SEMANA QUE VEM
Foi adiada para semana que vem a reunião dos pré-candidatos a prefeito de Palmas, deputados, vereadores e outros líderes da base do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos). O encontro, que tem como objetivo buscar consenso em torno de uma única candidatura palaciana, seria realizado nessa segunda-feira, 20, mas, como a deputada estadual Cláudia Lelis (PV) não poderia participar, decidiram adiar.
SÓ QUEM APOIOU A REELEIÇÃO
Sobre os participantes, os organizadores deixam claro que só serão convidados aqueles que apoiaram a reeleição do governador Wanderlei no ano passado.
NOVA ELEIÇÃO DA MESA
Ainda sobre o imbróglio da insatisfação de deputados que se dizem esquecidos no rateio de cargos, há quem aposte numa nova eleição da mesa diretora para o segundo biênio (2025/2026), antes mesmo das eleições municipais do ano que vem, uma vez que já contam com a possibilidade de a Justiça atender o PSB e cancelar a que foi realizada antecipadamente no dia 1º de fevereiro e que elegeu Léo Barbosa (Republicanos) presidente. Com isso, o Palácio, ressaltam, vai precisar novamente dos parlamentares.
SE EMPINAR A CARROÇA…
Fora isso, há ainda medidas provisórias a serem aprovadas – caso da nova estrutura – e outros projetos sobre os quais se a Assembleia empinar a carroça criará dificuldades imensas para o governo.
EXONERAÇÃO DE DIRETORES
Mas o Palácio já esboça uma reação e deve exonerar nesta semana quase todos diretores e postos semelhantes para garantir espaço aos deputados estaduais. São cargos bastante disputados porque têm excelente remuneração (acima de R$ 9,5 mil), não são ordenadores de despesa e quem efetivamente toca as pastas, ou seja, com enorme poder de ação.
AMASTHA NÃO GOSTOU
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) não gostou da comemoração que o ex-deputado estadual Marcelo Lelis (PV), atual secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, fez sobre a condenação dele pela Justiça. Como a coluna informou nessa segunda, Amastha foi condenado pelos impropérios que disparou em 2015 contra Lelis, num debate público dos dois acerca da derrubada de uma capela na 1.306 Sul. O hoje secretário defendeu que a condenação “sirva de exemplo para que práticas como essas sejam banidas da nossa política”. “Em política, o debate é saudável, mas o debate de ideias, o debate respeitoso”, afirmou o ex-deputado.
OPORTUNISMO BARATO
Amastha gravou um vídeo para responder Lelis, em que afirma que não derrubou uma igreja, como disse o ex-deputado na época. “O Urbanismo derrubou um barracão que estava sendo construído sem nenhuma autorização e que seria usado para uma igreja num terreno que estava em situação irregular”, argumentou. O ex-prefeito contou que, depois do episódio, ajudou a regularizar a situação e financeiramente para que a igreja fosse construída. Ele disse que insultou Lelis e que “não deveria ter feito”, mas “pelo oportunismo barato de tentar usar a religião católica contra o prefeito”.
Assista o vídeo:
COMETEU CRIME
Já à coluna, Amastha ainda disse que foi condenado “por dizer o que não deveria ter dito”, enquanto Lelis “foi condenado e ficou inelegível por oito anos por cometer crime”. Ele se referiu à condenação do ex-deputado por irregularidades na campanha dele a prefeito em 2012.
CIDADANIA A FÁBIO VAZ
A Câmara de Araguaína aprovou semana passada projeto que concede o título de Cidadão Araguainense ao secretário estadual da Educação, Fábio Vaz. A iniciativa é da vereadora Professora Paula Zerbini (PTB), que já havia feito a mesma homenagem, em 2022, ao governador Wanderlei Barbosa. Para a vereadora, Fábio Vaz “tem se dedicado incansavelmente para garantir uma educação de qualidade para todos os tocantinenses, em especial para os estudantes de Araguaína”. “Fábio Vaz é um exemplo de gestor comprometido com a melhoria da educação em nosso estado”, afirmou a parlamentar.
LAUREZ EM CURITIBA
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) participará desta quarta, 22, a sexta-feira, 24, do Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo. O objetivo é buscar exemplos de soluções urbanas e inovações e apresentá-las ao Governo do Tocantins. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), das 9 às 19 horas.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) apresentou requerimento na Assembleia em que solicita ao governo do Estado e ao Comando-Geral da Polícia Militar o reforço do policiamento no entorno das escolas estaduais e municipais, principalmente em Palmas. Segundo ele, a falta de segurança está preocupando alunos, professores e pais.
REUNIÃO COM O SINTET
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) realizou na quinta-feira, 16, em seu gabinete, reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet). O presidente estadual do sindicato, José Roque Santiago, destacou várias pautas da categoria, entre elas a revisão do plano de carreira dos profissionais da Educação, em especial do professor, a Reforma da Previdência e o debate do novo Ensino Médio.
NOVO SUPERINTENDENTE DA PF
O delegado de Polícia Federal Reginaldo Donizetti Gallan Batista assumirá na quinta-feira, 23, às 10 horas, o cargo de superintendente regional da corporação no Tocantins. A cerimônia ocorrerá no Auditório da Justiça Federal, na Avenida Teotônio Segurado Norte.
SEMANA DA ÁGUA
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizará nestas quarta, 22, e quinta-feira, 23, a 13ª Semana Estadual da Água, que terá em sua programação o III Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (Ecob). O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas. A abertura ocorrerá nesta quarta, a partir das 8 horas.