VALORES DIVERGENTES
Em reportagem em que afirma que os Tribunais de Justiça do Brasil pagam R$ 4,5 bilhões acima do teto constitucional a juízes, o jornal O Estado de S.Paulo coloca o Tocantins entre as três Cortes do país que apresentaram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) valores divergentes aos efetivamente pagos aos seus membros, ao lado do Ceará e Sergipe. Os dados utilizados na reportagem são resultado de levantamento feito pela Transparência Brasil. Por conta dessas divergências, o Estadão não computou os valores dessas três unidades da Federação no gráfico em que mostra total gasto por esses TJs, e considerou somente os 18 que disponibilizaram contracheques por 12 meses no Painel do CNJ.
GOMES RELATOR
Inclusive, a reportagem lembra que o relator do projeto de combate aos super salários no Senado é o tocantinense Eduardo Gomes (PL). O texto está parado na Casa desde julho de 2021, e propõe o fim desse absurdo no funcionalismo público. Segundo o relator da matéria na Câmara, o ex-deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), a paralisação do texto pode ser fruto de lobby de entidades organizadas da magistratura.
TENTATIVA DE SE PROMOVER
O empresário Adailton Fonseca, candidato a vice de Gurupi na chapa da prefeita Josi Nunes (UB), gravou vídeo para o programa eleitoral para falar sobre a polêmica do fechamento do trevo da Rua 20 para a duplicação da BR-153. Ele ressaltou que a oposição começou a falar muito sobre esse tema nos últimos três dias. “Infelizmente, a oposição, que nunca havia se importado sobre essa questão, agora resolveu fazer barulho, na tentativa, claro, de se promover”, afirmou. Quem liderou o manifesto no sábado, 14, foi o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT), um dos principais apoiadores da candidatura a prefeito de Eduardo Fortes (PSD). De acordo com o candidato a vice de Josi, a prefeita já vem construindo uma solução para o problema junto à Ecovias, a concessionária da BR-153.
ALCANÇADOS VÁRIOS AJUSTES
No vídeo, Adailton está acompanhado de José Carlos Bessa, que está na prefeitura desde o início da gestão da prefeita Josi. Segundo Bessa, o município vem debatendo o projeto de duplicação, juntamente com a Associação Comercial Industrial de Gurupi (Acig), sempre buscando equacionar os problemas detectados. Ele disse que, assim, foram alcançados vários ajustes no sentido de melhorar a integração da cidade e valorizar o comércio já existente. Bessa apontou que foram feitas muitas reuniões.
QUESTÃO DE SEGURANÇA
Sobre o trevo da Rua 20, ele contou que a Ecovias preza principalmente pela segurança das pessoas à margem da BR e, por isso, explicou à gestão que não está sendo possível a permanência do retorno em nível no trevo da 20. “Com essa negativa, nós solicitamos que fossem construído mais agulhas de acesso à cidade. Já conseguimos junto à Ecovias um acesso permitindo o fluxo da BR à marginal e da marginal à BR nas proximidades do trevo da 20, valorizando o comércio local e, da mesma forma, na pista contrária, o novo acesso na altura do Posto Mutucão e setores Sul e Jardim das Bandeiras”, explicou.
FALTOU PLANEJAMENTO
O candidato a prefeito do PSDB, Cristiano Pisoni, também entrou na discussão do trevo da Rua 20. Para ele, faltou planejamento da prefeitura. Pisoni chamou de “um golpe duro” para os comerciantes o fechamento do trevo. “Não dá para fechar os olhos para os impactos negativos que isso trará para quem depende do comércio ali naquela região”, afirmou. O tucano avaliou que, se a prefeitura tivesse se preparado, “isso não estaria acontecendo”.
REUNIÃO NO DIA 23
Por fim, o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) voltou ao tema na manhã desta segunda-feira, 16. No vídeo, ele contou ter recebido a confirmação do gerente de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após reunião em Brasília, que contou com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e de empresários impactados pelo fechamento do trevo da Rua 20. Conforme Gutierres, representantes da ANTT e da Ecovias irão a Gurupi no dia 23 para discutir com os empresários o retorno do acesso, garantindo a trafegabilidade e a segurança.
