NÚMEROS DIVERGENTES
Os dois grupos que disputam a presidência da Assembleia divergem em números de votos e cada um garante, por tudo que é sagrado, que detém a verdade. Os aliados de Amélio Cayres (Republicanos) insistem que a pré-candidatura dele está para lá de consolidada com 16 votos, e que o número pode chegar a 17.
EMPATE
Já os correligionários de Cleiton Cardoso (Republicanos) não têm a menor dúvida de que o jogo hoje está empatado, com 12 eleitores de cada lado.
OS CONTRA-ARGUMENTOS
Para o grupo de Amélio, os aliados de Cleiton blefam e sabem que o deputado não tem a mínima chance. Já os defensores desse último dizem que os adversários tentam “vender” uma disputa consolidada para Amélio, quando sabem que Cleiton continua vivo e forte na corrida pela presidência do Legislativo estadual.
O DIA DA VERDADE
A verdade desse monte de declarações? Só será conhecida em 1º de fevereiro, dia da eleição da mesa diretora da Assembleia.
VALDEMAR JR NO PÁREO
O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) confirmou à coluna que vai trabalhar para construir sua candidatura a prefeito de Palmas no ano que vem. O primeiro passo será formatar um projeto. “Não há vaidade, a questão é que Palmas é a nossa cidade, onde cresci, fiz minha vida pública, passei por dois mandatos de vereador e já vou para o terceiro de deputado”, afirmou o parlamentar. Ele disse que se sente “pronto e maduro suficiente para dar o upgrade que Palmas necessita”. “A cidade vem sendo tocada ao longo dos anos por seus gestores, cada um fazendo a sua parte, mas acho que nós podemos avançar um pouco mais”, garantiu.
AMASTHA RUMO A 2024
Outro pré-candidato também já se prepara para pegar a estrada rumo a 2024, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB). Ele disse que quer dar continuidade ao projeto de desenvolvimento de Palmas, que garantiu estar pronto. “Eu acho que é a única capital que pode falar isso orgulhosamente, modestamente, graças ao nosso trabalho”, avaliou.
ENTREGOU 80%
Amastha afirmou que suas duas gestões cumpriram mais de 80% do que estava no plano de governo e que, por isso, ele tem credibilidade perante os palmenses para dar continuidade a seu projeto. Para as eleições de 2024, o ex-prefeito contou que vai discutir a conclusão das questões básicas da cidade, “com qualidade, que, infelizmente, perderam a qualidade das obras”; e enfrentar os desafios de futuro, com grandes projetos, entre os quais ele cita o distrito turístico, a segunda etapa do Parque dos Povos Indígenas, o parque da região sul, o distrito industrial e o transporte público, insistindo em discutir o BRT ou o VLT. “Precisaremos adequar o projeto”, ponderou sobre essa última proposta.
UMA INJUSTIÇA
Deputado estadual em final de mandato e deputado federal eleito, Ricardo Ayres (Republicanos) considerou uma injustiça o veto do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) à mudança no Código Tributário do Tocantins que pretendia estender a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. “Espero que a Assembleia corrija essa injustiça. Acredito que o governador mudará sua posição no exame do veto pela Assembleia”, afirmou à coluna.
E O CONFAZ?
Ele disse que há muito os parlamentares mudaram a Constituição estadual, tornando possíveis projetos de lei de autoria deles para alterar o Código Tributário. “Já imaginou a Assembleia ter que se dirigir ao Confaz para pedir autorização para legislar?”, questiona Ayres sobre o argumento do Palácio de que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) não prevê a surdez no rol de beneficiados por isenção do IPVA.
RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), gostou muito do que ouviu do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também vice-presidente da República. Laurez participou da solenidade de posse de Alckmin, em Brasília, nessa quarta-feira, 4. O vice-governador avaliou à coluna que o ministro fez um excelente discurso, sobretudo quando ressaltou a necessidade de recuperar a participação da indústria na economia do país, que só vem caindo desde a década de 1980.
OTIMISTA COM RUMOS DA CIÊNCIA
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Silveira, se disse otimista com os rumos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, sob o comando da nova ministra, Luciana Santos, a primeira mulher à frente da pasta. “Com certeza, teremos novos ares e novas possibilidades para a pesquisa brasileira”, projetou Silveira, que está em Brasília nesta quinta, 5, para dar boas-vindas à ministra e dialogar sobre os investimentos em pesquisa destinados ao Tocantins. O presidente da FAPT quer uma visita de Luciana para ver de perto o potencial de desenvolvimento do Estado a partir da pesquisa.
ATÉ DIA 15
A iluminação natalina de Palmas permanecerá ligada até dia 15. Segundo a prefeitura, o desligamento será feito no dia 16. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vai começar a retirada da decoração nos próximos dias para reaproveitamento de materiais para as festas do final deste ano.