CORES E SABORES
Esse debate do TV Norte/SBT saiu do rame-rame insosso, ganhou cores e sabores. Enquanto a candidata de novo ausente, Janad Valcari (PL), passou quase despercebida no encontro da TV Jovem/Record, no dia 16 de agosto, nesse ela foi posta no alvo pelos três adversários, sobretudo Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Júnior Geo (PSDB). Mas até a discreta Lúcia Viana (Psol) deu seu “Pedala, Robinho” na candidata do PL.
BEBETO E ROMÁRIO
Geo e Eduardo Siqueira Campos chegaram a fazer uma dupla a la Bebeto e Romário no debate para acertar em cheio Janad. De DNA de suposta filha não oficial, a taca em pessoas em Palmas por se recusarem a dar apoio político, passando por emendas do Barões da Pisadinha, nada ficou de fora. Alguns desses fatos devidamente nominados, outros insinuados.
LÍDER ENTRE EDUARDO E JANAD
No final de semana, a campanha de Janad anunciou a adesão à sua candidatura de um líder da região sul, Leomario, pioneiro da Aureny III. Ele foi apresentado como “um dos coordenadores da campanha de Eduardo Siqueira Campos”. Contudo, a coligação de Eduardo, a Juntos Podemos Agir, divulgou nota em que diz que Leomario “jamais fez parte da coordenação desta campanha”. “A verdade é que ele compõe uma família que tem apoiadores de Eduardo Siqueira e de Janad Valcari. E até fazer essa declaração pública, Leomário esteve entre idas e vindas dos dois lados. Os coordenadores de campanha de Eduardo Siqueira Campos são conhecidos em suas respectivas áreas por toda Palmas e entre eles não paira qualquer dúvida sobre suas condutas políticas”, diz a nota da coligação, que alfineta por fim: “Apesar da constante busca de nossa adversária por factoides visando celebrar apoios ilusórios e irrelevantes, nada disso abala a confiança e o trabalho da campanha de Eduardo Siqueira Campos à Prefeitura de Palmas”.
WANDERLEI E LAUREZ JUNTOS
Um momento raro para a política estadual foi propiciado pela candidata a prefeita do Progressistas em Talismã, Miriam Ribeiro. Ela conseguiu colocar no mesmo vídeo o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice, Laurez Moreira (PDT), que declararam apoio à sua candidatura. Lá ela enfrenta o candidato do atual prefeito e presidente da ATM, Diogo Borges (sem partido), Flávio Cristo Rei (UB). Diogo, em 2022, apoiou a candidatura de Irajá (PSD), assim, não conta com o apoio do Palácio agora. O vídeo não é novo, foi gravado há uns dois meses na sede do Republicanos em Palmas, mas Miriam está usando agora em sua campanha.
INDEFERIMENTO I
A promotora eleitoral Priscilla Karla Stival Ferreira se manifestou na sexta-feira, 30, pelo indeferimento do registro de candidatura de Aparecida Coelho (PDT), que disputa o Paço de Rio dos Bois pela coligação “A Força do Povo”. Para a promotora, a pedetista está inelegível por reflexo do cônjuge, Ambrosio Pereira de Almeida, atual vice-prefeito da cidade, que está no segundo mandato.
INDEFERIMENTO II
Em Formoso do Araguaia, o promotor eleitoral André Henrique Oliveira Leite se manifestou nesse domingo, 1º, pelo indeferimento da candidatura a vice de Paulo Marcelo Freire Campos (Progressistas) – na foto, à dir. — na chapa de Guilherme Gama (Republicanos). Para o promotor, “o candidato não faz prova de desincompatibilização de cargo/direção dentro do prazo de quatro meses exigido pela legislação eleitoral”, já que era diretor de empresa prestadora de serviço para o Estado. “Com efeito, os documentos acostados não demonstram, extreme de dúvidas, que o candidato já não exercia função pública no prazo de lei, mas, pelo contrário, trazem a demonstração de provável fraude para burlar o prazo”, anota Leite. “No ponto, os documentos foram assinados na cidade de Gurupi e tiveram reconhecimento de firma na cidade de Belém no mesmo dia, situação que, isoladamente, já causa perplexidade.”
