MUDANÇA NA FOMENTO
Mudanças estão ocorrendo na Agência de Fomento do Estado. A presidente Denise Rocha Domingues vai deixar o cargo. Denise, que é cunhada do ex-secretário estadual da Fazenda Sandro Henrique Armando, do governo Mauro Carlesse, deve ser substituída pelo funcionário aposentado do Banco do Brasil Lyndon Johnson Portilho do Prado, ligado à senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Segundo a coluna apurou, Lyndon Johnson está fazendo a transição e Denise já comunicou a equipe que vai deixar o cargo.
AGRO DO TOCANTINS ASSUME NOVO
Líderes do agronegócios do Tocantins assumiram o comando estadual do Partido Novo. Alcides Serpa é o presidente da comissão provisória regional, que foi ativada em 1º de agosto do ano passado, com validade até 31 de julho. O ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja) Dari Fronza é o vice-presidente do Novo tocantinense. A sigla ainda tem Emerson Sepulvida Pereira e Israel Borges Nunes como secretários administrativos; e Luciano de Carvalho Rocha como secretário de Finanças.
OUTROS DOIS LÍDERES
Dois outros líderes que estão na coordenação da montagem do Novo no Estado ainda não se filiaram, mas devem também ingressar na sigla. Um é o segundo suplente de senador de Dorinha e ex-presidente Aprosoja, Maurício Buffon, e o outro, o ex-deputado federal César Halum.
ALVO É 2026
Halum está emprestando sua larga experiência política para contribuir com a reestruturação do Novo e a legenda quer aproveitar a grande capilaridade do agro pelo Estado para chegar aos 139 municípios. O partido deve disputar pontualmente as eleições municipais deste ano, mas o alvo mesmo é 2026, quando pretende eleger, pelo menos, um federal e dois estaduais.
NÉSIO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
O médico Nésio Fernandes foi exonerado do cargo de secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde. Ele foi secretário da Saúde do governo Carlos Amastha (PSB), em Palmas, além de secretário estadual da mesma pasta na gestão do ex-governador Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo. O PCdoB, partido de Nésio, emitiu nota em que manifesta “surpresa e insatisfação” com a exoneração do médico.
DEDICADO, CORAJOSO E COMPROMETIDO COM O SUS
Para o PCdoB, Nésio “desempenhou um papel significativo na elaboração e execução do Programa de Governo do Presidente Lula, especialmente neste primeiro ano de mandato”. “Esta decisão gerou reações entre várias representações sociais, incluindo deputados e senadores de diversos partidos, além de gestores em níveis estadual e municipal, governadores e prefeitos de várias capitais”, diz a nota. Para o partido, Nésio “é reconhecido como um profissional dedicado, corajoso e profundamente comprometido com a implementação do SUS e a defesa da vida”. “Sua experiência em gestão da saúde, tanto em esferas municipais quanto estaduais, é comprovada por projetos de sucesso no Tocantins e no Espírito Santo, que o levaram a ocupar a Presidência do Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde]”, afirma a nota.
CINTHIA E KARYNNE
Além da ex-senadora Kátia Abreu (PP), numa iniciativa do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), outras duas personalidades têm projetos de título de Cidadão Tocantinense em tramitação na Assembleia, esses ambos de autoria da deputada Vanda Monteiro. Um é para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e outro para a primeira-dama do Estado e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O BAQUE FOI GRANDE
Ainda sobre a possibilidade de filiação da prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), ao Republicanos do governador Wanderlei Barbosa, a oposição na cidade tinha a expectativa de que o partido palaciano fosse entregue ao vice-prefeito Aprijo Ribeiro, que está rompido com a chefe do Executivo. Até por isso, o baque da informação foi grande por lá.
FORTE CANDIDATO A VICE
Uma mexida na gestão do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), gerou muitas especulações na cidade. Ele mudou de pasta o advogado Antônio Edson Rodrigues Gomes, conhecido por Dr. Pequeno, que deixou o comando da Secretaria de Finanças para assumir a Administração. A leitura que se faz na cidade é que a alteração sinalizou o fortalecimento do Dr. Pequeno para a vaga de vice-prefeito de Aquiles, uma vez que a atual titular da vaga, a Professora Elizabete (UB), está rompida com seu companheiro de chapa de 2020.
QUEM PERDE FORÇA
Quem dizem que perde força para a vaga de vice é o empresário e suplente de deputado estadual Wanderlei Milhomem, que tem o apoio do senador Irajá Abreu (PSD), já que o núcleo familiar de Aquiles prefere Dr. Pequeno. E esse núcleo é grande na gestão do prefeito. Conta com o secretário de Infraestrutura, Jessé Lima da Silva (genro), a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ivonete Monteiro (esposa), e Gleides Pereira (irmão).
PISONI NO PSDB
O empresário Cristiano Pisoni, que colocou seu nome para prefeito de Gurupi, trocou mesmo o PDT pelo PSDB, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Nesta semana, Pisoni vai montada a nova diretoria do partido em Gurupi.