Gipão (PL), depois de seu jurídico analisar a proposta e entender que a matéria é constitucional. Agora são 20 parlamentares que a subscrevem. Sobre essa questão da data, a avaliação do Legislativo é que não há decisão a respeito e que haveria apenas um voto, do ministro André Mendonça, recomendando que seria razoável realizar a eleição em outubro.
WANDERLEI REAFIRMA APOIO A CAMILA
Um dia depois do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), a prefeita de Miracema, Camila Fernandes (Republicanos), se reuniu com o presidente regional do seu partido, o governador Wanderlei Barbosa, nessa quarta-feira, 8. A prefeita foi levada para a conversa com Wanderlei pelo principal aliado dela nesta campanha, o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos). O parlamentar contou à coluna que, no encontro, Wanderlei garantiu ajuda à edição deste ano do Miracaxi — o tradicional carnaval fora de época de Miracema –, através da liberação de emendas, e que vai ao evento em julho. Além disso, disse Nilton, Wanderlei reafirmou seu apoio à reeleição de Camila e disse que não foi consultado sobre a participação de secretário de sua gestão no lançamento da pré-candidatura de Ivory.
AS ENTRELINHAS DE RONISON
Em meio à confusão política em que mergulhou Formoso do Araguaia, o pré-candidato a prefeito do MDB, o ex-vereador Ronison Parente, publicou um texto nas redes sociais recheado de entrelinhas. “A corrupção na eleição de prefeito de 2020 me tirou a eleição e jogou Formoso em um mar de lama”, começa. “Alertei a população que tudo começa errado termina errado. A eleição de uma pessoa inexperiente e, apesar de novo, com um currículo manchado de corrupção (caso Detran), além das ilegalidades que levou na época à sua cassação, não podia dar em outra coisa. Isso não terminou ainda. Vem mais absurdos por aí. Sigo firme na luta para reconstruir Formoso. Contem com minha coragem e determinação”, afirma.
DE FHC PARA SIQUEIRA CAMPOS
O Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, 8, trouxe a publicação da Lei 4.392, de 6 de maio, que oficializa a mudança do nome da ponte sobre o lago de Palmas, na Rodovia TO-080. Deixa de se chamar Fernando Henrique Cardoso e recebe o nome de quem a criou, o governador José Wilson Siqueira Campos. A lei é de autoria do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), que explicou na época que o nome original da ponte, FHC, não possui denominação atribuída por lei, mas um decreto executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.
NAÍDES CÉSAR LANÇA PRÉ-CANDIDATURA
A presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi) e da Associação dos Papiloscopistas do Tocantins, Naídes César, lançará nesta sexta-feira, 10, às 19h30, na P1 Eventos, sua pré-candidatura a vereadora de Palmas pelo União Brasil. O ato contará com a presença da pré-candidata a prefeita pelo PL, a deputada estadual Janad Valcari. Além de Janad, Naídes vai para a disputa com forte apoio da presidente regional do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende, e do vice-presidente regional, o deputado federal Carlos Gaguim.
NO MDB, SÍLVIA GARANTE TODO APOIO A JARDEL
A ex-prefeita Silvia Machado (2013-2016) assumiu o comando do MDB em Xambioá e garantiu todo apoio ao pré-candidato do partido a prefeito, Jardel Rocha, ex-vereador e atual diretor do hospital regional. Jardel é do grupo do deputado federal Alexandre Guimarães, que tem o MDB local em sua cota, conforme o acordo com a direção nacional. Assim, o ex-vereador trabalhou para levar Sílvia para a sigla. “Jardel Rocha está preparado para governar nosso município, vi no Jardel o companheirismo e o seu cuidado que tem com o povo de Xambioá”, defendeu a ex-prefeita.
3 PRÉ-CANDIDATURAS EM DIANÓPOLIS
Em Dianópolis, o administrador Jailton Bezerra (Republicanos) trabalhou em silêncio até conseguir confirmar o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) à sua pré-candidatura a prefeito. Será a segunda vez que ele vai para a disputa. Em 2020, concorreu contra o atual prefeito José Salomão (PT). Assim, as eleições na cidade caminham para três candidaturas: de Salomão à reeleição e as de oposição de Jailton e do vereador Paulo da Mega (PL), que conta com o apoio de outros quatro parlamentares locais.
COLUNA NÃO SERÁ PUBLICADA NESTA SEXTA
Viajo para o Paraná por uma semana, por isso, a coluna não será publicada nesta sexta-feira, 10. Mas vai ao ar normalmente a partir de segunda-feira, 13.