GEO CRITICA USO DE SUA IMAGEM E DIZ QUE NÃO VOTA EM JANAD
Enfim, ex-candidato a prefeito de Palmas pelo PSDB, o deputado estadual Júnior Geo, se manifestou sobre o segundo turno. Ele gravou um vídeo para as redes sociais em que diz reprovar o uso de sua imagem, sem autorização, pela candidata do PL, Janad Valcari, com as críticas que fez no último debate, da TV Anhanguera, a Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Geo escreveu no post: “Não autorizo e reprovo veementemente o uso da minha imagem sem a minha autorização, como tem sido feito pela candidata Janad. Por essa e outras razões, reafirmo que não voto na candidata!”. Não foi uma declaração de apoio a Eduardo, mas de toda forma o candidato do Podemos gostou, tanto que replicou no perfil dele no Instagram.
O EFUSIVO APOIO DE IVANETE
Quem declarou um efusivo apoio a Eduardo Siqueira Campos foi a ex-vice de Geo, a pastora Ivanete Lima (PSDB). Com seu conhecido bordão, avisou: “Cuida, Palmas! Quem votou 45, agora é 20!”. O candidato do Podemos gostou e no seu perfil no Instagram comemorou: “Bem-vinda ao 20, Ivanete! Você é uma força natural! Conhece a cidade, conhece o povo de verdade. É uma honra caminhar ao seu lado em nome de Palmas!”
VÍDEO APÓS PODEMOS RETIRAR PROCESSOS
A declaração de Geo, bom que se registre, ainda que pela metade, veio após o Podemos desistir, na sexta-feira, 18, de dois processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) contra ele por ter deixado o partido após os 30 dias concedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando da incorporação do PSC, sigla original do parlamentar, em meados do ano passado. Um se trata de recurso contra decisão favorável ao deputado e em outro o Podemos e o suplente Otoniel Andrade são os autores. Esse último já teve audiência de instrução e aguarda julgamento no TRE. A sigla pediu sua retirada da ação, mas, certamente, Otoniel continuará buscando a vaga de Geo.
ORDILEY NO PALCO
Uma cena marcou o Encontro de Mulheres, com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora Damares Alves (Republicanos), na manhã desse domingo, 20. A candidata do PL, Janad Valcari, convidou seu marido, o empresário Ordiley Valcari, ao palco para lhe dar um beijo. “É um homem que foi picolezeiro, eles atacam um homem que foi office-boy na época de andar de bicicletinha. Eu te amo! Obrigada, Deus”, afirmou ela, enquanto o empresário caminhava ao palco e, chegando, ouviu seu nome ser entoado pelas centenas de pessoas presentes ao evento. Na sabatina de sexta-feira, 18, da Coluna do CT, Sou de Palmas, O Paralelo 13 e O Girassol, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) criticou o empresário: “É uma figura que está aí nas madrugadas, que ninguém sabe bem qual é o papel. […] Esta figura do marido da candidata, ela atemoriza as pessoas em vários aspectos”, disparou ele.
DIFERENTE DO LADO DE LÁ
Janad afirmou que Ordiley é um “homem de fé”, como ela. “Que se perguntarem, Michelle, há 20 anos, qual igreja eu frequentava, qual o endereço, eu tenho o endereço e o nome do pastor. E ainda tenho o documento da apresentação do meu filho para Jesus. Que é diferente do lado de lá”, afirmou sobre o adversário Eduardo Siqueira Campos.
DIZEM QUE SOU BRAVA
Em seguida, Janad voltou ao tema da campanha e avisou: “Mas eu quero falar para vocês: eu só quero cuidar de gente. Dizem aqui, minha senadora [para Damares], que eu sou brava. Mas foi por causa da minha voz que o povo de Palmas me conheceu. Foi por causa da minha voz que você souberam quem era a professora Janad. Porque eu estava lá quando o povo de Palmas precisou, e foi na época da pandemia. Eu estava lá quando o povo precisava de oxigênio, e não tinha. Quando ligavam para mim e diziam: ‘Vem aqui para a UPA’. E eu cheguei, eu entreguei a minha vida pelo meu povo de Palmas. Entrei lá [na UPA] em vários leitos, e passava e dizia: ‘por que esse cara está assim?'”
AUDIÊNCIA COM WANDERLEI
Na sabatina da Coluna do CT, Sou de Palmas, O Paralelo 13 e O Girassol, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) já deixou avisado que, se eleito no domingo, 27, vai pedir audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que tem se dedicado à campanha de Janad Valcari (PL) mais do que a qualquer outra no primeiro turno. “Vou pedir audiência formalmente ao governador. Não sei quanto tempo vai demorar, ele tem todo o direito de não me receber. Mas eu tenho um relacionamento com ele suficiente para isso [pedir a audiência]”, afirmou Eduardo.
RECEPÇÃO DE CHEFE DE ESTADO A AMASTHA
Ele, então, contou como o último governo Siqueira Campos (2011-2014), do qual era secretário de Relações Institucionais, recebeu o prefeito recém-empossado em 2013, Carlos Amastha (PSB). O Palácio tinha apoiado Marcelo Lelis (PV), em 2012, numa eleição muito aguerrida. Os secretários foram perfilados, Amastha passou e foi cumprimentando um a um. Depois, continuou Eduardo, Palácio e Paço sentaram-se à mesa, conversaram e definiram um calendário de ações conjuntas.
OPOSIÇÃO UNIFICADA NA OAB-TO
Com a chapa denominada “Advocacia em Ordem”, o advogado Leonardo Maciel será o adversário do atual presidente da Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga. Maciel já havia concorrido em 2021, mas ficou em terceiro lugar, atrás da advogada Ester Nogueira. Pitaluga foi reeleito naquela eleição. Agora a oposição vai unificada enfrentar o atual presidente da OAB-TO. Dra. Ester e o ex-presidente da entidade Walter Ohofugi, por exemplo, são dois líderes da classe que vão pedir voto para Maciel. A eleição será em novembro.
NOSSO REPÚDIO AO PRECONCEITO
A jornalista Roberta Tum teve que ir à Delegacia de Crimes Cibernéticos nesta segunda-feira, 21, denunciar racismo religioso cometido por um perfil de rede social contra ela, segundo disse, para atingir a candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Roberta contou que tem recebido prints de ataques a religiões de matriz africana desde o dia 12. Agora, afirmou a jornalista, que professa fé numa religião de matriz africana, fizeram uma montagem ligando sua religião a Eduardo e ao vice dele, Carlo Eduardo (Agir), que é pastor. “Passaram de todos os limites”, indignou-se Roberta e desabafou: “A eleição vai passar em uma semana! Nossa luta contra a ignorância não acaba!”. Nossa total solidariedade à colega Roberta Tum e nosso repúdio aos intolerantes, racistas e preconceituosos.