GOVERNO NÃO ESTÁ PROMOVENDO REUNIÃO
O governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) avisa que a reunião de pré-candidatos a prefeito de Palmas, ainda que da base palaciana, não é promovida por ele. O secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha, disse que o governador tem 2023 como um ano de trabalho, de muitos desafios, e que o Palácio não vai entrar no debate eleitoral neste momento. Segundo Rocha, o governador respeita todos os pré-candidatos colocados e ninguém está autorizado a se colocar como nome oficial ou ainda realizar reuniões como algo patrocinado pelo Palácio.
SÓ QUEM APOIOU A REELEIÇÃO
Na semana passada, num encontro em Brasília entre o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e a deputada estadual Vanda Monteiro (UB), ficou definida para segunda-feira, 20, uma reunião dos pré-candidatos da base do governo a prefeito de Palmas – caso dos dois –, com a participação de deputados estaduais, vereadores e outros líderes. Como a deputada Cláudia Lelis (PV) não poderia participar, o encontro ficou para a próxima semana. Os organizadores avisam que só serão convidados os que apoiaram a reeleição do governador Wanderlei no ano passado. Esses critérios excluem dois fortes pré-candidatos, a deputada estadual Janad Valcari (PL) e o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB).
WAGNER E ALEXANDRE JUNTOS
Como águas passadas não movem moinhos, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), e o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) mostraram num vídeo que as divergências eleitorais já foram esquecidas e que os dois estão de mãos dadas pela cidade. Wagner deu carona para Alexandre até o aeroporto e gravaram o vídeo dentro do carro. Eles falam sobre novos voos em Araguaína e Wagner atesta: “O deputado Alexandre Guimarães está nos ajudando, colaborando muito com o nosso município. […] Muita coisa boa tenho certeza que nós vamos ter, deputado, daqui para frente, e o povo de Araguaína é que de fato vai ai agradecer e vai ficar muito feliz com isso”.
Assista o vídeo:
DURO DISCURSO
Na reta final da campanha eleitoral do ano passado, Guimarães foi alvo de um duro discurso do então candidato a governador Ronaldo Dimas (PL), num comício em Araguaína. Pelo visto, tudo superado. Bom para a cidade.
DEVOLTA À AEM-TO
A presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), Grazielly Oliveira, foi reconduzida ao cargo pelo governador Wanderlei Barbosa. O órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Esposa do ex-deputado federal Osires Damaso (PSC), Grazielly tem amplo conhecimento do órgão, do qual foi diretora técnica por quatro anos e presidente por quatro meses. Na pasta, a gestora teve calorosa recepção por parte dos servidores pela sua excelente convivência com a equipe.
EMENDA PARA O SINE
O deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) se comprometeu com a prefeita Josi Nunes (UB) a enviar uma emenda para a unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Gurupi. Ele ainda debateu com Josi projetos sociais para o município.
APOIO DE 5 VEREADORES
Na agenda que fez na cidade no início da semana, Dertins recebeu o apoio de cinco vereadores que irão compor sua base no município e debateu as eleições de 2024.
CINTHIA TAMBÉM NO SMART CITY
Além do vice-governador Laurez Moreira (PDT), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), também participa desta quarta, 22, a sexta-feira, 24, do Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo. O objetivo é buscar exemplos de soluções urbanas e inovações e apresentá-las ao Governo do Tocantins. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), das 9 às 19 horas. Nas redes sociais, Cinthia lembrou que Palmas ocupa hoje o primeiro lugar no ranking de cidades inteligentes na região Norte do país. “Uma conquista que considera o avanço de diversos setores como urbanismo, mobilidade, educação entre tantos outros. Caminhamos para que Palmas a cada ano se torne referência regional e nacional em sustentabilidade e nos critérios que compõem uma cidade inteligente”, avisou a prefeita.
MISTURA CÁUSTICA
Foi um alívio ouvir a defensora pública Elisa Maria, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), no improfícuo debate sobre a linguagem neutra, promovido pela Câmara de Palmas nessa terça-feira, 21. Todos os especialistas em direito que participaram tiveram que chover no molhado: qualquer iniciativa de regular a matéria pelo município será inconstitucional, uma vez que o tema é privativo da União.
ESCOLA, ESPAÇO DE DEBATES
Dra. Elisa foi além e teve que explicar que a escola é um espaço onde devem ser debatidos todos os temas que envolvam a sociedade. Outro ponto que colocou é que, ainda que a linguagem neutra um dia (sabe-se lá quando) for permitida, sua incorporação terá que ser aprovada pela escola. Por fim, a defensora lembrou que termos considerados errados no passado foram absorvidos formalmente pela língua portuguesa, caso da expressão “a gente”. Ou seja, também é uma questão cultural, e a demonização é resultado de uma mistura de ignorância, hipocrisia e politicagem.
PALADINOS DA MORALIDADE
O vereador Rogério Freitas (PSD), um dos mais ferozes combatentes da linguagem neutra, voltou sua artilharia contra o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB). Freitas não gostou de Mantoan ter se referido numa nota semana passada ao fato de Palmas ter vivido um “lamentável episódio envolvendo notícias falsas em torno da imaginária linguagem neutra”. “Lamentável é fechar a UPA de Taquaralto, lamentável é ter que andar na cidade esburacada, lamentável é passar mais de 40 dias sem contratar os professores, lamentável é deixar os alunos portadores de necessidades especiais sem cuidador, lamentável é tratar a gestão pública dessa forma, querendo empurrar com a barriga”, discursou, aproveitando para atacar a gestão da esposa do deputado, a prefeita Cinthia. Para Freitas, Mantoan “agora se apresenta como paladino da moralidade”.
SOBROU ATÉ PARA JANAD
Sobrou até para a ex-presidente da Câmara e hoje deputada estadual Janad Vacari (PL). Freitas lembrou que a prefeita “fechou as igrejas por mais de 200 dias”, durante o auge da pandemia da covid-19. “E a Casa poderia ter sustado o decreto, mas não fez porque esta Casa não tinha comando”, disparou da tribuna, alegando a prefeita agiu “como se as igrejas fossem o único local de proliferação do vírus”.
AEROPORTOS DE GURUPI E ARAGUATINS
O governador Wanderlei Barbosa esteve em audiência nessa terça-feira, 21, em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Na pauta, recursos para ampliar os acessos ao Tocantins, por meio do transporte aéreo, tendo como prioridade a construção de um novo aeroporto em Gurupi e outro em Araguatins. No encontro, Wanderlei destacou diferenciais logísticos do Tocantins que, dentre outros fatores, é o único Estado que faz divisa com três regiões do país.
POTENCIALIDADES DO TOCANTINS
Quem também esteve com o ministro Márcio França nessa terça foi o presidente estadual do PSB e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que contou que a visita teve o objetivo de discutir as potencialidades logística da Capital e do Tocantins. Com ele estava a presidente do PSB de Palmas, Amanda Sobreira. “Todos sabem da importância logística da nossa Capital e do Estado. Enquanto líder partidário, empreendedor e cidadão tocantinense sempre estou atento às demandas referentes ao crescimento do Tocantins, em especial de Palmas”, afirmou o ex-prefeito. Segundo A, o ministro, que é do PSB, demonstrou “total interesse em desenvolver as potencialidades logísticas tocantinenses”.
MOTIVO PARA COMEMORAR
Viva o programa Mais Médicos! Seja bem-vindo e que tenha vida longa!