ANIVERSÁRIO OU MISSA DE 7º DIA?
Completa nesta sexta-feira, 12, uma semana da filiação do deputado estadual Júnior Geo ao PSDB. Para partido e para o neo-tucano confirmarem a filiação foram quatro dias — ocorreu apenas na terça-feira, 10. Sobre a pré-candidatura do parlamentar a prefeito de Palmas, até agora nem um pio. Nem dele, nem do partido, nem da presidente regional do PSDB, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Assim, não se sabe bem se nesta sexta se comemora o aniversário de uma semana da filiação de Geo ou se reza-se a missa de sétimo dia de sua pré-candidatura.
ALIANÇA AMASTHA-CINTHIA DE VOLTA AO DEBATE
Diante dessa indefinição, recomeçam os burburinhos sobre a uma aliança entre Cinthia e o ex-prefeito Carlos Amastha, o pré-candidato do PSB, para tentar impedir uma possível vitória da deputada estadual Janad Valcari (PL).
GEO PARA IMPEDIR VITÓRIA DE JANAD
Mas há aqueles que defendem que a manutenção da pré-candidatura de Geo é fundamental para não permitir que Janad vença no primeiro turno. A tese é de que as coisas ficarão difíceis para a deputada num eventual segundo turno, quando os vereadores já estarão eleitos ou derrotados, de toda forma, sem a empolgação para continuar em campanha; e os adversários tendem a se unir contra Janad, seja em torno de Amastha, Geo ou Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
PROCURA-SE CASA PARA ALUGAR
Pré-candidato a prefeito do Palácio em Araguaína, é o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) que está olhando as casas disponíveis para locação para que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) possa atender duas ou três vezes por semana na cidade durante as eleições.
EM PALANQUES ADVERSÁRIOS EM CIDADES ESTRATÉGICAS
Os deputados estaduais Eduardo do Dertins (Cidadania) e Valdemar Júnior (Republicanos) subirão em palanques adversários do Palácio em cidades estratégicas. Dertins vai com Wagner em Araguaína e Josi Nunes (UB) em Gurupi, onde o governo terá como pré-candidatos Jorge Frederico e Eduardo Fortes, respectivamente. Já Valdemar vai de Ronivon Maciel (UB) em Porto Nacional e de Celso Morais (MDB) em Paraíso, onde o Palácio apoiará Antônio Andrade e Osires Damaso, respectivamente, ambos do Republicanos.
SENTIU NÁUSEAS
Irmão do prefeito de Miracema, Moisés da Sercon, assassinado em 2018, o servidor público Fidel Costa mostrou revolta com a votação maciça dos deputados federais tocantinenses em favor da soltura de seu colega Chiquinho Brazão, apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do homicídio da vereadora do Rio Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, naquele mesmo ano. No Instagram, Fidel contou ter tido “náuseas” com a informação de que cinco deputados votaram contra a prisão de Chiquinho e um se absteve, o que também beneficiava o acusado. “Mas Deus que sabe de todas as coisas, vai honrar e a punição divina será feita. Ele não dorme e não apoia quem comete injustiças. Ninguém está acima da lei e nem dos castigos de Deus”, postou o irmão de Moisés.
FAMÍLIA QUER FEDERALIZAÇÃO
Como no caso de Marielle, a família do prefeito tocantinense até hoje luta por justiça, mas as investigações não avançam no Estado, como ocorria também com a apuração do assassinato da parlamentar carioca. Tanto que já foi pedida a federalização do homicídio, como ocorreu com o crime da vereadora.
A PRÉ-CANDIDATA DE PIAGEM
Em Marianópolis, a ex-secretária da Educação Mara Prediger deve ser a candidata à sucessão do prefeito Isaias Piagem. Mara é filiada ao União Brasil e seu trabalho à frente da pasta é muito elogiado. Além do apoio do prefeito, ela conta com a base na Câmara a seu lado e de empresários do agronegócio.
PRÉ-CANDIDATA EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, a professora e escritora Valéria Elias, da Reciclarte, vai disputar vaga de vereadora pelo Podemos, no palanque de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues. Ela é diretora da Escola de Artes de Araguaína, e avalia a Reciclarte como “um projeto lindo e precioso” que implantou há seis anos, ainda na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas. Valéria é também missionária evangélica, produtora cultural, membro da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) e do Conselho Municipal de Cultura da cidade.
PRÉ-CANDIDATO EM PALMAS
Já em Palmas, quem está colocando a pré-candidatura a vereador é o engenheiro civil Paulo Ricardo (PDT), que conta com o apoio do vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do PDT, e do deputado estadual Gutierres Torquato (PDT). O pré-candidato tem raízes no movimento estudantil, onde se destacou como presidente do Centro Acadêmico de Engenharia. Paulo Ricardo é vice-presidente da Associação dos Engenheiros Civis do Estado (Aecto). Ele disse à coluna que conta ainda com o apoio do presidente do Crea Tocantins, Daniel Iglesias.