Irmã de Ivory quer disputar
O deputado estadual Ivory de Lira reuniu seu grupo em Miracema na noite dessa terça-feira, 5, e ouviu sua irmã, Letícia Lira (PCdoB), anunciar que é pré-candidata a prefeita da cidade. Como a coluna antecipou, os dois ex-prefeitos que pertencem ao grupo — Saulo Milhomem e Júnior Evangelista — já foram avisados que não terão o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) porque estiveram com o senador Irajá (PSD) para o Palácio em 2022. As fontes ouvidas pela coluna garantiram que foram surpreendidas pela declaração da pré-candidatura de Letícia, que até então não havia cogitado a possibilidade.
Caiu bem
O anúncio, contudo, caiu bem. A avaliação é que, justamente por ser irmã do parlamentar, o envolvimento de Ivory poderá ser ainda maior caso a candidatura de Letícia se confirme. Em 2020, ela foi candidata a vice-prefeita de Saulo Milhomem. De toda forma, o grupo tem outros nomes: os vereadores Vereador Cirilo Douglas, Branquinho, o vice-prefeito Aprijo (que está rompido com Camila) e o advogado Thiago Franco.
Duas posições claras
Ivory tem colocado duas posições claras a seus aliados: a primeira que não será candidato de forma alguma a prefeito e a segunda é que o grupo não apoiará, sob quaisquer circunstâncias, a reeleição de Camila. Esse último ponto, garantem aliados do deputado, é apoiado por todos.
O conselho de Nilton a Camila
Por falar em Camila Fernandes, há quem diga que ela foi para Araguacema no sábado, 2, disposta a se filiar ao União Brasil, no grande evento que a senadora Dorinha Seabra Rezende fez na cidade e que recebeu cinco prefeitos. Contudo, a ainda emedebista recebeu ligação de seu aliado e deputado estadual Nilton Franco, que pediu para que ela não se filiasse ao UB, mas ao Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa. Afinal, ao entrar no partido de Wanderlei, a prefeita colocaria em xeque toda a sua oposição em Miracema. Camila aceitou o conselho de Nilton.
Quer nova audiência
Sobre a nota da ação judicial do deputado estadual Júnior Geo para se desfiliar do Podemos, cuja audiência do dia 28, no TRE-TO, não contou com nenhum representante do partido, o advogado Juvenal Klayber protocolou nessa terça-feira na Corte documento em que afirma não ter sido intimado. Ele destaca que “a realização de um novo ato, devidamente acompanhado da correta expedição de intimação eletrônica em benefício dos advogados das partes e do eminente representante do Ministério Público, não prejudica de forma alguma o andamento do feito, uma vez que, não foi realizado nenhum ato posterior”. Klayber pede, assim, para que a audiência e oitiva de testemunha seja remarcada.
Aviso de Cleiton Cardoso
Ainda sobre o grupo de deputados estaduais que faz frente ao da deputada estadual Janad Valcari (PL), Cleiton Cardoso (Republicanos) tem afirmado a aliados que, apesar de estar participando das discussões, o candidato é dele será o nome que o governador Wanderlei Barbosa definir. Nesse grupo estão, além de Cardoso, Júnior Geo (Podemos), Cláudia Lelis (PV), Winston Gomes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB) e Vanda Monteiro (UB), bem como os federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Filipe Martins (PL).
Só ficará o Geo
Um atento observador da política tocantina não conseguiu se segurar e mandou uma mensagem à coluna nessa terça: “É só governador estalar os dedos e o Geo fica sozinho nesse grupo”. Tem rumo.
Recados, não; verdadeiras cartas de aceno
A entrevista do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) à Coluna do CT — a segunda da série com os pré-candidatos — foi recebida não como recados, mas verdadeiras cartas de acenos à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Além de estender a mão para a ex-aliada, Amastha isolou os demais concorrentes e elegeu a deputada estadual Janad Valcari (PL) como adversária direta.
Assista a íntegra:
Alta hospitalar
Por falar em Janad, somente nessa terça-feira ela recebeu alta no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Ela passou mal no dia 26, internou-se em Palmas e foi transferida no meio da semana passada para a capital paulista. Em entrevista à Coluna do CT na quinta-feira, 29, e falou que se tratava de uma forte crise de enxaqueca.
Avante fica com Janad
Ainda sobre a pré-candidata do PL, o chefe de gabinete dela, Patrick Gonçalves Costa, assumiu na segunda-feira, 4, a presidência da comissão metropolitana do Avante. A comissão é válida até 30 de agosto. Arnaldo Pereira Logrado é o primeiro vice-presidente; Adelia Cristinny Dias Ferreira, a secretária-geral; Bruna Gualberto Rodrigues, a primeira tesoureira; e Eliana Nonato da Silva, a primeira secretária.
Aposta de Wanderlei em Santa Fé
O pré-candidato a prefeito de Santa Fé do Araguaia pela oposição, Márcio Capivara, se filiou ao Republicanos nessa terça-feira, com todo o apoio do governador. Wanderlei tem uma motivação adicional para isso: foi uma das setes cidades onde perdeu para o então candidato Ronaldo Dimas (PL) em 2022. Dimas fez no município 43,62% dos votos e o governador, 40,16%.
Dorinha filiou prefeita
Em 2020, a prefeita Vicença venceu Márcio por46,77% contra 34,51% dos votos. Para as eleições de 2024, como a coluna já havia antecipado, a senadora Dorinha filiou Vicença no União Brasil.