FOGO DE MONTURO EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, segue em fogo de monturo a questão do vice do prefeito Wagner Rodrigues (UB). Ele já garantiu a vaga ao deputado federal Alexandre Guimarães, que confirmou no evento do MDB de segunda-feira, 8, que indicará o irmão, Israel Guimarães (MDB). Contudo, o presidente do Podemos, o ex e quase de novo deputado federal Tiago Dimas, quer a vaga para seu partido. Dizem por lá que Tiago está em silêncio, mas não parado. E que tudo pode ocorrer até as convenções.
CONVERSA EM BRASÍLIA
Em Brasília, Adir Gentil — braço, mãos e pés direitos de Carlos Amastha (PSB) — teve uma conversa com o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes. Ambos os lados garantem que não há nada de estranho nisso e que Adir e Gomes têm conversado com todo mundo. Ok.
LONGA CONVERSA
Dizem que também houve uma longa conversa entre Amastha e a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) semana passada.
GEO NÃO DÁ O AR DA GRAÇA
Nas articulações em torno dos pedidos de empréstimo que a prefeita Cinthia queria aprovar na Câmara semana passada, houve muito lobby de lado a lado — Paço e oposição. Na base governista, contudo, reclamaram de uma ausência que consideraram inadmissível: a do pré-candidato a prefeito do PSDB, Júnior Geo, que não deu o ar da graça no Legislativo. E que até agora não tocou no assunto.
TOCANTINÓPOLIS, CAPITAL DO ESPORTE
O deputado estadual Fabion Gomes (PL) comemorou nas redes sociais a sanção de lei de sua autoria, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que declara Tocantinópolis a “Capital do Esporte”. “Com um calendário esportivo anual recheado de eventos, Tocantinópolis se tornou referência no incentivo à prática esportiva”, afirmou Fabion, dizendo-se orgulhoso pela conquista da cidade.
PROLIFERAÇÃO DE MULTAS
O deputado estadual Jorge Frederico, pré-candidato a prefeito de Araguaína pelo Republicanos, defendeu nas redes sociais que o trânsito e o que chamou de “proliferação de multas” na cidade “são problemas graves”. Segundo ele, enquanto os acidentes aumentaram 230% em apenas um ano, ainda existe “o sofrimento das famílias e a frustração dos cidadãos multados”. Jorge afirmou que apenas a instalação de radares por Araguaína não resolve o problema do trânsito. “Vamos contratar uma equipe técnica, composta por profissionais altamente qualificados, para encontrar soluções eficazes e definitivas para essa questão”, avisou.
ASSISTENCIALISTA E AMOSTRAL
Claro que com a ideia de levar para Gurupi o projeto “Feira Verde”, de Apucarana (PR), Cristiano Pisoni (PSDB) quer provocar seu adversário do PSD, o deputado estadual Eduardo Fortes, que tem um forte programa de hortas comunitárias na cidade e região sul. Para a campanha de Pisoni, o programa de Fortes é “meramente assistencialista e amostral”, porque chega a pouquíssimas famílias. A proposta do tucano é implantar esse programa paranaense em Gurupi como forma de contrapor o que vê como “assistencialismo” de Fortes. Na cidade do Paraná, o “Feira Verde” fomenta campanhas de trocas de resíduos recicláveis por produtos hortifrutigranjeiros.
RICARDO AYRES COMEMORA
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) comemorou a aprovação, nessa quarta-feira, 10, do texto da reforma tributária pela Câmara, com a inclusão, pelo relator, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), da emenda de autoria do tocantinense que estabelece uma alíquota reduzida para produtos de origem animal, como carnes, peixes, queijos, leite, entre outros. “O pobre não está preocupado se o whisky de 12 anos que os ricos consomem vai ficar mais caro. O que ele quer é a redução de impostos sobre produtos essenciais para sua sobrevivência”, defendeu Ricardo nas redes sociais.
