ESPAÇO IMPORTANTES DE DEBATES
A jornalista e empresária da comunicação Silene Borges disse à coluna seu partido, a Rede Sustentabilidade, confirmou para ela a retirada de sua candidatura a prefeita de Araguaína. Silene iria substituir o ex-deputado federal Célio Moura, que desistiu por conta da saúde da esposa e da falta de recursos do PT para a campanha. A explicação da Rede para Silene foi a mesma: o partido não estava preparado para assumir uma campanha majoritária. “Eu não desisti”, ressaltou, contudo, a jornalista. “Porque acredito que seria um espaço importante de debates, sobre temas estruturais e sociais da nossa cidade. Também entendo que seria uma opção para os eleitores que são progressistas”, defendeu.
MUITA SERIEDADE
Ela disse que trataria “com muita seriedade” de pautas como o combate à violência doméstica, a real participação da mulher na política e a valorização dos pequenos agricultores e saneamento básico. “Mas o partido definiu e nós temos que acatar. Seguirei buscando espaço de debates, e apoiando nossos candidatos e candidatas a vereadores da federação, que segue até o momento sem candidatura. Agradeço a todos por esse momento de esperança que vivemos juntos, e vamos defender sempre os interesses de Araguaína”, avisou.
APENAS R$ 300 MIL
Célio Moura decidiu pela desistência ao voltar de Brasília, onde foi no sábado, 10, gravar com o presidente Lula. Lá foi informado pela direção nacional do partido que só teria R$ 300 mil para toda a campanha. O dinheiro não dá sequer para contratar uma agência para os programas de TV. Isso somada à delicada saúde de sua esposa levou o histórico petista e ex-deputado federal a jogar a toalha.
UMA OPÇÃO: A CÂMARA
Há quem tem incentivado o PT de Araguaína a seguir o exemplo do PSB de Palmas, que colocou a forte candidatura de Carlos Amastha a vereador, e, da mesma forma, lançar Célio Moura ao Legislativo local. Com isso, o partido teria oportunidade de não só eleger um, mas até mais parlamentares na cidade.
APENAS 10 CANDIDATOS
Dos 139 municípios, o PT do Tocantins só conseguiu lançar candidatos em 10 — lembrando que nas eleições de 2004 foi o partido com maior votação do Estado elegendo prefeitos em algumas das principais cidades, caso de Palmas, Porto Nacional, Guaraí e Dianópolis. Segue a relação das dez candidatura petistas:
- Dianopolis, com José Salomão
- Rio da Conceição, com Ednalva Oliveira
- Abreulândia, com Manoel Moura
- São Salvador, com Edmar da Construção
- Santa Tereza do TO, com Nazareno Xavier
- Tocantinópolis, com Alaor Oliveira
- Paranã, com Junior de Jaime
- Itacaja, com Jorge Carneiro
- Lagoa do Tocantins, com Ercival dos Santos
- Recursolândia, com Domingos Barro Alto
4 SÃO CONSIDERADOS POSSIBILIDADES REAIS
Desses, quatro apenas são considerados com chances reais de vitória: Dianópolis, Rio da Conceição, São Salvador e Abreulândia, onde os petistas já são prefeitos e disputam a reeleição.
GRANDE REUNIÃO DE JANAD COM WANDERLEI
O Republicanos vai realizar uma grande reunião nesta sexta-feira, 16, às 18h30, no estacionamento da Feira do Bosque, com a candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari. Candidatos a vereador de toda a coligação já estão mobilizando suas redes. O Palácio confirmou que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) vai participar. #colunadoct #politica #eleicoes2024 #tocantinsbrazil
VERDURA OU BOLA
No acalorado debate dessa terça-feira, 13, na Câmara de Gurupi, sobre o caso da aposentadoria da prefeita Josi Nunes (UB), o vereador Ivanilson Marinho (PL) deu uma alfinetada no adversário do Paço, o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). “Eu sei, eu consigo compreender que o problema aqui não é a gestão. Porque eles não têm o que atacar a gestão. Eu sei que é muito difícil, quando você pertence a um grupo político que só tem ou verdura para entregar, ou bola para entregar, ou bola para entregar, ou bola para entregar… Eu sei que a agência [da campanha] deve sofrer demais… Porque eu tenho que apresentar nada… Então, só resta uma coisa: atacar a imagem da pessoa física da senhora prefeita municipal”, afirmou, numa referência implícita a programas sociais de Fortes na cidade.
GEO TAMBÉM FOI AO “SHOW DO AMASTHA”
O candidato a prefeito de Palmas pelo PSDB, Júnior Geo, foi ao “Show do Amastha” para receber o Plano 40, o conjunto de propostas levantadas pelo PSB para o plano de governo da candidatura do ex-prefeito. Como ele desistiu da prefeitura para disputar vaga na Câmara, está passando o Plano 40 para os candidatos ao Paço que tiverem interesse. Janad Vacari (PL) receberia na segunda, 12, mas não foi. Nessa terça, 12, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) pegou o material e nesta quarta, 14, Geo.
DISCUSSÃO PROFUNDA NA SEXTA
Amastha disse a Geo que a predisposição do partido é apoiar um dos candidatos. Segundo presidente regional, o PSB vai se reunir na sexta-feira, 16, para uma discussão mais profunda e, então decidir se declara apoio a um dos nomes agora ou se posterga por mais um tempo.
VICE DA OPOSIÇÃO RENUNCIA
Em Carmolândia, o vereador Roberto Tolentino (Progressistas) renunciou à sua candidatura a vice pela chapa da oposição, encabeçada pelo empresário Douglas Oliveira (União Brasil). Tolentino é o presidente da Câmara e pegou todo mundo de surpresa com a sua decisão. Interessante foi o rito da renúncia, que ele registrou em cartório de notas e tudo — leia o documento.
COORDENADOR DE LULA NO COM O SOMOS
Coordenador da campanha do presidente Lula em 2022 no Tocantins, suplente de vereador em Palmas, professor e atualmente superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, o advogado Edy César — na foto, ao centro, de camiseta branca — reforçou seu apoio à campanha do Coletivo Somos para conseguir uma vaga na Câmara da Capital. Uma das grandes lideranças do PT no Estado, nessa terça-feira, 12, ele destacou a união de forças com o Somos “como uma grande oportunidade de fortalecer o debate político na cidade”.
NA CNB
A convite de Edy César, o Somos, que deixou o PSB na janela partidária de março, passou a integrar a tendência majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), ligada ao presidente Lula.