DE ATÉ 80 PARA 29 DIRETÓRIOS
Históricos do MDB reclamam do presidente regional do partido, o deputado federal Alexandre Guimarães, que dizem estar mais envolvido num projeto pessoal — eleger-se senador ano que vem — do que preocupado com o futuro da sigla. Segundo a coluna apurou, antes de Alexandre assumir o comando, em abril do ano passado, o MDB tinha de 70 a 80 diretórios municipais constituídos. Hoje são apenas 29 vigentes, 103 comissões provisórias estão vencidas e apenas 7 ativas. As maiores cidades não contam com organização partidária definida, com exceção de Paraíso.
ADVERSÁRIOS NA SIGLA
O que dizem os mais antigos da legenda é que a desmotivação dos emedebistas é grande. E, para piorar, contam que Alexandre estaria levando para a sigla seus companheiros nos municípios que são adversários dos filiados locais. Diga-se: natural e esperado.
COMEÇA DIA 24 POR AURORA
Já aliados do deputado contaram à coluna que a campanha de reativação dos diretórios começará no dia 24 de maio por Aurora, com a organização desse município e outros dez vizinhos.
RESPEITO À VOTAÇÃO DE 2022
Eles também afirmam que Alexandre tem respeitado a divisão dos municípios conforme a votação dele e da ex-deputada federal Dulce Miranda em 2022. Onde o presidente regional foi majoritário, o diretório é dele; onde Dulce foi mais votada, ela e o ex-governador Marcelo Miranda dão as cartas.
“GRANDE SENADOR WANDERLEI BARBOSA”
Na assinatura da ordem de serviço para a retomada do Anel Viário do Parque Agroindustrial de Paraíso do Tocantins, na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito Celso Morais (MDB) cumprimentou o “grande senador, meu amigo” governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ex-adversário nas eleições de 2022 e 2024, Celso agradeceu o governador e disse que decidiu “fazer política olhando para frente”.
“FUTURO DEPUTADO FEDERAL”
O afago foi retribuído pelo deputado federal Carlos Gaguim (UB), pré-candidato a senador. Em seu discurso, ele chamou o prefeito Celso de “futuro deputado federal”. “[Celso] é a revelação política do Tocantins. Jovem, credibilidade, assume os compromissos, tem um carinho especial principalmente com as crianças e com nossos idosos”, afirmou.
NO GRUPO DE WANDERLEI

Quem espera uma postura de oposição ao Palácio do G5+, o grupo de prefeitos das cinco maiores cidades, pode ir tirando o cavalo da chuva. Pelo menos no que depender de Josi Nunes (UB), de Gurupi. Ela avisou ao site AF Notícias, de Araguaína, que o G5+ é do mesmo grupo do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Nós integramos um grupo com o nosso governador Wanderlei Barbosa, somos do mesmo grupo, enquanto prefeita, tenho alinhamento ao governo”, afirmou. A prefeita de Gurupi ainda garantiu, sobre o G5+: “Vamos discutir a candidatura de governo em conjunto [com Wanderlei]”.
AGORA PRÓXIMO DO PALÁCIO
No grupo há outro prefeito que fez uma grande aproximação com o Palácio nas últimas semanas, o de Paraíso, Celso Morais (MDB), que acabou de indicar, via senador Eduardo Gomes (PL), seu vice, Ubiratan Carvalho Fonseca, como secretário estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional.
GRATA A IRAJÁ, MAS…

Ao site araguainense, Josi Nunes tratou de descartar qualquer possibilidade de apoio à reeleição do senador Irajá (PSD), arqui-inimigo do governador Wanderlei. A prefeita disse que respeita Irajá e que, particularmente, o agradece por todo o apoio que tem dado a Gurupi com emendas parlamentares, mas deixou claro que seus nomes para o Senado em 2026 serão Carlos Gaguim (UB) e Eduardo Gomes (PL). “Mas sempre vou citar minha gratidão a Irajá pelo apoio que ele tem dado a Gurupi, mas cada prefeito tem a sua posição”, ponderou.
COM DORINHA
Apesar de dizer que o G5+ vai discutir candidatura de governo em conjunto com Wanderlei, fato é que os cinco prefeitos se reuniram e se disseram engajados na pré-campanha da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) ao Palácio.
GOMES OU AMÉLIO?

