PEGOU DE SURPRESA
A saída do secretário da Governadoria, Jairo Mariano, do cargo pegou de surpresa a própria equipe do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A maioria dos secretários soube pela matéria da Coluna do CT, durante a solenidade com os quatros ministros do governo Lula que vieram a Palmas nessa segunda-feira, 6.
BRAÇO DIREITO DE MARIANO SAI
Além da saída, a pedido, de Mariano, o governo exonerou aquela que é tida como braço direito dele, Mounira Alves Hawat, assessora especial. Ela trabalhou com o ex-secretário quando ele era presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Depois foi com Mariano para a Secretaria Estadual da Fazenda, para a Infraestrutura e, por fim, para a Governadoria.
O QUE ERA DIFÍCIL SE TORNOU IMPOSSÍVEL
A aposta geral no meio político é que a pré-candidatura de Mariano a prefeito de Palmas, se era difícil, se tornou agora impossível. Assim, avaliam, ele deverá concorrer para retomar o comando da Prefeitura de Pedro Afonso, cidade que governou por dois mandatos e onde é extremamente forte politicamente.
DUPLAMENTE PELA OPOSIÇÃO
A questão é que, em Pedro Afonso, Mariano será candidato duplamente de oposição: ao prefeito Joaquim Pinheiro e ao Palácio, que já está comprometido com a reeleição do atual gestor, ligado ao deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD). Inclusive, o governador Wanderlei já almoçou na fazenda de Joaquim e se mostra disposto a apoiá-lo. De toda forma, o grupo de Mariano na cidade garante que não será fácil derrotar o ex-prefeito. Contudo, o ex-secretário tem dito a todos com quem conversa que deixou o governo, mas não o grupo de Wanderlei.
RUI COSTA X PADILHA
Por falar na visita de quatro ministros a Palmas nessa segunda, nos bastidores o que se dizia é que as relações não são nada boas entre dois poderosos auxiliares do presidente Lula: da Casa Civil, Rui Costa (PT), que veio; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), que virá à capital do Tocantins na sexta-feira, 10, com sua Caravana Federativa. O próprio fato de as duas caravanas virem ao Estado separadas na mesma semana é apontado como sinal claro de que coisa não vai bem entre os dois.
CONVERSARAM BASTANTE
A despeito dessas tramas palacianas, o governador Wanderlei aproveitou a boa oportunidade que teve para se aproximar do ministo Rui Costa. Os dois conversaram bastante.
AGENDA É DO GOVERNDOR
A coluna falou com o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), pré-candidato a prefeito de Palmas, sobre a conversa dele com o governador Wanderlei semana passada. Porém, Eduardo preferiu não comentar. Segundo ele, “sobre a agenda de governador, só governador fala”. De toda forma, aliados próximos segredaram à coluna que o resultado da conversa dos dois não foi negativo como chegou à coluna. Ainda que, admitem, não signifique que Eduardo tenha saído dela com qualquer expectativa de ter o apoio do Palácio a seu projeto eleitoral para Palmas.
SEM DISPUTA COM IBAMA
O secretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, rebateu à coluna as críticas de ambientalistas à atuação do governo do Tocantins no caso do crime ambiental em uma área nas Serras Gerais, na divisa com a Bahia. Ele disse que o Estado tem clareza de que o problema não é novo – os críticos alegam que o governo tenta “vender” a questão como “grande novidade” para se apropriar da solução – e que nem quer disputar com o Ibama ou ocultar a participação do instituto no caso. Ao contrário. Lelis disse que tem excelente relação com a Superintendência do Ibama e que o Estado quer uma relação de parceria.
NÃO É NOVO, MAS NÃO FOI RESOLVIDO
No entanto, o secretário afirmou que, se é verdade que o problema não é novo, também é que ainda não foi resolvido. “A questão não é quem vai resolver, mas unir forças para resolver”, defendeu Lelis. Ele ressaltou que o Ibama sempre vai ser o responsável pela solução, porém, destacou que o Estado tem força para atuar e contribuir desta forma para a superação do problema ambiental. “Não vamos ficar assistindo, vamos atuar”, avisou, lembrando, ainda, que o governo estadual foi demandado pelos prefeitos daquela região para agir em busca de solução, já que, além de tudo, o problema impacta o turismo, importante fonte de renda dos municípios.
UNIFICAR RELATÓRIOS
Lelis contou que vai procurar o superintende do Ibama no Tocantins, Leandro Milhomem Costa, para que Estado e instituto possam unificar os relatórios sobre o problema, que será, então, apresentado ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, em audiência em Brasília, no dia 14.
DEPUTADOS EM FORTALEZA
A maioria dos deputados estaduais segue nesta terça-feira, 7, para Fortaleza (CE), onde participará da 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que seguirá até sexta-feira, 10. Já não teve sessão na Aleto nesta manhã e não haverá no resto da semana. A conferência terá como tema “As prerrogativas do parlamento estadual”.
GOVERNADOR NÃO GOSTOU
Durante visita em Gurupi, o governador Wanderlei não gostou da situação das cadeiras e mesas (precárias) da Escola Cívico Militar Presidente Costa e Silva e questionou os responsáveis da Secretaria Estadual da Educação. “Se está reformando, tem que trocar os móveis”, disse o governador, conforme registrou o portal Atitude.
ATÉ KÁTIA REPROVOU QUESTÃO DO ENEM
Nem a ex-senadora Kátia Abreu (PP), aliada do presidente Lula, aprovou a ideologização da questão 89 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado domingo, 5. “Milhões de brasileiros merecem uma explicação sobre esta questão”, afirmou no X (ex-Twitter). “Uma pessoa escrever as besteiras que quiser no seu livro tudo bem. Mas daí isso virar uma questão de prova é um acinte. Alunos foram obrigados a acertar uma resposta que não acreditam? Isso tem que ser um crime”, defendeu.
VAI REGISTRAR CANDIDATURA
O ex-prefeito de Miracema Júnior Evangelista garantiu ao Portal LJ/Programa Leal Junior, da cidade, estar confiante de que vai disputar a prefeitura no ano que vem. “Estou tranquilo e confiante na Justiça. Seguirei em campanha à Prefeitura Municipal de Miracema e, no prazo legal, registrarei minha candidatura”, assegurou. Como a coluna trouxe nessa segunda, o juiz André Fernando Gigo Leme Netto, da 1ª Vara Cível de Miracema do Tocantins, encaminhou no dia 31, ao juiz eleitoral da cidade, Marco Antonio Silva Castro, acórdão e parecer do Ministério Público sobre decisão que impede o ex-prefeito de “contratar com o Poder Público e quanto à condenação de inelegibilidade”. Conforme a coluna apurou, o caso do ex-prefeito foi transitado em julgado em 10 de maio de 2022 e a pena de inelegibilidade de três anos é contada a partir desta data. Portanto, Evangelista não poderá votar e ser votado até 2025.
CÂMARA EM MISSÃO INTERNACIONAL
O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), e o vereador Sargento Jorge Carneiro (PSDB) também estão em Barcelona, na Espanha, no Smart City Expo World Congress. Eles integram a comitiva araguainense no evento. É a primeira vez que a Câmara participa de uma comitiva do município numa missão internacional.
INCLUSÃO DOS POVOS INDÍGENAS
Pelo Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), foram realizados 3.560 atendimentos nas Aldeias São José e Mariazinha, da etnia Apinajé, em Tocantinópolis, entre 17 e 19 de outubro. Desse total, 738 foram serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins e os demais são de outros órgãos, como Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), Defensoria Pública do Tocantins, Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI-TO) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).