PESQUISA DO PODEMOS COM CENÁRIO DE 2 TURNO
Depois da Quaest e do Ipespe/Fieto mostrarem a candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari, próxima de vencer a eleição no primeiro turno, um levantamento encomendado pelo Podemos, partido de Eduardo Siqueira Campos, junto ao Instituto Veritá descreve outro cenário. Essa pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 12 de setembro, ouvindo 810 entrevistados, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Na modalidade estimulada, o Veritá coloca um cenário claro do segundo turno, com Janad somando 36,1% e os demais candidatos 52,2%.
IRMÃOS GUIMARÃES OLHAM PARA 2026
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) fez uma postagem no sábado, 14, que intrigou o meio político. Ao comentar o infarto do músico Reginaldo, da dupla Rogério e Reginaldo, Alexandre desejou a ele “uma rápida e completa recuperação” e avisou: “Em 2026, você estará ao nosso lado novamente, compondo para mim e para meu irmão Raul”.
RAUL, FEDERAL, E ALEXANDRE OLHA PARA MAIS ALTO
No entorno do parlamentar, o que se diz é que, depois de emplacar o irmão Israel (MDB) como vice na chapa do prefeito Wagner Rodrigues (UB), em Araguaína, Alexandre já está preparando a candidatura do outro brother, Raul, a deputado federal daqui a dois anos. Isso confirma que ele não vai à reeleição. Alexandre já olha para bem mais alto. Dizem que ele mira o Senado, mas que, se o Palácio Araguaia pingar na sua frente, o deputado não vai deixar passar. O emedebista está levando Raul para as campanhas municipais em todo o Estado.
TONINHO DA BRILHO COM MÁRCIA
A ex-prefeita Márcia Enfermeira (PSDB), em Lajeado, anunciou ter recebido na tarde desse domingo, 15, o apoio do empresário Toninho da Brilho (PSB) e de seu vice Só Alegria (PSB), que desistiram de concorrer à prefeitura. Em material distribuído à imprensa pela campanha de Márcia, eles dizem que a decisão de apoiar a tucana “reflete a vontade popular”. A candidata do PSDB agradeceu a adesão, reforçando que o grupo agora está mais fortalecido. “Vamos seguir firmes rumo a vitória no dia 6 de outubro, respeitando a vontade de Deus e do povo”, disse Márcia.
CRIANÇA EMPURRADA DO PALANQUE
Vídeo de evento de campanha em Cachoeirinha mostra a primeira-dama, Ângela Susana, empurrando uma criança de cima do palanque no comício de sexta-feira, 13. Segundo se diz na cidade, Ângela foi impulsionada pelo ciúmes, uma vez que a criança seria fruto de um relacionamento extraconjugal do prefeito Paulo Macedo. O comício era do candidato Sandrimar Alves da Silva (UB), que conta com o apoio do prefeito. No palanque, quem estava ao lado, e assistiu tudo assustado, foi o deputado federal Carlos Gaguim (UB).
DUAS TENTATIVAS
Na hora do incidente, Macedo segurava a criança, enquanto um jingle de campanha tocava. Ângela parece ter se irritado e puxou a criança e tentou atirá-la de cima do palanque, o que foi impedido pelo prefeito. A mulher ainda fez uma segunda tentativa, mas de novo foi contida. Ao final, ela deixou o palanque irritada.
Assista:
COMPARAÇÃO DE GOVERNOS
O ex-prefeito de Lagoa da Confusão Nelsinho Moreira (MDB) está desafiando o atual prefeito Thiago Soares Carlos (UB) a uma comparação de governo. “Você, Thiago, tentou barrar a minha candidatura. Foi ao Ministério Público e o Ministério Público negou o seu pedido; foi para o TRE e o juiz negou o seu pedido. Vamos para o debate, Thiago. Escolha o local do debate. Vamos discutir o teu governo e o meu governo. E vamos ver quem é que fez mais”, provocou. Seu o Nelsinho afirmou que sua candidatura é para que o povo possa comparar quem fez mais.
