EM 1º TURNO
Pesquisa Ipespe, contratada pela Fieto, divulgada nesta sexta-feira, 4, aponta que, no domingo, 6, a candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari, poderá vencer a eleição em primeiro turno, ainda seja preciso considerar a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram coletados segunda, 30, terça, 1º, e quarta-feira, 2, com 800 entrevistados. Na modalidade estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos), Janad tem 50%, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), 27%; Júnior Geo (PSDB), 19%; e Lúcia Viana (Psol), 1%. Considerando os votos válidos, Janad tem 52%, Eduardo, 28%; e Geo, 20%.
ESPONTÂNEA
Na espontânea (sem apresentação dos nomes dos candidatos), Janad aparece com 46%, Eduardo com 23% e Geo com 17%. Lúcia Viana é a mais rejeitada com 29%, seguida por Janad, 30%; Eduardo, 20%; e Geo, 12%.
WAGNER REELEITO
Em Araguaína, a última rodada do Ipespe aponta vitória fácil do prefeito Wagner Rodrigues (UB), com 76% contra 24% para Jorge Frederico (Republicanos). Na espontânea, Wagner aparece com 67% e Jorge Frederico com 18%. O levantamento do Ipespe mostra ainda que a aprovação da administração de Wagner Rodrigues no primeiro mandato está 84% e apenas 11% dos entrevistados desaprovam. Ao todo foram ouvidos 500 eleitores de Araguaína e a margem de erro é de 4,5 pontos. Os dados também foram coletados segunda, 30, terça, 1º, e quarta-feira, 2.
JOSI REELEITA
Em Gurupi, o Ipespe fez a coleta nos mesmos dias e constatou que a prefeita Josi Nunes (UB) será reeleita domingo com 52% dos votos contra 33% para Eduardo Fortes (PSD) e 7% para Cristiano Pisoni (PSDB). A espontânea mostra Josi com 47%, Fortes com 29% e Pisoni com 4%. Ao todo foram ouvidos 500 eleitores de Gurupi e a margem de erro é de 4,5 pontos. A gestão de Josi é aprovada por 65% dos entrevistados, e apenas 23% a desaprovam.
SUPER BEM AVALIADO, MAS SEM TRANSFERÊNCIA
Como em Porto Nacional, em Araguaína é muito elevada a aprovação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas ele não conseguiu converter essa popularidade em votos para seu candidato, Jorge Frederico. Lá o governador é aprovado por 62% dos araguainenses e reprovado por apenas 18%. Em Gurupi, Wanderlei não foi para a campanha, ainda que seu grupo tenha desembarcado só nas ultimas duas semanas no palanque de Josi. Entre os gurupienses, a aprovação de Wanderlei é de 65% e a desaprovação, de 25%. Em Palmas, o governador é aprovado por 63% e desaprovado por 25%. A aprovação da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), é de 50% e 37% a desaprovam.
MAIS DENÚNCIAS DE ABUSOS EM IPUEIRAS
Em Ipueiras continuam as denúncias de abuso contra aliados da candidata do PSD, Irisnete Pinto. A campanha dela soltou um vídeo em que relata que o candidato a vice-prefeito Nilson Gomes Aires (PSDB), o Pien, teria sido “abordado injustamente” pela Polícia Militar, “sem que nada de irregular fosse encontrado”. O vídeo mostra o momento da abordagem. Agora dizem que o empresário Israel de Abreu, apoiador de Irisnete e pioneiro da cidade, depois de se sentir ameaçado no final de semana, como a coluna mostrou, foi alvo de denúncia anônima. “Sofreu uma humilhação ao ser abordado pela Polícia”, afirma o material da campanha de Irisnete. “É lamentável que, em pleno processos eleitoral, tentem intimidar pessoas que apoiam Isrisnete com ações abusivas e denúncias mentirosas”, continua o vídeo.
MENSAGEM DE FINAL DE ELEIÇÃO
Não faça bobagem de última hora. Sobretudo na disputa para prefeito, as eleições em todo o Brasil já estão decididas. Atos impensados não vão mudar o cenário em 48 horas e só revelarão sua pequenez. Assim, mantenha-na escondida. Acalme o coração e relaxe. Valeu o aprendizado. Não sou conselheiro bom de animar. Por isso, para os candidatos que esperam que o milagre aconteça até domingo, deixo uma frase saborosíssima do nosso inesquecível Barão de Itararé: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”. Boa sorte a todos e que vença a democracia!
BILHETE DO CT
Caro eleitor,
Temos um gigantesco compromisso cívico neste domingo, e não se trata apenas de escolher pessoas para colocar num cargo que lhes dará status e poder. Sobretudo, vamos definir qual cidade queremos construir nos próximos quatro anos. Por isso, o que menos importa no candidato a prefeito e a vereador são o sorriso fácil, o abraço apertado e a aparente bondade. Inclusive, um dos maiores problemas do processo eleitoral, que sempre desemboca em péssimas escolhas por parte do eleitorado, é justamente a sua personalização.
Ou seja, invertemos a lógica da avaliação. Deveríamos verificar primeiro o projeto e depois a pessoa. Como seres latinos passionais, só nos preocupamos com a aparente humildade, os sorrisos lindos, enfim, a simpatia artificial distribuída em período de campanha. A escolha do candidato deve, no caso dos prefeitos, considerar primeiro o plano de governo para a cidade. Factível? De onde sairão os recursos? Que cidade ele projeta entregar em quatro anos?
Então, vem o perfil do postulante: qual a história dele, qual a sua experiência em gestão pública? Já geriu algum órgão público ou só vende ideias sem nunca ter administrado sequer uma banquinha de suco? Como ele trata as pessoas, principalmente as mais humildes e subalternas? Em público, todo mundo é maravilhoso, mas em sua casa, em sua empresa, na igreja, na escola, enfim, no dia a dia fora da campanha eleitoral, como é o candidato? Como é como pai, como mãe? Ele ou pessoas próximas têm condenações? Isso faz a diferença, porque você pode evitar escândalos num horizonte não muito distante.
Por fim, como afirmei no início da semana, não troque seu voto por nada. Quem compra seu voto não presta, é mau-caráter, quer conquistar um mandato para roubar você. É bandido quem põe dinheiro em sua mão em troca de voto. Não existe almoço grátis. Se ele lhe dá dinheiro agora é porque quer ter retorno maximizado ao se apropriar do erário. Vender o voto é trocar a possibilidade de melhorar suas condições de vida e de sua família por migalhas de pão. Deixo para reflexão trecho do poema “Respeite seu voto”, do maravilhoso Sergio Vaz: “Quem quer te comprar, acha que você não vale nada. Agora é hora de dar o troco”.
Vote consciente neste que sempre é o dia da festa da democracia.
Saudações democráticas,
CT