NOVO SECRETÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA
Raimundo Nonato é o novo secretário da Região Metropolitana de Palmas. Ele foi nomeado nessa segunda-feira, 31, pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Nonato substitui Vinícius Oliveira Pimenta, que morreu subitamente aos 42 anos, após passar mal num restaurante da Capital, no dia 8 de fevereiro. Vinícius era uma indicação da deputada estadual Vanda Monteiro (UB).
IRAJÁ NA GESTÃO EDUARDO
Com o novo secretário, quem também entra na gestão de Palmas é o senador Irajá (PSD), que indicou Nonato para a pasta. “Parabenizo o prefeito pela excelente escolha para essa missão tão importante. Raimundo tem experiência, sensibilidade e compromisso com as pessoas, e isso fará a diferença nessa nova etapa”, garantiu o parlamentar nas redes sociais.
SE INTEGRA AO TIME
Irajá ainda anunciou que se integra “a este grande time para trabalhar por nossa capital Palmas”. “Contem com todo o apoio do nosso mandato no Senado na execução de projetos que vão ajudar a melhorar a vida de milhares de tocantinenses. Seguiremos juntos, por uma Palmas mais forte e integrada com toda a região metropolitana”, disse.
CELSINHO INDICA SEU VICE PARA GOVERNO WANDERLEI

O vice-prefeito de Paraíso, Ubiratan Carvalho, o Bira (PL), será o novo secretário estadual das Cidades, Habitação e do Desenvolvimento Regional. Ele é uma indicação do prefeito Celso Morais (MDB), que exigiu que sua aproximação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tivesse o consenso dos senadores Eduardo Gomes (PL), Dorinha Seabra Rezende (UB) e do deputado federal Carlos Gaguim (UB). como houve, ele indicou.
IMPEDE DEBANDADA
Para o governador Wanderlei também é importante essa composição, porque vai evitar uma debandada do grupo de Dorinha, insatisfeito com a tendência clara dele em prol da pré-candidatura do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), a governador.
BOA RELAÇÃO
Pelo lado do prefeito, ele não havia ficado satisfeito com a nomeação de Osires Damaso, seu adversário de 2024, para presidente do Ruraltins. Nas eleições do ano passado, Wanderlei apoiou Damaso, mas sempre expressou sua boa relação com Celsinho.
CRITICOU VAGAS PARA BOLSISTAS
A Prefeitura de Palmas deu uma invertida no vereador Vinícius Pires (Republicanos), após ele ir às redes sociais criticar a contratação profissionais de saúde por meio de bolsas, “mesmo com mais de 2 mil aprovados em concurso público esperando por convocação”. Segundo ele, a Lei municipal 2.240 de 2016, que criou o programa de residência e pesquisa, tem o objetivo original de “formar e capacitar e não substituir os concursados”. “Mas o que estamos vendo hoje é diferente: profissionais estão sendo chamados por bolsa para funções permanentes. Isso pode ser desvio de finalidade, violar a Constituição e até configurar improbidade”, avisou. O parlamentar afirmou ter levado a denúncia ao Ministério público e disse que vai acionar o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
PEDIU VAGA PARA BOLSISTAS
Em resposta, a Prefeitura de Palmas apresentou uma série de ofícios em que Vinícius Pires pede a nomeação de profissionais de saúde como bolsista.
PAINEL COM NOMES
O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (Progressistas), avisou que vai pôr um painel luminoso na entrada da cidade para mostrar quais deputados têm e não têm colocado recursos para o município. “Porque chega de malandragem aqui em Araguatins, porque Araguatins não vai servir de boi de piranha para malandro vir buscar os votos, ir embora e encher os bolsos e nós ficarmos aqui no pau da goiaba. Não! Quer o voto? Coloca recurso”, recomendou.
VENDEU AS EMENDAS
Aquiles disse que “tem um malandro” que fala que o prefeito de Araguatins não quer emendas dele. “Ele não tem emenda, ele vendeu as emendas dele tudo. Como é que ele tem emenda?”, questionou.

MONTE SANTO QUER DIRETÓRIO DO MDB
Em Monte Santo, o vereador França Guida se mobiliza para a criação do diretório municipal do MDB. Segundo ele, o partido já tem grande número de filiados na cidade, por isso, o parlamentar vê a necessidade dessa organização da sigla por lá. “Grandes lideranças municipais irão ingressar no partido, e lembrando que nós temos total apoio do presidente estadual, o deputado federal Alexandre Guimarães”, garantiu.
REBATENDO A ALFINETADA

E o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) rebateu a alfinetada que tomou semana passada de seu colega de bancada federal Vicentinho Júnior (Progressistas), durante solenidade na Caixa Econômica Federal, no dia 25, para assinar convênio com o Instituto Xambioá para a construção do Residencial Juriti no Aureny I. “Não adianta ficar gravando vídeos ao lado de ministro porque casa não cai do céu”, avisou Vicentinho ao lembrar da articulação para essas unidades feita junto com a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e com o deputado Carlos Gaguim (UB).
GABINETES ALMOFADADOS E INDIRETAS
Nessa segunda, 31, ao participar do lançamento do primeiro Minha Casa Minha Vida Rural do Tocantins, em São Bento, Alexandre usou o “casa não cai do céu” de mote para seu discurso. Após agradecer o amigo e ministro das Cidades, Jader Filho, o parlamentar afirmou: “Essa semana, em Palmas, ouvi dizer que casa não cai do céu, e é bem verdade. Casa não cai do céu, casa é fruto de muito trabalho, de muita dedicação, de políticas públicas voltadas para nossa gente. Casa só é possível quando tu sai dos dos gabinetes almofadados de Brasília e dos discursos empolgados de indiretas e vem pisar aqui na terra dura, no Matão, para fazer a casa da dona Benta. Casa só é possível com representatividade, casa não cai do céu, mas já é uma realidade na terra e no solo do Estado do Tocantins”.
Assista:
CASE DA VITÓRIA DE EDUARDO EM PALMAS NO COMPOL
O case da vitória do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) em Palmas nas eleições de outubro será levado ao Compol Brasil 2025, o maior evento de comunicação política e institucional do País. Com o título “Siqueira bem: A vitória de Palmas!”, o case será apresentado por Caroline Maria e Gabriela Siqueira Campos. As duas foram as grandes executoras da campanha vitoriosa de Eduardo no ano passado. O Compol ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de junho, em Florianópolis (SC).