DE EX-ADVERSÁRIO A ALIADO
O ex-vereador Walter Júnior, que se filiou ao PDT nessa quarta-feira, 8, foi um dos mais ferrenhos adversários do hoje vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do novo partido do ex-parlamentar. Em 2016, candidato a prefeito na época pelo PSDB, Walter cresceu fortemente na reta final e há quem diga em Gurupi que, se houvesse mais uma semana de campanha, poderia até tirar a reeleição de Laurez. Após as eleições daquele ano, o ex-vereador se negava a qualquer tentativa de aproximação com o hoje vice-governador. Coisas da política.
OUTROS NOMES EM CONDIÇÕES DE DISPUTA
Junto ao grupo de Laurez, a informação é de que, além de Walter Júnior, alguns outros nomes com condições de disputar a Prefeitura de Gurupi no ano que vem também deverão se filiar. O vice-governador tem ainda conversado com outro ex-vereador, Kita Maciel, que confirmou a boa relação com Laurez e que tende a trocar o Podemos pelo PDT.
POSSIBILIDADE NÃO DESCARTADA
Sobre a fala da prefeita Josi Nunes (UB), que disse ao programa CT Entrevista que “seria uma honra” ter Laurez em seu palanque, essa possibilidade também não está descartada, ainda que a conversa com ela neste momento venha se dando apenas no plano institucional. “Não há de se descartar nenhuma possibilidade no processo em Gurupi, mesmo não havendo uma tendência de momento”, avisou uma importante fonte do grupo do vice-governador.
MENSAGEM ENIGMÁTICA
À coluna, o ex-vereador Walter Júnior optou por uma mensagem enigmática ao comentar sobre uma possível intenção dele de disputar a Prefeitura de Gurupi: “O PDT é uma locomotiva em movimento. Embarquei e vou acompanhar o fluxo. Não posso embarcar e designar o ponto de parada ou mudança de trilhos”.
NÃO É BEM ASSIM
Pessoas próximas do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) garantiram à coluna que ele não tem dado anuência às críticas do irmão, o vereador Marilon Barbosa (UB), à gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Essas fontes avisam que Wanderlei quer construir um ambiente de paz e tranquilidade para poder administrar o Estado. Na tribuna da Câmara, semana passada, ao se reafirmar como oposição a Cinthia, Marilon garantiu que suas críticas à gestão municipal tinham a anuência e eram conversadas com o irmão governador.
DORINHA E JANAD
Na pré-campanha de Palmas, o grupo da deputada estadual Janad Valcari (PL) dá como certo o apoio da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) à pré-candidatura dela a prefeita. Já gente ligada a Dorinha afirma que ainda é muito cedo para definir e que esse apoio “nunca foi condicionante entre elas”. Janad trabalhou pela candidatura da senadora em 2022, depois que a prefeita Cinthia Ribeiro optou por subir no palanque da ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas).
MESA DE MULHERES NA ALETO
Por falar em Janad, ela foi convidada pelo presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), na manhã dessa quarta-feira, 8, para assumir a condução da sessão ordinária no Dia Internacional das Mulheres. Sob o comando dela, a sessão continuou com apresentação de matérias e muitas homenagens às mulheres tocantinenses. Além de Janad Valcari na presidência, a Mesa Diretora foi composta também pelas deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (UB), que passaram a ocupar a primeira e segunda secretarias.
DECIDIDO POR IDADE
Os vereadores de Pedro Afonso anteciparam a eleição da mesa diretora, que deveria ser realizada até 10 de dezembro, para essa segunda-feira, 6. Houve um empate por 4 a 4, com a falta de um parlamentar, Gislayson Lacerda (PDT), e o vencedor foi decidido pelo critério da idade. Assim, o próximo presidente, que assumirá em janeiro, é o vereador Breno Alves (PDT), por ser o mais velho, com 30 anos e 11 meses. Seu concorrente, Marquim Catabriga (UB), tem 30 anos e 35 dias.
CRIATURA X CRIADOR
Breno Alves é vereador da oposição ao prefeito Joaquim Martins Pinheiro Filho, o Joaquinzinho (Progressistas). Em Pedro Afonso houve um rompimento entre a criatura (Joaquinzinho) e o criador, o ex-prefeito e ex-aliado Jairo Mariano (PDT), hoje secretário da Governadoria. Dos cinco vereadores do PDT, três estão rompidos com o prefeito e acompanham Mariano – Breno Alves, Jader Mariano (sobrinho de Jairo) e Mirleyson Soares.
PERDEU COM MAIORIA
De toda forma, o prefeito ainda conta com maioria (6 a 3), mas perdeu a eleição porque os dois vereadores do PDT que ainda compõem a base avisaram que não poderiam ficar contra o partido. Assim, Lili Benício compareceu e votou em Breno Alves e Gislayson, como informado acima, não foi à sessão.
CLAYTON PAULO INSATISFEITO
O prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PTB), foi às redes sociais e fez um desabafo: “No Tocantins, tudo normal, o que se fala, não se escreve. Discursos em redes sociais se divergem das práticas nos municípios. Assim a mudança anunciada, plantada e prometida, sempre fica pra depois. Quem é amarga com isso? O povo pobre, carente que carece de atenção e políticas públicas eficaz e capazes de pelo menos aliviar seus sofrimentos. Que bom que tem uma chance de pelo menos mudar isso em minha cidade, já no estado… Meu Deus…” À coluna, ele demonstrou insatisfação com o governo Wanderlei Barbosa. Clayton é aliado do senador Irajá (PSD), adversário número 1 do Palácio Araguaia.
OPERAÇÃO ÁTRIA NO TO
A Operação Átria, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero, fez no Tocantins, através da Polícia Civil do Estado, o atendimento a 180 mulheres, realizou 185 diligências, concluiu 98 inquéritos e prendeu 32 pessoas.