Exonerações consolidam Marcus com Jorge
Vários membros do grupo do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) foram exonerados nessa quinta-feira, 7, pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB). Entre eles, o principal é o braço principal aliado do parlamentar, o ex-deputado estadual Raimundo Palito, que era secretário executivo da saúde do município. Ao todo, fala-se em 30 exonerações nos últimos dias do de gente ligada ao deputado e a Palito. Logo, conclui a coluna, é a confirmação da informação antecipada na semana de que Marcus vai mesmo para o palanque do adversário de Wagner, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na cidade.
Acompanhar Marcus
À coluna, Palito não quis adiantar a posição do grupo, prefere que Marcus, como principal líder o faça, mas afirmou, de toda forma, que o motivo de sua exoneração é que decidiu acompanhar o deputado do PL. “Não condeno [o prefeito] é normal, porque acompanhei o Marcus”, disse. Porém, Palito reclamou que parte do que foi acertado com ele ainda em campanha não foi cumprido pelo prefeito, disse que estava em total isolamento e que pessoas ligadas a ele já vinham sendo exoneradas.
Livre para voar
O ex-superintendente disse que agora se sente livre para voar. Contou que ele Marcus já conversaram algumas vezes como o governador Wanderlei. “Agora, livre e sem dever satisfação ao outro grupo, vou começar a fazer política de novo, que é o que sei fazer. Quero ir para a rua e quero trabalhar”, afirmou. “Gosto muito do Wanderlei, tenho uma grande admiração por ele, fomos deputado estadual juntos por oito anos, me recebe, apesar de eu não ter apoiado a reeleição dele, meu amigo, carinhoso comigo e vou ter muita honra de participar do grupo político dele, o que vai ser uma das grandes satisfações da minha vida, porque, apesar da minha idade, quero aprender com ele, porque está fazendo um grande trabalho pelo Tocantins. É fora do comum”, avaliou.
Na base de Wanderlei
Desse episódio, então, a coluna tira duas conclusões: o grupo que deixa Wagner vai apoiar Jorge Frederico e Marcus Marcelo é mais um deputado a integrar formalmente a base de Wanderlei na Assembleia.
Chefe de gabinete de Alexandre
Quem foi para o lugar de Palito na Secretaria Executiva da Saúde é Adriano Noleto Bessa, chefe de gabinete no Tocantins do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos). Essa nomeação consolida outra informação antecipada pela coluna: Guimarães vai para a campanha de reeleição de Wagner. Como a coluna já vinha afirmando, o deputado deve indicar o vice-prefeito da chapa. Apostas sobre o irmão dele, Israel Guimarães, ou algum pré-candidato a vereador.
Irajá também na reeleição de Wagner
Irajá também na reeleição de Wagner (Foto: Grupo do senador Irajá em Araguaína com o prefeito Wagner – Divulgação) Mais uma indicação de apoio em Araguaína foi a nomeação do administrador Sandro Bandeira por Wagner para superintendente no gabinete do prefeito. Sandro, que já foi muito próximo do ex-deputado federal César Halum, hoje pertence ao grupo do senador Irajá (PSD), ao qual se achegaram também o presidente da Câmara, Marcos Duarte (ex-SD), o líder do prefeito no Legislativo, Soldado Alcivan (ex-PP) e o suplente de vereador Vilarindo do Eucalipto. O secretário do Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Joaquim Quinta Neto, já é do grupo do senador. Todos estão agora no PSD. Logo, Irajá também estará no palanque da reeleição de Wagner. O grupo do senador em Araguaína é liderado por Marcos Duarte.
Ricardo Ayres, não
Sobre a definição do novo coordenador da bancada federal, fontes de Brasília disseram à coluna que não acreditam que o Ricardo Ayres (Republicanos) possa ser o escolhido para suceder a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Isso se deve, explicam, a voracidade com que Ayres foi para cima de cargos federais dos colegas. Com isso, gerou muitas insatisfações no grupo. O nome que tinha unanimidade era o deputado Lázaro Botelho (PP), mas, envolto ainda com o fantasma da perda da possível perda do mandato, por conta das ações a respeito das sobras eleitorais, o parlamentar não se sentiu motivado.
As 3 possibilidades
Assim, essas fontes dizem que três possibilidades mais concretas estão no horizonte: Vicentinho Júnior (PL), Alexandre Guimarães (Republicanos) ou a recondução da senadora Dorinha. A reunião será realizada na terça-feira, 12, às 11 horas. Na pauta, prestação de contas do orçamento de 2023, as emendas de 2024 e a mudança de coordenação da bancada.
O rumo dos Cintra em Almas
Em Almas, os ex-prefeitos Osmar e Leonardo Cintra – pai e filho – e seu grupo se filiam ao PDT do vice-governador Laurez Moreira. Como Laurez não vai contra o governador Wanderlei, a coluna também conclui que os Cintra estão a caminho da pré-candidatura de Goianyr Barbosa (Republicanos).
Momento simpatia
Após os afagos da semana, na entrevista da Coluna do CT, à prefeita Cinthia Ribeiro, o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) encontrou-se com sua sucessora na solenidade da Câmara da Capital às mulheres. O momento simpatia foi registrado pelas câmeras. Confira: