VAI, SIM, COM JANAD
O governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do partido, decidiu no final da manhã desta sexta-feira, 2, que vai apoiar a pré-candidata do PL, Janad Valcari, que terá a convenção nesta tarde. O vice dela será o vereador Pedro Cardoso (Republicanos). Em troca, o Republicanos quer que o PL componha com ele em alguns municípios do interior, caso de Dianópolis, onde a sigla do governador quer o aliado com a candidatura de Jailton Bezerra, o que significaria tirar o vereador Paulo da Mega da disputa. Outros lugares são citados, como em Peixe. Assim, o governador vai para o palanque da convenção de Janad nesta sexta-feira, ao lado da Assembleia Legislativa, a partir das 17 horas.
‘PELO AMOR DE DEUS, ME APOIE’
Enquanto isso, o agora candidato a prefeito do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, sambou em sua convenção sobre a indefinição na chapa de Janad. “Não esperei em porta de nenhuma sede de Poder. Respeito todas as autoridades constituídas e continuarei fazendo. Mas uma coisa é respeitar e a outra é ficar lá, na porta do Palácio, pedindo ‘pelo amor de Deus, me apoie’. Tem gente que já não sabe mais o que faz”, ironizou.
LUXEMBURGO ENCONTROU PROJETO QUE NÃO TEM TRAIDOR
Filiado ao Podemos, Vanderlei Luxemburgo foi um dos destaques na convenção que lançou Eduardo Siqueira Campos a prefeito de Palmas. O técnico de futebol, claro, não deixou de lembrar das eleições de 2022, em que teve a indicação para disputar vaga no Senado tirada de última hora pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha. “Todo mundo sabe que eu tive uma candidatura aqui, que foi uma traição que fizeram comigo, pois não me deixaram sair candidato. Mas Deus sabe o que faz. Ele adiou esse processo. E eu tô aqui hoje com vocês num projeto muito grande, que não tem traidor. São pessoas sérias que querem o melhor para Palmas”, defendeu.
TITANIC VAI AFUNDAR
Sem citar nomes, Vanderlei Luxemburgo provocou os adversários que tem uma extensa lista de lideranças na campanha. Para o técnico, o palanque cai. “Eles estão com pompa do lado de lá, com o palanque pesado. Eles acham que isso vai ganhar: botar nomes, mostrar prestígio, botar dinheiro. Esqueceram do povo. Vocês são importantes. Não adianta ter dinheiro se você não pensar na população. Que nem o Titanic. Gente rica, importante, cheia de dinheiro. Mas aquele Titanic vai afundar daqui a pouco e nós vamos passar a frente deles. Já estamos passando”, emendou.
ATAQUES DE IRAJÁ IRRITAM ALEXANDRE
Foi simplesmente imensa a convenção do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), e cheia de otimismo. No entanto, o senador Irajá (PSD) foi a mosca da sopa e causou um enorme constrangimento ao atirar contra o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em seu discurso. O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) desceu na hora do palanque, muito contrariado. O irmão dele, o candidato a vice de Wagner, Israel Guimarães (MDB), que foi presidente da ATR na gestão de Wanderlei, no discurso, saiu em defesa do governador e disse que respeita Irajá, mas não concorda com o senador. Neste momento, a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) não estava no palanque. Ela chegou depois, vinda da convenção do prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB).
É AGOSTO, MÊS DE VENTO
A cena poderá se repetir em Gurupi, caso Irajá suba no palanque do candidato a prefeito do PSD, deputado estadual Eduardo Fortes. Como a coluna já informou, os bombeiros estão em ação para evitar esse incêndio. Mas é bom considerar que estamos em agosto, mês de muito vento.
EM NOME DA UNIDADE
O clima entre os Dimas e os Guimarães estava muito tranquilo. A reunião entre eles, com a presença do prefeito Wagner, marcada para terça-feira, 30, acabou ocorrendo na manhã de quarta-feira, 31 Claro, a portas mais que fechadas. Mas o que dizem é que toda roupa suja de 2022 e depois desse ano foi muito bem lavada e todos garantiram união em torno da campanha do prefeito de Araguaína.
AGORA QUE CHEGOU A 12 ANOS
O ex-prefeito Ronaldo (PL) discursou, falou de seu orgulho por Wagner, pelo sucesso da gestão de seu sucessor. Os dois estão juntos há décadas e o atual prefeito fez parte do núcleo que elaborou o projeto de retomada do desenvolvimento de Araguaína, que começou com o governo de Dimas em 2013. O ex-prefeito lembrou que esse projeto foi traçado para 20 anos e destacou: “Agora que chegamos a 12 [anos]”.
OS TRÊS MOSQUETEIROS
Três prefeitos têm mostrado uma afinidade enorme. Três novidades para a política estadual. Wagner, de Araguaína, Ronivon Maciel (UB), de Porto Nacional; e Celso Morais (MDB), de Paraíso — na foto, na convenção de Ronivon em Porto Nacional. Os três mosqueteiros foram nas convenções uns dos outros e agora vão juntos à da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), na segunda-feira, 5. O grupo garante que está fechadíssimo e um não larga o outro.
O TOUCHÉ DO MOSQUETEIRO CELSO
Por falar em Celso, ele deixou no vácuo o presidente regional do MDB, deputado federal Alexandre Guimarães, no palanque de Wagner, na noite dessa quinta-feira, 1º. As cenas foram registradas por um militante da campanha de Wagner. Aconteceu quando os “três mosqueteiros” — Celso, Ronivon Maciel e Wagner — se abraçaram calorosamente no palanque. Após, Ronivon entrou para o palco para cumprimentar alguém e Alexandre aproveitou para se achegar a Celso. Deu dois tapas afetuosos no peito do prefeito de Paraíso, que saiu pela tangente, para evitar o cumprimento do presidente de seu partido, puxando o “mosqueteiro” Ronivon de volta para o seu lado. Touché! Confira:
IGNORADO EM EVENTO DO MDB
O contexto é que, no grande evento do MDB com as maiores lideranças do partido em Palmas, Guimarães ignorou a presença de Celso — prefeito da maior cidade comandada pelos emedebistas — em seu discurso. Em Paraíso, o deputado apoia a candidatura de Osires Damaso (Republicanos).
TODOS AGRADOS POSSÍVEIS A WANDERLEI
Em Gurupi, o dia foi para cortejar o governador Wanderlei Barbosa, que recebeu todos os agrados possíveis de dois importantes pré-candidatos da cidade: a prefeita Josi Nunes (UB), que busca mais quatro anos; e o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). Wanderlei se deixou levar pelo carinho de todos, mas, quando perguntado pelo site Atitute sobre o apoio do Republicanos a chapa majoritária, o governador saiu pela tangente: “Não conversei sobre isso. Não é o assunto do dia”.
2 VÍDEOS, AS MESMAS FALAS
Também muito cortejado pelos dois principais pré-candidatos de Gurupi, Josi Nunes (UB) e Eduardo Fortes (PSD), o ministro dos Transportes, Renan Filho saiu pela tangente para não se posicionar. Ele gravou um vídeo para cada um praticamente com as mesmas falas, para não se comprometer com nenhuma campanha. Com Fortes, Renan gravou vídeo ao lado do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e do pré-candidato a vice-prefeito de Gurupi, Juarez Moreira (PDT). Para Josi, gravou ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) — que, repetindo, não quis se posicionar a favor de nenhuma pré-candidatura de Gurupi. “Gostaria de agradecer a recepção de vocês, desejar boa sorte e dizer que contem sempre com o governo federal”, afirmou Renan, basicamente, nos dois vídeos. Assista:
RÉGIS CAIO TEM CANDIDATURA A VEREADOR CONFIRMADA
O jornalista Régis Caio (Republicanos) é um dos candidatos que tiveram sua candidatura a vereador confirmada pelo Republicanos de Gurupi na noite dessa quinta-feira, 1º. “A população precisa confiar em seus representantes. Meu compromisso é garantir que cada centavo dos recursos públicos seja bem empregado e que os projetos tragam benefícios reais para Gurupi”, afirmou o candidato. Conhecido por seu trabalho como jornalista e especialista em gestão pública, Régis Caio entra na disputa com uma plataforma focada em transparência, eficiência e desenvolvimento.
ATAQUE DE FORMA COVARDE, MENTIROSA E DESLEAL
O ex-deputado Paulo Mourão (PT) rebateu as críticas e acusações que recebeu do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas), através de um vídeo, publicado nessa quinta-feira, 1º, pela coluna. “Ontem [quarta-feira, 31] fui surpreendido por um ataque de forma covarde, mentirosa, desleal, por parte do deputado Vicentinho Júnior à pessoa de Paulo Mourão”, começou. “Quero iniciar esclarecendo que não sou seu tio, senhor deputado Vicentinho. Eu sou primo do seu pai. Portanto, Deus me livrou dessa missão que não seria honrosa de ser seu tio.”
PROFISSIONALISMO POLÍTICO
Mourão disse que sempre criticou o profissionalismo político, um dos temas que Vicentinho disse no vídeo dele que o petista não pode abordar. “Esse profissionalismo político é o que você [Vicentinho] exerce. A familiocracia no poder recebendo salários públicos. Você deputado federal, irmão prefeito, outro irmão agora candidato a prefeito em Ipueiras e por aí vai”, disse o ex-deputado em referência a Thiago Tapajós (Progressistas), prefeito de Pindorama, e a Neto Aires (Progressistas), candidato a prefeito de Ipueiras. Mourão afirmou que disse que, quando diz sobre profissionalismo política, se refere também à família Andrade. “O Toinho é deputado federal agora, já foi estadual, já foi vereador; o irmão já foi deputado estadual e prefeito; outro irmão é prefeito em Fátima, a mãe já foi prefeita em Ipueiras; a irmã é agora candidata a vereadora em Palmas. Isso é profissionalismo político e populismo barato. Então, nós temos que combater isso”, defendeu.
