BOLSONARISTAS ATÉ O FIM DA LINHA
Da bancada federal tocantinense, dois deputados demonstraram estar extremamente engajados na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): Eli Borges (PL) e Filipe Martins (PL). O primeiro esteve na coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 21, em que a oposição anunciou a intenção de buscar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e a anistia para os golpistas de 8 de janeiro e aos acusados de golpe de estado — o que inclui Bolsonaro — como prioridades para o segundo semestre. Já Filipe avisou que esteve presente em reunião emergencial no PL em Brasília para abordar a situação do ex-presidente, o principal líder da sigla.
NÃO TEM NENHUM CRIME GRAVE… A PRIORI
Logo após a coletiva, Eli Borges ressaltou a “resistência em defesa” da liberdade e de Jair Bolsonaro. “A priori, não tem nenhum crime grave, não tem nenhum processo por desvio de dinheiro público. Por narrativas forçadas, hoje tem uma tornozeleira”, afirmou. Já Filipe Martins resolveu filosofar sobre o novo acessório de monitoramento do ex-presidente. “Eu estava ali, do lado dele, no instante em que nosso presidente revelou a tornozeleira. Senti de perto o peso que carrega por lutar pelo Brasil”, escreveu nas redes o deputado, que, na campanha do ano passado, foi impedido de subir na caminhonete onde estava Bolsonaro para uma carreata em Palmas.
ELI BORGES NA FOTO COM BANDEIRA IMPATRIOTA

Eli Borges estava no momento em que deputados da extrema direita estenderam uma bandeira com os dizeres “Trump, Make America Great Again”, em entrevista coletiva da oposição nessa terça-feira 22. O episódio foi protagonizado por Delegado Caveira (PL-PA) e Sargento Fahur (PSD-PR), como forma de protesto contra a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de vetar sessões que homenageariam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao perceber a exibição da bandeira com o slogan do presidente norte-americano, o líder da oposição, Zucco (PL-RS), interveio.
ELI CONCORDOU?
A questão importante para o ato impatriota é se o deputado tocantinense Eli Borges concordou com o episódio protagonizado por seus colegas da bancada da extrema direita.
PROJETO DO SENADO SUBIU NO TELHADO

Ainda sobre a tentativa do grupo do pastor Amarildo Martins de tomar o comando da Prefeitura de Palmas, aproveitando-se da ausência do titular, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), os aliados do filho dele, o deputado federal Filipe Martins (PL), estavam empolgados com a possibilidade de elevá-lo de patamar. Davam como certo, com o Paço de Palmas dominado, que Filipe seria um dos mais competitivos nomes para a disputa do Senado em 2026. Vários falavam como este fosse um fato irreversível, e muita gente da política embarcou nessa história. Com a volta da Capital à normalidade, todos puderam pisar novamente no chão e o parlamentar de retomou seu projeto inicial de buscar a reeleição na Câmara. Ou seja, a candidatura a senador subiu no telhado.
CONVERSA AINDA NÃO OCORREU

Esperada para segunda-feira, 21, a conversa entre o prefeito Eduardo Siqueira Campos e seu secretário da Zeladoria Urbana, Carlos Amastha, ainda não ocorreu. Acabou ficando para essa terça, e novamente foi adiada. Agora Amastha está na expectativa de ser chamado para o tête-à-tête com Eduardo nesta quarta-feira, 23. Nesse encontro será decidido se o secretário continuará na gestão ou se voltará para a Câmara de Vereadores.
MAIS APOIO A NILE
O segundo turno do Processo de Eleição Direta (PED) do PT ocorrerá no domingo, 27. Nesta semana o candidato Nile William Fernandes recebeu mais apoios. A prefeita petista de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira, reuniu seu secretariado e militantes do partido para declarar voto à candidatura de Nile à presidência do PT do Tocantins. Lá no sudeste, o candidato já tem a seu lado o prefeito de Dianópolis, José Salomão. Para Edinalva, é hora de o partido “retornar às bases, com uma nova energia capaz de promover acolhimento, respeito e reconquistar o protagonismo no estado”. Ela acredita que, com Nile, o PT voltará a ser respeitado.
CONVERSA COM VEREADORES

O advogado e pré-candidato a deputado federal André Luiz — ao centro da foto — participou de um bate-papo com vereadores de Araguaína. O encontro contou com a presença dos parlamentares Luciano, Matheus Mariano, Gedeon, Robert, Tiago Costa e Flavio Cabanhas. Durante a conversa, foram debatidos temas para o futuro da cidade e região, como desenvolvimento urbano, infraestrutura, políticas públicas e representatividade no cenário estadual e federal. Segundo o pré-candidato, a troca de ideias teve como pano de fundo “o compromisso de todos com o fortalecimento de Araguaína como polo político e econômico do norte do Tocantins”. “Foi uma conversa franca e respeitosa com representantes que conhecem de perto os desafios da nossa população. Não se tratou de um encontro para definir alianças, mas, sim, de ouvir e compartilhar visões sobre o que podemos fazer juntos por Araguaína e pelo Tocantins”, avaliou André Luiz.
- Com a colaboração de Luís Gomes, editor da CCT