WANDERLEI E SIQUEIRA NA MESMA PRATELEIRA
Apesar de não estar presente no evento do Progressistas, o bom momento vivido pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lhe rendeu uma comparação com a maior personalidade da história política tocantinense: o governador José Wilson Siqueira Campos, falecido em julho do ano passado e que comandou o Tocantins por quatro mandatos. O presidente regional do Progressistas, o deputado federal Vicentinho Júnior, colocou Wanderlei e Siqueira na mesma “prateleira” durante discurso na convenção do partido nessa quinta-feira, 11. “O Tocantins vive um momento diferente. Muitos aqui admiravam e gostavam de Siqueira Campos, muitos aqui gostam e admiram Wanderlei Barbosa, só que com um pouquinho mais de intimidade porque ele nos permite a leveza do bom convívio, um sorriso um pouco mais fácil, nos permite falar, criticar, sugerir”, comparou o congressista ao cumprimentar o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), que representou o pai.
A FIGURA DE UM TOCANTINENSE
“Ele não é o mais bem avaliado apenas, é o que mais bota intimidade no exercício do seu mandato. O tocantinense esperou por mais de três décadas, com todo o respeito aos ex-governadores, para testar um tocantinense à frente do Palácio da Araguaia. Testou, sentiu o cheiro, ouviu a voz, o trejeito e aprovou, porque o Wanderlei, se você olhar ele, você vai ver a figura de um tocantinense. Ele personifica o jeito do povo nosso”.
(Vicentinho Júnior, durante o discurso)
LÁZARO BOTELHO NAS ORAÇÕES
\Vicentinho Júnior ainda reservou parte do discurso para defender a manutenção do mandato de seu colega de Progressistas na Câmara, Lázaro Botelho. “Se Deus permitir, na boca de um maldizente, não vai lhe tirar o mandato, porque foi dado por Deus, pelo bom direito e pelo povo do Tocantins. A legislação eleitoral que valia pra mim, valia pro senhor e pra todos nós. E se dessa forma foi feita, não vai lhe faltar um partido forte, uma bancada forte e um bom direito para ver Lázaro Botelho, ao lado de meu amigo Júlio [Oliveira, PP], ao lado de Ricardo Ayres (Republicanos), ao lado de Eli Borges (PL), da bancada federal, para terminar honrosamente, brilhantemente o seu mandato. Eu lhe coloco todos os dias em minha oração, saiba disso”, afirmou. A cadeira de Lázaro está em xeque após mudança de entendimento do STF sobre o cálculo das sobras eleitorais, e tudo indica que ele pode sair para dar lugar ao ex-deputado Tiago Dimas (Podemos). O Supremo deve voltar a analisar o tema em plenário após um pedido de destaque neste segundo semestre.
DEU AS COSTAS PARA A BANCADA FEDERAL
No evento do Progressistas, a pré-candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari, disse que, há dez anos, “nem prefeito, nem prefeita” estão ao lado da bancada federal. “Eles sempre deram as costas para a nossa bancada”, criticou. Nos últimos dez anos, os prefeitos foram Carlos Amastha (PSB), de 2013 a 2018, e Cinthia Ribeiro (PSDB), desde abril de 2018. “Quero deixar claro que a mudança é agora, que possamos fazer a diferença, porque não há gestão sem apoio político, porque nossa cidade precisa entrar no trilho do progresso”, afirmou Janad.
SABOINHA TEM O AVAL DE WANDERLEI
O ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos) conversou nessa quinta-feira, 11, com o governador Wanderlei Barbosa, em Palmas, e saiu do papo com a garantia de que terá legenda para disputar as eleições em Guaraí. Presidente da sigla, Wanderlei tentou uma composição de Saboinha com a prefeita Fátima Coelho (UB). Como não houve acordo entre eles, o ex-vereador poderá ser candidato com legenda e estrutura partidária. Confirmada a candidatura de Saboinha, as campanhas governistas perderão a participação direta de Wanderlei, que não subirá em palanque onde dois companheiros dele estiverem em disputa.
NÃO PULOU DO BARCO
E o vereador Mikeias Feitosa (PDT) que agora disse ao Guaraí Notícias na noite dessa quinta-feira, 11, que “não pulou do barco”, mas que perdeu a vaga de vice por decisão do próprio Saboinha. O pré-candidato ainda confirmou que o PDT local decidirá seu caminho nas convenções. Nos bastidores guaraienses, o que se diz é que, para Mikeia, agora restará mesmo ser candidato à reeleição na Câmara.
