EXTREMAMENTE CHATEADO
Deputados que participaram da reunião no Palácio no final da tarde dessa terça-feira, 12, contam ter visto o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) “extremamente chateado” com Nilton Franco (Republicanos), pelo duro discurso que o parlamentar fez da tribuna da Assembleia na segunda-feira, 11, durante a audiência pública sobre a Reforma da Previdência. Ainda que o governador tenha sido nominalmente preservado, os deputados garantem que ele se sentiu pessoalmente atingido pelas palavras de Nilton.
SOLIDARIEDADE A KLÉDSON
Os participantes contaram ter sentido até certa irritação do governador com o episódio e que ele, bem como parlamentares presentes e secretários, chegou a se solidarizar com o procurador-geral do Estado, Klédson de Moura, por conta das críticas de Nilton à atuação órgão. O deputado chegou a dizer que o PGE enviou procuradores para uma reunião para “mentir para nós descaradamente” sobre o caso do subteto.
ESPECIALMENTE INDIGNADO
Um dos pontos que especialmente deixaram o governador indignado foi quando Nilton disse que “o que quebra o Tocantins é a corrupção”. Na leitura de Wanderlei, de acordo com os deputados que tiveram na reunião, a fala foi genérica, sem especificar onde está essa corrupção, se nesse ou outros governos, ainda que tenha citado depois a roubalheira contra o Igeprev. Além do uso das expressões fortes, como “engodo” para a justificativa dos procuradores para não ceder ao subteto, “covardia” sobre o impacto da Reforma da Previdência sobre os servidores, entre outros.
APROVADA NESTA QUINTA
A Reforma da Previdência deverá ser aprovada na manhã desta quinta-feira, 14, pela Assembleia. Na reunião com o governador nessa terça, quatro pontos foram acordados, três deles continuam em negociação. Está definido que o pedágio para os servidores que estão para se aposentar vai cair de 50% para 20%.
OFÍCIO DE VANDA A DORINHA
Na segunda-feira, 11, a deputada Vanda Monteiro protocolou ofício, com data do dia 7, dirigido à presidente regional do partido dela, o União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende. No documento, Vanda informa Dorinha de seu desejo de “ser pré-candidata a prefeita de Palmas nas eleições de 2024, como já manifestei nas diversas conversas que tivemos pessoalmente”. “Quero colocar meu nome à disposição do nosso partido União Brasil e dizer que me sinto preparada para encarar este desafio e que, para que essa jornada seja exitosa, necessito do apoio desta importante agremiação partidária”, diz a deputada no documento.
TRATORES PARA PEQUENOS AGRICULTORES
O ex-deputado federal Célio Moura (PT) entregou nessa terça-feira, 12, tratores adquiridos com suas emendas para associações comunitárias de pequenos agricultores tocantinenses. No total, Célio destinou R$ 1.743.770 para esse fim. Confira as entidades contempladas:
CATABRIGA PRESIDENTE DA CÂMARA
Como a coluna havia antecipado, o vereador Marquim Catabriga (UB) — na foto, ao centro — foi eleito nessa terça-feira, 12, presidente da Câmara de Pedro Afonso pelo apertado placar de 5 a 4. Ele venceu o vereador Breno Alves (PDT). Para vice-presidente foi eleito Joilson Boca Preta (SD); para primeiro secretário, Sipriano Pereira Soares (SD); e tesoureiro, João do Povo (Cidadania). O mandato na Câmara da cidade é de um ano, a partir de 1º de janeiro.
NOME DA OPOSIÇÃO
Em Conceição do Tocantins, o advogado Saulo Guedes Azevedo se movimenta para ser o nome que vai encabeçar a oposição ao prefeito João Paulo (PSD) nas eleições de 2024. Outra opção dos oposicionistas é o atual vice-prefeito, Emilson Pongo (UB), que rompeu com João Paulo ao longo do mandato. Pela cidade, Saulo colocou alguns outdoors — foto — de fim de ano ao lado do governador Wanderlei, com quem tem excelente relação.
RECESSO A PARTIR DO DIA 20
A coluna Em Off entrará em recesso no dia 20 e volta aos bastidores a partir de 8 de janeiro.