MISSÃO A PORTUGAL
Uma comitiva do Tocantins vai com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para Lisboa, em Portugal, participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa: Governança Digital, da Sessão Comemorativa do Dia Internacional do Parlamento e da Celebração do 134º Aniversário da União Interparlamentar (UIP). O evento ocorrerá de 26 de junho a de 1º julho. Com o governador, seguirão o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o a ajudante de ordens do Gabinete do Governador, Edilciney Lopes Pereira, e os secretários Júlio Edstron Santos (Fazenda) e Márcio Rocha (Comunicação). Da Assembleia irão o presidente Amélio Cayres (Republicanos) e o deputado Léo Barbosa (Republicanos).
ARTICULAÇÃO DA OPOSIÇÃO
Na base da Câmara de Gurupi, a leitura que se faz do episódio do bate-boca entre o líder da prefeita Josi Nunes (UB), o vereador Zezinho da Lafiche (Avante), e a oposicionista Débora (PTB), na quinta-feira, 15, é que haveria uma articulação entre os três parlamentares contrários à gestão para pedir vistas do projeto que autoriza o município a contrair empréstimo de R$ 58 milhões para pavimentação, iluminação e praças. Ao perceber a manobra se desenhando, a base teria se movimentado, o que levou a prefeita e a maioria de seus secretários à Câmara para acompanhar pessoalmente a sessão.
ACABOU SOZINHA
Essa movimentação, leem esses vereadores, tirou força da oposição e Débora acabou ficando sozinha contra o empréstimo. Diga-se: a única parlamentar a votar contra a matéria.
OBJETIVO SERIA ATRASAR A VOTAÇÃO
Também na base de Josi, a avaliação é de que a oposição pretendia atrasar a aprovação da autorização legislativa para o empréstimo e, assim, adiá-lo ao máximo para que as obras não se iniciassem antes do período de chuvas, gerando desgastes para a prefeita.
NADA VAI CALÁ-LA
Depois da tumultuada sessão, a vereadora Débora afirmou em um vídeo que vai continuar na oposição firme e forte e que ninguém vai calá-la na Câmara. Já o vereador Ivanilson Marinho (SD) defendeu Zezinho diante dos colegas e chegou a sugerir que o município coloque faixas nas obras contempladas com o empréstimo, afirmando que “a vereadora Débora foi contra o povo gurupiense”.
CESSÃO PARA A INFRAERO
Ainda sobre Gurupi, a prefeitura realizará nesta terça-feira, 20, às 10h30, no auditório do Sebrae local, solenidade que marcará a cessão da gestão do Aeroporto Comandante Jacinto Nunes para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O presidente da empresa, Rogério Barzellay, participará.
NO LIMBO
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Tocantins e de todo o País está vivendo um limbo. Para o comando no Estado, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) indicou Jorge Brito. Contudo, o que vai ser feito do órgão ninguém sabe ainda. O presidente Lula, a partir de relatório dos grupos de trabalho na transição, extingiu a Funasa por Medida Provisória, aquela mesma que não passou pelo Congresso. Mas, antes mesmo de ser rejeitada pelos parlamentares, o governo federal redistribuiu servidores, móveis e imóveis da fundação. Ou seja, a fundação, por enquanto, existe, mas sem funcionários, móveis e imóveis não tem como agir.
PERDEU O SENTIDO
Para o governo Lula, a Funasa perdeu sentido já que suas funções foram absorvidas pelos Ministérios da Saúde e das Cidades.
HOMENAGEM AOS PRECURSORES E FUNDADOR
Em comemoração aos 70 anos de Pium, o prefeito Valdemir Barros (PSD) prepara, entre outros eventos (como o corte de um bolo de 70 metros), a inauguração de três estátuas, que estão sendo chamadas de “Monumento em homenagem aos precursores e ao fundador do Estado do Tocantins”. Os homenageados são o desembargador Teotônio Segurado e o jornalista, político e empresário Trajano Coelho Neto, como precursores; e o ex-governador Siqueira Campos, como o fundador do Tocantins.
A INAUGURAÇÃO
A inauguração do monumento ocorrerá no dia 23, data do aniversário de Pium, às 9 horas. As estátuas ficarão numa rotatória em frente ao portal de entrada da cidade. Cada uma mede 1,80 metros e pesa 130 quilos, todas em bronze. O prefeito Valdemir Barros conseguiu fazê-las através de doações de moradores do município.