NÃO HOUVE PLANEJAMENTO
A vereadora Laudecy Coimbra (PL) reagiu às notas pelas quais a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) criticou os parlamentares de Palmas que votaram contra os pedidos de empréstimo, semana passada, para aquisição de ônibus para o transporte escolar. Em vídeo nas redes sociais, Laudecy disse que não é verdade que essas operações financeiras vêm sendo planejadas desde o ano passado. A vereadora afirmou que, em requerimento de outubro, pediu que o município fizesse a adesão ao novo PAC do governo federal. A prefeitura não fez a adesão e, também segundo ela, os empréstimos não constavam do orçamento de 2024 nem do PPA. Ainda ressaltou que Palmas está inadimplente junto ao Sistema Nacional de Estoque de Combustíveis (Sinec). “O problema [do transporte escolar] existe desde 2022 e ela [Cinthia] vem agora, nos últimos seis meses do mandato, dizendo que ia resolver, mas, para isso, tinha que ter feito a adesão ao PAC, e não fez”, reforçou.
O NOME QUE GEO QUERIA DE VICE
Em meio à pré-campanha do deputado estadual Júnior Geo (PSDB) a prefeito de Palmas, o que se diz é que a vice deverá ser uma mulher e do empresariado. O nome desejado era o da empresária Maria de Fátima de Jesus, do grupo Quartetto, filiada ao PSD do senador Irajá e com quem Geo já conversou. Contudo, ela disse à coluna que não aceitou. “Não tenho intenção de estar ativa na política, por questões pessoais, e minha empresa influencia muito. Tenho um ótimo relacionamento com todos os nossos governantes, o que me ajuda muito também na Associação de Supermercados”, explicou Maria de Fátima, que é presidente da Associação de Supermercados do Tocantins (Atos).
FERREIRINHA NO COMANDO DO REPUBLICANOS
Como a coluna havia antecipado, o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, é o novo presidente do Republicanos em Araguaína. Ferreirinha se desfiliou do MDB após 50 anos de militância, logo depois da dissolução promovida no diretório da cidade, numa manobra pilotada pelo agora presidente regional, o deputado federal Alexandre Guimarães. Essa operação garantiu o MDB na campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (UB), uma vez que Ferreirinha estava determinado a levar o partido para o palanque do sobrinho e pré-candidato a prefeito, Jorge Frederico, que ficou de vice-presidente da comissão local do Republicanos. Airton Souza Rocha é o tesoureiro, o vereador Enoque Neto, secretário-geral; e o ex-deputado estadual Raimundo Palito, vogal. A comissão foi validada no dia 4 para o período de 1º de março a 31 de dezembro.
VICE DE GOIATINS DECLARA APOIO A OPOSICIONISTA
Em Goiatins, o vice-prefeito Marcílio Gomes (Progressistas), rompido com o prefeito Manoel Natalino (Republicanos), declarou apoio ao pré-candidato da oposição Max Luz (Solidariedade) e anunciou que vai disputar vaga na Câmara. Ele apresentou um grupo de nove pré-candidatos a vereador pelo Progressistas e o apoio do influente empresário Edilson Fernandes.
APOIO DE INFLUENCER
O influenciador digital Fábio Netto, filho de Figueirópolis, declarou apoio a pré-candidatura do ex-prefeito José Fontoura Primo (Republicanos). Na foto, a partir da esquerda, o ex-prefeito Fernandes, Fontoura, Fábio Netto, Fernando Fernandes, pré-candidato a vice da chapa; e o secretário executivo da Educação estadual, Edinho Fernandes.
NASSA ÉLIDA ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADORA
A ex-secretária de Desenvolvimento Distrital de Luzimangues Nassa Élida (UB) anunciou sua pré-candidatura a vereadora. “Vejo que posso contribuir de forma concreta e objetiva com o presente e o futuro de nossa cidade. Acredito que a verdadeira mudança começa dentro de cada um de nós e onde vivemos”, disse ela em comunicado a seus amigos. Para Nassa, Porto Nacional tem potencial para ser “referência nacional em políticas públicas, criação de oportunidades, combate à desigualdade social e à corrupção”. “Prometo buscar uma campanha limpa, sem ataques pessoais, compra de votos ou abuso de poder econômico. Coloco meus conhecimentos profissionais e políticos à disposição da população de Porto Nacional e especialmente Luzimangues para trabalhar com transparência, fiscalizar a prefeitura e sempre incentivar a participação popular, colocando os interesses coletivos acima dos individuais”, afirmou.
- Com Luís Gomes, da Redação da Coluna do CT