ENCONTRO DE PRIMEIRA-DAMAS NO PALÁCIO
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nessa quarta-feira, 10, de um encontro com uma prefeita e oito primeiras-damas de municípios do Vale do Araguaia, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Paraíso do Tocantins (Acip). O encontro discutiu a Feira de Negócios e Tecnologias do Vale do Araguaia (Feneva-Tech), que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de agosto, com apoio do governo do Tocantins e foram apresentados detalhes do Miss Feneva, que acontecerá no primeiro dia do evento. Madrinha do concurso, a secretária de Participações Sociais também fará parte do júri que escolherá a miss entre as candidatas que representam os 16 municípios da região. Karynne revelou ter “o desejo” de realizar o primeiro encontro de primeiras-damas do Tocantins no Palácio Araguaia, com prefeitas e vereadoras. “Porque acredito na nossa força. É um trabalho de doação, fazemos por amor à causa de servir”, afirmou. Segundo a coluna apurou, esse evento de primeiras-damas no Palácio deve mesmo acontecer, mas ainda não há data definida.
IVORY SEGUE INTERNADO
A assessoria do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) informou em nota que ele segue internado em uma unidade de saúde particular em Goiânia, e está sendo monitorando continuamente pela equipe médica e realizando análises detalhadas dos exames para avaliar seu quadro renal e cardíaco. “O parlamentar agradece profundamente a todos pela solidariedade, amizade e pelas inúmeras notas de apoio que tem recebido neste momento delicado. Ele expressa sua gratidão pela preocupação e carinho demonstrados, ressaltando a importância deste apoio para sua recuperação”, afirma a nota.
PDT APRESENTA BRANQUINHO
Sobre a desistência de Ivory em concorrer à Prefeitura de Miracema, o PDT da cidade decidiu escolher o vereador Eudes Diniz da Silva, o Branquinho, como pré-candidato a prefeito. Ele está no segundo mandato na Câmara e tem um vasto trabalho social por lá. O nome do parlamentar será apresentado ao grupo da oposição que se reunirá na manhã desta sexta-feira, 12, para discutir o substituto de Ivory. Como a coluna já informou, outros dois cotados são a ex-primeira-dama Andréa Bucar (Progressistas), que era vice na chapa do deputado, e o o atual vice-prefeito Aprígio Ribeiro (Solidariedade).
SOLIDARIEDADE DO PDT
O presidente da comissão do PDT em Miracema, Jessé Nascimento, emitiu uma nota de solidariedade ao deputado Ivory de Lira. “Desejamos ao deputado uma pronta recuperação e que ele possa, em breve, retomar suas atividades com a força e a dedicação que sempre demonstrou em prol dos tocantinenses”, afirma Jessé na nota, em que ainda pede “uma corrente de apoio e positividade” dos amigos, militantes e população em prol do parlamentar.
AGUARDA WANDERLEI
Com a decisão do ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos) de manter sua pré-candidatura a prefeito em Guaraí, o vereador Mikeias Feitosa (PDT) preferiu deixar a vaga de pré-candidato a vice. Ele reuniu o PDT, do qual é presidente local, com os pré-candidatos a vereador e resolveram aguardar as convenções e ouvir a orientação do governador. Muito próximo do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) e de Wanderlei, Mikeias tem dito que não vai entrar numa direção contrária ao desejo do Palácio.
PRIMEIRO DEBATE EM PALMAS
A TV Jovem, afiliada da Record no Tocantins, informou que pretende realizar o primeiro debate entre pré-candidatos a prefeito de Palmas. Será em agosto, mas o dia está sendo discutido, com transmissão ao vivo às 11h50, horário do Balanço Geral. O mediador também não foi definido. A diretora-geral da emissora, Débora Milhomem Tundela, disse que para este ano a empresa está fazendo investimento de ponta no formato, tanto em equipamentos quanto em estrutura. Segundo ela, o objetivo é mais interatividade com o público.
SIMONE BRITO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA NESTA 5ª
Simone Brito lançará sua pré-candidata a vereadora de Palmas pelo PV nesta quinta-feira, 11, às 19 horas, no auditório do Hotel Victoria. “É o afeto e o cuidado com as pessoas que marcam essa jornada de construção coletiva. Vamos juntos reencantar a política”, prometeu Simone no convite distribuído a seus amigos.