VAI PROCESSAR VICENTINHO JR
O ex-deputado afirmou em seguida que Vicentinho “conseguiu em menos de cinco minutos” do vídeo cometer crimes contra a pessoa dele. “Eu vou processá-lo. Porque você cometeu difamação, injúria e calúnia contra a minha pessoa”, avisou Mourão. Ele negou ser defensor de invasão de terras, como disse o deputado no vídeo dele. “Sou um defensor da produção porque sou um produtor agrícola e sou pecuarista também. E sempre fui defensor da produção rural. E, acima de tudo, do direito de propriedade, que é cláusula pétrea na nossa Constituição”, ressaltou. “Quando você diz que eu faço um ataque frontal ao agronegócio, você é um desqualificado porque desconhece a verdade dos fatos. Se o Tocantins tem a Embrapa, foi o deputado Paulo Mourão o autor do requerimento que aprovamos e de emendas que fizemos aqui para a instalação da Embrapa.”
CASADO HÁ 42 ANOS
Mourão rebateu ainda a acusação de Vicentinho de que o petista, por conta do partido, é contra a família. “Você tem coragem de falar isso, Vicentinho? Sou casado há 42 anos com o amor da minha vida, Ana Mourão, tenho três filhas, que só cuidam de trabalho e de estudo… E você dizer que eu sou a favor do aborto, que sou contra a família? Você não tem limite, rapaz? Onde está seu compromisso com a verdade? Você é um deputado federal, tenha juízo! Tenha respeito às pessoas! […] Lave sua boca para falar em meu nome e agredir a minha pessoa! Quando você diz que sou a favor da legalização das drogas, da maconha… Você é um louco?”
NÃO É DONO DA CASA
Sobre a casa que Vicentinho disse ser do ex-deputado, que receberia aluguel do município para abrigar a Guarda Municipal, Mourão explicou que o imóvel não pertence a ele e está locado para o Corpo de Bombeiros desde 2008, na gestão do petista, com o apoio do então governador Marcelo Miranda. O ex-parlamentar lembrou que desde então vários prefeitos passaram, alguns opositores dele — inclusive, Otoniel, irmão do hoje deputado federal e candidato Antônio Andrade. “Se fosse da minha propriedade, será que hoje que iriam falar? Desde 1983 essa casa pertence a um proprietário, e ele não é Paulo Mourão. Nunca foi. E jamais eu faria negócio”, disse. “Quando você afirma isso, eu vejo o quanto que você é um ser desprezível”, disparou.
QUE DEMOCRACIA?
O petista ainda afirmou que Vicentinho “não defende democracia”. “Será que o povo não lembra que você estava junto com [Jair] Bolsonaro defendendo o golpe de 8 de janeiro [de 2023]? E você falar que é defensor da democracia? Onde você já defendeu a democracia? E fica aqui esturrando bravura, falando despautério contra pessoas de bem. Aqui se considera um ‘leão do Norte’, lá em Brasília é um ‘tchutchuca’, vota tudo para o governo a troco de emenda”, disse.
EMENDA PIX
Sobre o desafio feito por Vicentinho, Mourão disse que está “à disposição sempre para fazer o bom debate”. “Agora eu fico perguntando: qual o assunto que vou debater com você, Vicentinho? Você entende de que mesmo? Você entende de educação? Você entende de saúde pública? Você entende de gestão? Você entende de produção? Algum dia você já produziu alguma coisa na sua vida? Você quer debater que tema? […] Porque talvez você queira debater as emendas PIX, que vocês deputados fazem escondido do nosso povo. Abra então as informações porque eu soube de emendas PIX para o Ceará, para o Maranhão com o deputado Eduardo DP e tantos outros, e não sei se você fez essas emendas. […] Seria um bom debate, um bom tema. Você abrir as informações das suas emendas PIX, e quem sabe todos os parlamentares do Tocantins fizessem o mesmo”, cutucou.
Assista a íntegra:
ISMAEL BRITO FAZ CONVENÇÃO DOMINGO
Convenção no domingo, 4, do pré-candidato a prefeito de Babaçulândia Ismael Brito (Republicanos). Ele conta com MDB e Progressistas em sua aliança.
REUNIÃO DE FLÁVIO COM OS 3 PARTIDOS
O candidato a prefeito de Miranorte pelo MDB, Flávio Corrêa, reuniu nessa quinta-feira, 1º, os três partidos da aliança — além dos emedebistas, Republicanos e PSDB. São 30 pré-candidatos a vereador dos quais 8 de mandato. O vice é o vereador Adriano Santiago (Republicanos), que retirou sua pré-candidatura para apoiar Flávio. A convenção será na segunda-feira, 5.