LEIA MAIS
NA RECEITA AINDA É DIRETOR
Além disso, o promotor afirma que, “ainda, perante a Receita Federal, o candidato a vice continua como diretor da empresa prestadora de serviço, o que reforça a ausência de incompatibilidade no prazo de lei”.
GAGUIM FALA VITÓRIA DE JANAD EM 1º TURNO
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) é um dos mais empolgados com a campanha da candidata do PL em Palmas, Janad Valcari. No sábado, 31, ele não pôde acompanhar a pé a enorme caminhada de Janad em Taquaralto, por conta de uma cirurgia. No entanto, Gaguim fez questão de estar presente e seguiu a multidão do trio elétrico que animava a festa. Num vídeo nas redes sociais, o deputado chegou a falar de uma vitória de Janad em primeiro turno.
EX-PREFEITO MUDOU APOIO EM XAMBIOÁ
O ex-prefeito de Xambioá e médico Ademar Vieira Filho declarou apoio à candidatura de Jardel Rocha (MDB) a prefeito de Xambioá. Jardel enfrenta o candidato da prefeita Patricia Evelin (Republicanos), Mayck Câmara (Republicanos). Dr. Ademar, que foi prefeito da cidade por dois mandatos (de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000) chegou a apoiar Mayck na pré-campanha, mas, ex-emedebista, reviu e agora está com Jardel.
JÚNIOR DA FEIRA TAMBÉM BUSCA VAGA NA CÂMARA
Quem também está animado com disputa pela vaga de vereador de Palmas é gestor ambiental, professor de educação física e empresário Júnior da Feira (PRD). Ele se licenciou do cargo de conselheiro tutelar para entrar na corrida eleitoral. Júnior tem grande atuação religiosa, junto à comunidade católica, e social, em projetos como Futebol Sol Nascente e o Taquaralto Futevôlei, que buscam promover o esporte e a inclusão social. Seu envolvimento nas feiras livres de Palmas o levou a se tornar uma figura representativa entre os feirantes da Capital. Como titular da Comissão dos Feirantes de Palmas (Cofep), Júnior trabalhou para fortalecer a relação entre os feirantes e as gestões municipais e estaduais. Ele também foi diretor de Feiras e Ambulantes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). “Acredito que minha experiência e vontade de fazer diferente serão fundamentais nesta busca por uma cadeira na Câmara. Quero fazer uma campanha honesta e determinada, focada em trazer mudanças positivas para a população de Palmas”, avisou.
BILHETE DO CT
Amigo Wagno Milhomem
Presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest),
Lembrei-me de você e de nossas conversas sobre a necessidade de garantir segurança hídrica e sustentabilidade à produção agrícola do Estado ao ver logo pela manhã a triste imagem do Rio Formoso quase seco. Fiquei em choque. É um tema complexo sobre o qual me sobram preocupações. Os recursos hídricos são a maior riqueza que temos no Tocantins. Venho de uma região do interior de São Paulo em que rios caudalosos do passado se transformaram em filetes de água, alguns deles nem devem existir mais hoje. Assim, brilham meus olhos quando contemplo o nosso vasto Lago de Palmas.
Sei de sua luta, seriedade e vontade de encontrar o denominador comum para garantir nossa segurança hídrica e ao mesmo tempo permitir que o Estado lance voos altos na produção, o que significa mais emprego e mais qualidade de vida para o nosso povo. Uma coisa não pode andar sem a outra. Preservação e produção não devem ser vistas de forma excludente, como não é possível admitir o avanço de um “xiitismo ambientalista” e também de uma anarquia produtiva do vale tudo, sem leis e normas. As duas visões são nefastas ao futuro da humanidade.
Agora demos um passo importante para a implementação da Política Nacional de Irrigação no estado com o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins, englobando Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Sandolândia. Mas, como você tem dito, é preciso mais responsabilidade do Poder Público, de todas instâncias, com a questão hídrica. A cobrança é grande sobre quem produz — e precisa mesmo ser e os possíveis abusos devidamente combatidos e punidos –, contudo, não vamos a lugar algum sem um investimento maciço que integre governos estadual e federal e produtor.
Também como você defende, temos água suficiente e áreas para expandir, mas carecemos ainda de um Plano Estadual de Recursos Hídricos atualizado. Ou seja, de boas, modernas e efetivas políticas públicas.
Espero que cheguemos a ele.
Parabéns por sua luta.
Saudações democráticas,
CT