Nos bastidores da política tocantinense, a avaliação que se faz, contudo, é que o apoio de Wanderlei a Dorinha estaria cada dia mais distante. Os dois nomes que estariam mais fortalecidos neste momento como candidato palaciano seriam o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), e o senador Eduardo Gomes (PL). Aniversariante desta segunda-feira, 28, Gomes tem horas que admite a possibilidade e outras em que recua. Mas muitos os veem como pré-candidatíssimo. Já Amélio tem corrido o Estado com pose e discurso de pré-candidato a governador.

MUITAS ENTREGAS NÃO EXECUTADAS PELO MUNICÍPIO
Em encontro com a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) semana passada, em Brasília, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) disse que Palmas “não teve em sua história até hoje um parlamentar que se dedicasse tanto, que fizesse tantas entregas as quais não foram executadas pelo município”. “Então, o meu compromisso com a cidade de Palmas e com a senhora, senadora, é que cada centavo será aplicado, e a senhora vai ter a honra de inaugurar muitas obras, principalmente ligadas à sua área da educação, da saúde, da assistência social, da cultura, enfim, é um dia de muita vitória para Palmas”, comemorou ele.
UMA GESTÃO COMPROMETIDA
Dorinha, que no ano passado apoiou a candidatura a prefeita da deputada estadual Janad Valcari (PL), elogiou o trabalho de Eduardo Siqueira. “No nosso entendimento, uma gestão comprometida a cada dia com a educação, com a saúde, com a segurança. Palmas dá um passo importante em relação ao fortalecimento da Guarda Municipal, espaços ligados à cultura, ao esporte. E falamos aqui dos recursos e a possibilidade de apoio, à retribuição do meu mandato para a minha cidade, disse Dorinha.

TRABALHADORES DOMÉSTICOS ORGANIZADOS
A Associação das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos do Tocantins (Atrad-TO) foi criada na terça-feira, 22, com Alaíde Oliveira na presidência e Marycelia Costa como vice-presidente. Em sua página nas redes sociais, a entidade classificou a iniciativa de “histórica” e afirmou que “marca um passo importante na luta por valorização, respeito e melhores condições de trabalho para a categoria no Estado”. A solenidade de fundação contou a com a participação da deputada estadual Janad Valcari (PL) e de representantes da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB).
CATEGORIA INVISIBILIZADA
Ainda conforme a página da associação, sua fundação “surge como resposta à necessidade urgente de organização e fortalecimento de uma categoria muitas vezes invisibilizada, mas essencial para o funcionamento de milhares de lares tocantinenses”. “Com a entidade, as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos passam a ter uma voz institucional na defesa de seus direitos, além de um canal para formação, orientação jurídica e ações de conscientização”, afirmou.
SONHO ANTIGO
Para a presidente eleita, Alaíde Oliveira, a criação da associação é um sonho antigo que agora se torna realidade. “Por muito tempo estivemos sozinhas. Agora temos uma entidade que vai lutar por nós, nos dar suporte e fortalecer a nossa união. Esse é só o começo”. A Atrad-TO também pretende atuar na promoção de cursos de qualificação profissional, e na articulação de políticas públicas voltadas à valorização do trabalho doméstico. A expectativa, disse a associação nas redes sociais, é que, com o seu fortalecimento, “outras regiões do Estado também se mobilizem para ampliar a atuação da entidade e garantir que mais trabalhadoras e trabalhadores tenham seus direitos reconhecidos e respeitados”.

NOVO PRESIDENTE E NOVA DIRETORIA DA ABREJET-TO
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Tocantins (Abrajet-TO) vai realizar a posse de sua nova diretoria para o biênio 2025-2026 nesta terça-feira, 29, às 19 horas, na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa. Está deixando a presidência o jornalista Luiz Pires para dar lugar a Rojas Rhoden Gregório.
MISSA DO TRABALHO

Em homenagem ao papa Francisco, que faleceu no dia 21, o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, presidirá na quinta-feira, 1º, a Missa do Trabalho, que ocorrerá às 19h30, na Paróquia São José, a Matriz da Capital. O bispo pede que os fiéis levem “suas intenções por trabalhos dignos e suas carteiras de trabalho para serem abençoadas”.
- Esta coluna passa a ser publicada às segundas, quartas e sextas-feiras.