EXPECTATIVA DE UMA RETALIAÇÃO BRUTAL
A expectativa é de que vem aí uma retaliação brutal aos deputados estaduais que ficaram contra a candidatura de Janad Valcari (PL) à Prefeitura de Palmas. Dois alvos principais: Vanda Monteiro (UB) e Jair Farias (UB). Este último esteve com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) desde o início. O marido de Vanda, o vereador mais bem votado da Capital, Márcio Reis (PSDB), foi no início do segundo turno para a campanha de Eduardo. A deputada, então, não se aguentou e, na reta final, seguiu o marido, o que levou o ódio do Palácio à estratosfera.
VANDA MOSTRA FORÇA POLÍTICA
E Vanda mostrou força política nessas eleições. Além do marido ter sido o vereador mais bem votado de Palmas, ela ainda foi fundamental na eleição de sua cunhada, Márcia Enfermeira (PSDB), a prefeita de Lajeado.
UMA FOTO ATEMORIZANTE, PARA ALGUNS
Os prefeitos eleitos das cinco maiores cidades do Estado posaram para uma foto de dar medo em muita gente no encontro com a Caixa e a Secretaria de Relações Institucionais — à esq. Na atemorizante foto, Ronivon Maciel (UB), de Porto Nacional; Celso Morais (MDB), de Paraíso; Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de Palmas; Wagner Rodrigues (UB), de Araguaína; e Josi Nunes (UB), de Gurupi. Depois os cinco foram almoçar juntos.
FORTES JÁ DE BOA COM WANDERLEI
O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) também foi recebido pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nessa quarta-feira, 30, na volta do parlamentar às atividades da Assembleia depois da batalha que travou em Gurupi. Fortes, na pré-campanha, contava com o apoio de Wanderlei, mas o governador não entrou na campanha dele. Nas últimas duas semanas, o Republicanos de Gurupi levou o apoio de Wanderlei para a reeleição da prefeita Josi Nunes (UB). A audiência dessa quarta mostrou que tudo já está superado.
PALANQUE DESARMADO
Quem saiu animado da audiência com o governador Wanderlei Barbosa foi o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Eles se falaram a sós, mas Eduardo deixou o encontro com a avaliação de que o clima foi muito positivo e, para o entorno do prefeito, ficou claro que o palanque já está desarmado. Eduardo já disse de público, inclusive, que não vai fazer oposição a um governador no qual votou.
GOMES CONVIDADO POR TARCÍSIO
Presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado, o senador Eduardo Gomes (PL) participou nessa quarta-feira, 30, no Palácio dos Bandeirantes, do Seminário de Inteligência Artificial, a convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima. O evento reuniu lideranças e especialistas nacionais em tecnologia para debater os avanços e os impactos da inteligência artificial (IA) nos setores público e privado. Gomes enfatizou a importância de discussões sobre a IA no contexto atual, destacando a transformação que a tecnologia já promove na sociedade e nas economias. “Estou feliz em participar deste evento e grato pelo convite do meu amigo Tarcísio de Freitas. Hoje não se fala mais em empreendedorismo, trabalho ou relações comerciais sem mencionar a Inteligência Artificial. É um tema central e todo evento que contribui para seu entendimento é de suma importância para o nosso futuro”, afirmou o senador tocantinense.
ÚNICO A FAVOR DE TAXAR MILIONÁRIOS
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) foi o único do Tocantins a votar favorável nessa quarta-feira, 30, ao destaque da regulamentação da Reforma Tributária para criar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). A proposta do Psol foi derrotada por 262 votos contra e 136 a favor. O IGF taxaria bens e direitos de qualquer natureza, no Brasil e no exterior, de valor superior a R$ 10 milhões. Autor da emenda, o deputado Ivan Valente (Psol-SP), destacou no plenário que vários países já têm a taxação. Segundo ele, a cobrança poderia aumentar em até R$ 70 bilhões a arrecadação. Bem, como diz Coronel Siqueira, um perfil humorístico do X, “é dever dos deputados defender a minoria, e não existe uma minoria tão minoritária no Brasil quanto os milionários”.
KÁTIA NO TIME DE NOTÁVEIS DA NOVA CNBC BRASIL
A ex-senadora tocantinense Kátia Abreu vai atuar pela primeira vez na televisão. Ela fechou contrato com o novo canal de notícias da TV brasileira, a CNBC Brasil, liderada por Douglas Tavolaro, ex-Record e fundador da CNN Brasil. A estreia será já em novembro. Kátia fará parte de um elenco que conta com 12 nomes chamados de “comentaristas notáveis”. São analistas e comentaristas exclusivos especialistas em negócios, com algum conhecimento em suas áreas. Kátia será comentarista de transição energética.