FAKE NEWS PÕE IRAJÁ ONDE ELE NÃO ESTÁ
No final da manhã, momentos antes da divulgação da pesquisa Vetor, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado (Fieto) e pela TV Jovem/Record Tocantins, uma fake news antecipava o resultado que só seria divulgado por volta das 13 horas desta quinta-feira, 15. Conforme o card distribuído pelas redes sociais, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aparecia com 35% e Irajá (PSD) numericamente à frente de Ronaldo Dimas (PL), com 16% e 14%, respectivamente. Paulo Mourão (PT) vinha a seguir com 8%. Tudo falso, nada mais do que uma montagem grotesca. E o pior, utilizando a logo do instituto e das empresas que encomendaram a pesquisa.
EM TERCEIRO
O resultado oficial da pesquisa mostrou números totalmente diferentes dessa fake news. A principal diferença é que Irajá não apareceu em segundo, muito menos empatado tecnicamente com Dimas. O candidato do PSD está muito atrás de seu adversário do PL. Os dados oficiais da modalidade estimulada, a mesma que foi falsificada por criminosos, são os seguintes: Wanderley com 46%, Dimas com 15% e Irajá e Paulo Mourão com 7%.
REPÚDIO DA FIETO
A falsificação levou o presidente da Fieto, Roberto Pires, a emitir nota em que repudiou “a divulgação de pesquisa eleitoral falsa utilizando ilicitamente” da logomarca institucional e da identidade visual da federação. “A prática de fake news é reconhecidamente uma violação à democracia e crime tipificado no ordenamento jurídico brasileiro. A Fieto adverte, desde já, que representará judicialmente todos os autores, inclusive eleitores, partidos e candidatos, em âmbito criminal pela conduta ilícita, sem prejuízo da responsabilização civil pelos danos gerados à instituição”, avisou Pires em sua nota.
PREFEITOS RUMAM PARA PALÁCIO
Os resultados favoráveis das pesquisas, confirmando a possibilidade de uma vitória de Wanderlei já no primeiro turno, estão sendo sentidos no Palácio Araguaia pelo aumento da procura de prefeitos que até agora não haviam se manifestado para declarar apoio a campanha governista. Há ainda os que querem pular de galho para não ficar de fora da foto do dia 2.
VEREADORES TAMBÉM
Não só prefeitos. Segundo o palacianos, tem muito vereador aportando por lá.
EXPLICAÇÃO PRO FORMA
No anúncio do apoio do candidato a deputado estadual Marcelo Miranda e da deputada federal Dulce Miranda à reeleição da senadora Kátia Abreu (Progressistas), na noite dessa quarta-feira,14, chamou a atenção dos jornalistas os argumentos utilizados pelo ex-governador para manter o MDB, do qual é o presidente regional, na campanha de Dimas. Ele não fez uma defesa enfática dos atributos do candidato do PL, apenas disse que continuará apoiando o ex-prefeito de Araguaína porque o vice é do partido, o ex-deputado federal Freire Júnior, e também porque deu a sua palavra.
CANDIDATOS DOS ADVERSÁRIOS
Na entrevista da TV Anhanguera nesta quinta-feira, 15, o governador Wanderlei foi questionado sobre sua posição em relação à disputa pela Presidência da República e explicou porque não está pedindo voto para nenhum dos presidenciáveis que polarizam as eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). “Eu tenho falado sobre isso, do meu amor próprio. Como que eu vou pedir apoio, pedir voto para um candidato que quer me derrotar no meu estado? Dois candidatos principais têm candidatos dos seus partidos e nós respeitamos isso. Eles vão trilhar com seus candidatos e eu vou trilhar o meu caminho pelo Tocantins”, afirmou. No Tocantins, Bolsonaro está com Dimas e Lula com Mourão.
VAI BATER NA PORTA
O governador avisou, porém, que vai bater na porta daquele que o povo brasileiro escolher para presidir o país.
MENTIRA
O candidato a governador do Partido da Mulher Brasileira (PMB), coronel Ricardo Macedo, acompanhou a movimentação do presidente Jair Bolsonaro, no dia 9, pelo Bico do Papagaio. Ele quis usar o microfone, mas não foi autorizado. Depois, quando se dizia que Dimas era o candidato de Bolsonaro, Macedo gritava: “Mentira!”
FISCAL DO POVO
Em Tocantinópolis, o candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, recebeu um colete de “fiscal do povo”, personalizado com o seu nome, do vereador Roberlan Cokim (PSC), conhecido como “Fiscal do Povo” e que é candidato a deputado estadual. “Até aqui, eu fazia parte do seu time. Agora, você foi escalado pro meu time e vai jogar no ataque, atuando como fiscal do povo. Lá no senado Federal”, avisou Cokim, durante reunião.
COMEMORAÇÃO NA ETI FIDÊNCIO BOGO
Em novo vídeo gravado nessa quarta-feira, 14, o padre Aderso Alves dos Santos, Aline Reis, representando os pais, mães e responsáveis pelos alunos; e a professora-doutora Noeli Maria Stürmer, assessora pedagógica e amiga da Escola de Tempo Integral (ETI) Agroecológica Professor Fidêncio Bogo, de Taquaruçu Grande, na zona rural de Palmas, comemoraram o fato de a unidade de ensino ter conseguido completar o quadro de professores e a volta da docente que a havia sido exonerada. Os benefícios foram conquistados depois da mobilização da comunidade local.
MAIS DE 20 DENÚNCIAS
O padre contou que, após ter vindo a público, recebeu mais de 20 denúncias de irregularidades em outras unidades de ensino do município, principalmente falta de professores.
NÃO RECONHECEM AUTORIA
Aderso e a professora Noeli rebateram a nota assinada pela diretora da Escola Fidêncio Bogo, professora Joselaine Queli Fiametti, que fala do suposto “uso político” da unidade, por conta do primeiro vídeo gravado pelo padre, e “que não aceitará ataques oportunistas e acusatórios, sem prova alguma, visando macular uma instituição”. “Nós não conseguimos reconhecer de forma alguma essa autoria [da professora Joselaine]. Primeiro, não é por esse canal de comunicação [Agência Palmas de Notícias, da Secretaria Municipal de Comunicação] que a escola costuma dar seus avisos aos pais e à comunidade. Não é essa a linguagem que a gestão usa, uma linguagem, diga-se de passagem, agressiva, acusatória”, afirmou a professora. Segundo ela, a gestão da escola “não tem essa postura”. “A postura da escola é de respeito, de diálogo cortês, com todos os seus parceiros”, garantiu.
SAIU DA SEMED
Padre Aderso foi mais longe. Para ele, a nota “não saiu da escola, mas da Semed, a Secretaria Municipal de Educação”. “Então, não foi a escola que soltou a nota, foi a secretaria”, assegurou o religioso.
Assista a seguir o vídeo:
24 DIAS DE LUTA
A força-tarefa que combateu focos de incêndio em Taquaruçu e Taquaruçu grande, em Palmas, e também na Serra do Estrondo, em Paraíso, concluíram a missão depois de exaustivos 24 dias de intenso trabalho. Desde o dia 26 de agosto que esses heróis estavam enfrentando fortes ventos, terrenos íngremes e a baixa umidade relativa do ar, que alastravam de forma rápida o fogo. Na média, 18 bombeiros militares e brigadistas eram empregados nos combates diariamente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Parabéns a todos!