SEMPRE AMIGO
O candidato a prefeito de Porto Nacional pelo Republicanos, Antônio Andrade, recebeu para um café da manhã nesta segunda-feira, 16, um rapaz de nome Robson, deficiente, que foi levar a ele as demandas do setor Imperial, onde mora. “O Robson é sempre bem-vindo aqui em casa, nós sempre tivemos uma boa amizade”, contou o também deputado federal. Em seguida, Andrade deu a deixa para o rapaz falar, que foi logo antecipando: “Eu estou apoiando Toinho Andrade para prefeito de Porto Nacional. Ele é amigo de sempre. Ele e dona Virgínia são amigos de sempre”, afirmou, espontaneamente.
ARMADILHA
Contudo, logo em seguida, Robson fez outro vídeo, em outro local, desdisse o apoio e já abriu numa empolgação só. “Olá, Porto Nacional, eu sou 44 [número do União Brasil, partido do prefeito Ronivon Maciel], e não 10 [número do Republicanos de Andrade]”. Depois reclamou: “Aquilo que ele [Andrade] fez comigo é uma armadilha… Mas quero pedir um voto para vocês […] É Ronivon! É 44!”
BILHETE DO CT
Caro deputado Gutierres,
A despeito das questiúnculas eleitorais que tomam conta deste momento de todos os municípios, a vida continua, e ela é muito maior do que a disputa pelos cargos de prefeito e vereador. Um exemplo claro disso é esse imbróglio sobre o fechamento do trevo da Rua 20, em Gurupi, por conta das obras de duplicação da BR-153. É até um absurdo o governo federal projetar um empreendimento dessa magnitude sem considerar as necessidades cotidianas das cidades.
Ora, como se projeta o fechamento de um trevo, pura e simplesmente, sem olhar para a vida que acontece às margens da rodovia? Isso é acefalia ou insensibilidade total? Não dá para olhar simplesmente para engenharia e esquecer a economia e o social. Ainda que se esconda atrás do argumento de que se está pensando na segurança, não é justificativa plausível. Além da segurança dos transeuntes e motoristas, há outras importantes variáveis implicadas no fechamento de um trevo, sobretudo se ele está instalado à porta de uma cidade, e não podem ser negligenciadas.
Digo que nem é a prefeitura que tem que procurar os órgãos federais responsáveis para discutir esse tema — ainda que isso seja recomendável. Mas, antes, são os próprios representantes do governo federal que devem buscar o município para discutir essa questão, uma vez que esse fechamento vai influenciar atividades essenciais para a vida de empresários, trabalhadores e da própria gestão local, que vive de arrecadação de impostos.
Por isso, a despeito das críticas, normais diante do calor eleitoral, foi importante que o deputado trouxesse essa discussão à tona. Não entro aqui em rusgas do tipo se há um objetivo eleitoreiro da oposição e se a prefeitura buscou ou não esse debate com os órgãos federais. São temas para as campanhas de vocês em Gurupi.
O que verdadeiramente me incomodou é que a iniciativa desse debate com o município e seus representantes não partisse diretamente dos órgãos federais, que simplesmente foram fechando um trevo, sem a mínima preocupação com a vida econômica e social do município. Olham cegamente para a engenharia e a segurança do trânsito – repito: fundamental, mas não as únicas áreas que devem ser observadas — e se esquecem de todo o resto.
Espero que na reunião marcada para o dia 23 possa ser encontrada uma saída que garanta a segurança de transeuntes e motoristas, mas também que não se prejudique a vida objetiva das pessoas. Ou seja, a necessidade que elas têm, e que é imprescindível, de produzir e, assim, promover o desenvolvimento não só de Gurupi, mas, como cidade polo, de toda essa importante região sul do Tocantins.
Saudações democráticas,
CT