FRENTE QUER INTERVENÇÃO DO TRE
A Frente Pró-Lula no Tocantins, composta por PV, PSB, PCdoB, Rede e Psol, estará às 16 horas com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Na pauta, o pedido para que a Corte ajuste com governo estadual e prefeituras a oferta de transporte gratuito para os eleitores votarem no dia 30. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou na quarta-feira, 19, a decisão que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecerem, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno das eleições.
SÓ CINTHIA
No Tocantins, apenas a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), já garantiu o deslocamento gratuito dos eleitores. Os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), e de Paraíso, Celso Morais (MDB), bem como o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), todos aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), não se manifestaram sobre o tema. Gurupi e Porto Nacional não contam com transporte público.
ABSTENÇÃO FAVORECE BOLSONARO
A preocupação da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é que entre a população mais pobre, e que, portanto, precisa do transporte gratuito, que está a força de seu eleitorado. Assim, sem como se deslocar, haverá mais abstenção, o que beneficia Bolsonaro, candidato preferido dos mais ricos.
POLICIAIS ANTIFASCISTAS COM LULA
Um grupo de policiais do Tocantins, que se denomina “antifascistas”, apresentou carta de apoio à candidatura de Lula para presidente. No documento, eles defendem que o ex-presidente “representa a manutenção do Estado de Direito, da retomada de uma política efetiva de segurança pública; saúde; educação; ciência e tecnologia; cultura; emprego; respeito às diversidades; combate a miséria e a fome, resgate da imagem internacional brasileira, dentre muitas outras questões e valores fundamentais da nossa nação”. A carta foi assinada por 53 policiais.
PT CONTRA RODINEI
Defensor da candidatura de Bolsonaro, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (UB) aproveitou a final de Flamengo e Corinthians, pela Copa do Brasil, na quarta, 19, à noite, para ironizar a busca insistente do PT pelo TSE neste segundo turno: “Atenção: o PT acaba de ingressar com uma solicitação no TSE impedindo o replay do pênalti do título batido pelo Rodinei com a camisa 22. Propaganda fora do horário permitido”, postou no Twitter. O lateral-direito marcou o gol que deu o título ao Mengão. A camisa dele, 22, claro, é o número do PL, partido de Bolsonaro.
NÃO MUDA NADA
Do outro lado, o ex-secretário estadual da Fazenda Paulo Antenor, eleitor de Lula, postou também no Twitter que lhe chegou a informação de que a elite tocantinense estaria chateada com ele por sua posição neste segundo turno. “O que isto muda na minha vida? Nada! Já não gostavam de mim quando eu era secretário de Fazenda no Estado! Eu nem dava bola! Eles têm que entender que nem todo mundo é lacaio e dinheiro não compra tudo e todos”, recomendou.
SÓ FAKE
Nas redes bolsonaristas circulou alucinadamente um vídeo que mostra um grupo de petistas que teria acabado de invadir um atacadista de Palmas. Tudo não passa de mais uma de tantas fake news. O vídeo é de uma manifestação pacífica contra a fome ocorrida há mais de cinco meses em várias capitais, menos em Palmas.
DESENCONTROS
O ex-presidente Lula ficou de ligar para o governador Wanderlei semana passada e pedir que ele o apoiasse. No entanto, segundo importantes petistas do Tocantins, houve desencontros e a ligação acabou não ocorrendo. Wanderlei, contudo, recebeu um telefonema da primeira-dama Michelle e um áudio do presidente Bolsonaro. Na segunda-feira, 17, o governador cedeu à pressão de anunciou apoio à reeleição do presidente.
SECRETARIA DA MULHER
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou requerimento nesta semana, em regime de urgência, solicitando a criação pelo Executivo da Secretaria Estadual da Mulher. “É uma bandeira que eu defendo”, reforçou a parlamentar. Ela ainda vai apresentar emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir recursos para a nova pasta. “Vamos juntos lutar por nossos direitos, segurança e políticas públicas específicas”, conclamou Vanda.
CENSURA PRÉVIA, NÃO
Veja: tenho horror ao conteúdo da Jovem Pan, que um dia foi referência de bom jornalismo no Brasil, mas se perdeu no bolsonarismo, prestando um desserviço ao país com fake news contra vacinas, por toda a pandemia, e nestas eleições nem se fala. Não assisto, não ouço, acho que precisa, sim, ser punida pelos crimes que pratica diariamente, sendo agente de desinformação para aqueles bolsonaristas já aloprados naturalmente. Agora, discordo prontamente da censura prévia imposta pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que, como disse o jurista e colunista do UOL, Walter Maierovitch, está com cabeça de promotor, não de magistrado.
152 PACIENTES EM CASA
O Hospital Geral de Palmas (HGP) tem 152 pacientes que são assistidos na própria residência. Segundo a unidade, a iniciativa leva atendimento multidisciplinar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias. Dentre as patologias dos pacientes estão: alzheimer, cirurgia vascular, cuidados paliativo, neurológica e trauma raquimedular (TRM).
1.740 ATENDIMENTOS NA OUVIDORIA DO TRE
No votação do primeiro turno das eleições, no dia 2, a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) registrou 1.740 atendimentos. O balanço foi apresentado pela ouvidora da Corte, a juíza Ana Paula Brandão Brasil, na 86ª sessão plenária ordinária da Corte, na terça-feira, 18. Ao todo, foram 1.703 atendimentos no domingo de eleição a respeito de consulta de seção eleitoral e local de votação, 11 demandas sobre acesso à informação, 19 reclamações, 6 denúncias e 1 elogio. A Ouvidoria do TRE-TO pode ser acionada pelos telefones (63) 3229-9600 e 0800 6486 800 (telefone e WhatsApp); pelo e-mail:ouvidoria@tre-to.jus.br; de forma presencial e também por formulário eletrônico: https://sei.tre-to.jus.br/ouvidoria/.