IRAJÁ MIROU BEM PARA ATIRAR
O senador Irajá (PSD) mirou bem o alvo para acertar o governo do Tocantins no episódio da desistência do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de participar da abertura da Agrotins nesta quinta-feira, 18. Para acertar com um disparo só o objetivo de colocar o Palácio numa saia justa, Irajá recorreu a um termo que marcou outra polêmica envolvendo o mesmo Fávaro e também um feira agropecuária. Foi o “desconvite” ao ministro na Agrishow, maior evento agrícola da América Latina, realizado em abril, em Ribeirão Preto (SP).
TERMO MARCOU E IMPACTOU
Lá, sim, Fávaro foi “desconvidado” para a abertura, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro – ídolo do agronegócio – participaria da solenidade. Como o termo marcou e impactou o ministro, Irajá recorreu a ele para justificar a ausência de Fávaro em Palmas nesta quinta – a abertura era para ter sido realizada nessa quarta, 17, mas a data foi alterada para conciliar com a agenda da bancada federal.
INICIATIVA DE MAUS MILITARES
Os projetos do deputado estadual Moisemar Marinho (PSB) que flexibilizam as restrições para promoção no Corpo de Bombeiros (CBMTO) e na Polícia Militar do Tocantins (PMTO) desagradaram os comandantes e altos oficiais das duas corporações. Pela leitura deles – como um respeitado ex-comandante afirmou à coluna –, a iniciativa seria de “maus militares” que querem acesso a outras patentes sem se submeter ao rigor da disciplina e da hierarquia.
AO BEL-PRAZER
Já os militares subalternos dizem outra coisa. Para esses, os altos oficiais não querem a alteração porque, na comissão que cuida das promoções, usam e abusam da prerrogativa, concedendo promoções ao bel-prazer. Eles garantem que outro dispositivo impede que militares acusados de crimes graves possam ser promovidos.
“PEIXE” CONSEGUE
Dizem que, atualmente, maus militares mas “peixe” de altos oficiais têm conseguido promoção, mesmo acusados de crimes graves; e aqueles que denunciaram abusos à revelia do comando são postos na geladeira.
FUNDEB E O ARCABOUÇO
A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) é contra colocar a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no pacote do arcabouço fiscal. Na sessão dessa quarta, 17, ela se posicionou contrária à decisão do relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), de colocar o Fundeb dentro do teto de gastos. “É lamentável, pois essa decisão do relator pode comprometer os recursos futuros da complementação da União para a educação básica”, avisou a senadora tocantinense, a principal responsável pela aprovação do novo Fundeb no Congresso. Em entrevista ao UOL na manhã desta quinta, Cajado garantiu que o fundo não será prejudicado.
JANAD ENTRA NUM TEMA ESPINHENTO
A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL) entrou num tema espinhento que envolve Paço e Palácio. Ela apresentou requerimento para solicitar o compartilhamento das câmeras de monitoramento entre as forças de segurança estaduais e municipais. O pedido é para todas as cidades, mas, no caso de Palmas, já foi motivo de desavença entre oficiais da PM e o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, no final de abril. Contudo, é um tema altamente pertinente já que esse compartilhamento contribuiria sobremaneira para a segurança pública.
NOVOS CONSELHEIROS
Os administradores Aurivan de Castro (representando a Federação das Indústrias, a Fieto) e Francisco Costa, o Xikym (da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas, a Fampec-TO), foram eleitos na segunda-feira, 15, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Fiscal do Sebrae-TO.
TV UFT NO AR
A TV UFT será inaugurada na segunda-feira, 22, às 16 horas, no auditório do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como parte das comemorações de 20 anos da instituição. Inicialmente com programação nacional da TV Brasil, a emissora poderá ser assistida no canal 2 da TV aberta. Mas há projetos para inserções locais, assim como abertura de edital para a comunidade. O diretor será Júnior Duarte.
CONSELHOS DE GURUPI
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Gurupi empossará os novos membros dos Conselhos Municipais do Idoso; do Direito da Mulher; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 19, às 9 horas, no gabinete da prefeita Josi Nunes (UB), no Centro Administrativo da Prefeitura.
COMUNICAÇÃO POLÍTICA
O jornalista e professor Luiz Carlos Fernandes lançará no sábado, 20, o livro “Faces Comunicacionais da Política: um debate sobre a experiência democrática brasileira”, em comemoração aos seus 20 anos de pesquisa em comunicação política. O lançamento acontecerá às 17 horas, na Livraria Leitura, do Shopping Capim Dourado, em Palmas. A obra reúne uma coletânea de artigos publicados pelo autor e alguns parceiros em periódicos científicos brasileiros de alto impacto (Qualis B2 acima). Além de estudos sobre momentos políticos da atualidade, o livro também aborda questões teóricas sobre a comunicação, em particular no seu enfoque político.