PSB LIBERA SEUS VEREADORES
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deu aval ao presidente do partido no Tocantins, Carlos Amastha, para que os vereadores e suplentes que queiram deixar a sigla tenham carta de anuência e sigam seus caminhos. Nos bastidores, a expectativa é de Júnior Brasão deve permanecer no PSB, mas que Mauro Lacerda e o primeiro suplente Epitácio Brandão Filho, o Picó, rumem para outro partido.
FOME COM A VONTADE DE COMER
Ao que tudo indica será a fome com a vontade de comer. Eles não querem ficar na sigla e Amastha está doidinho para fazer uma chapa sem vereadores.
GOVERNO NÃO QUER APOIAR EVANGELISTA E SAULO
O deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) já avisou os ex-prefeitos de Miracema Júnior Evangelista e Saulo Milhomem que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não dará a apoio a eles para que concorram às eleições deste ano. Motivo: ambos trabalharam pela candidatura a governador do senador Irajá (PSD), em 2022. Como se sabe, o parlamentar é visto muito mais que um adversário, um inimigo do Palácio.
IVORY GARANTE APOIO DE WANDERLEI À OPOSIÇÃO
Com isso, a oposição, que quer o apoio de Wanderlei, deve fazer uma reunião agora para definir um nome que possa agradar o Palácio. Ivory garantiu, contudo, aos correligionários que está definido que o governador apoiará o candidato a prefeito indicado por ele.
NILTON GARANTE QUE REPUBLICANOS ESTARÁ COM CAMILA
Por outro lado, o deputado estadual Nilton Franco tem assegurado que o Republicanos, presidido por Wanderlei, vai filiar a prefeita Camila Fernandes (MDB), que, assim, será a candidata oficial do Palácio. A disputa de fundo aí, na verdade, é entre Nilton e Ivory.
IRMÃOS GUIMARÃES SONHAM ALTO
Em Araguaína, os irmãos Guimarães sonham voar alto nas eleições deste ano e nas estaduais de 2026. O projeto é que Israel ocupe a vaga de vice-prefeito em Araguaína em 2024; e, em 2026, o irmão deputado, Alexandre, vire senador e o outro brother, Raul, deputado federal.
PREJUÍZO A PEQUENOS COMERCIANTES
Sobre a queda de braço de Cariri no sábado, 24, aliados do prefeito Júnior Marajó (UB) explicam que ele meteu as máquinas para impedir a montagem da tenda do deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) porque a distribuição gratuita de churrasco que o parlamentar se propôs a fazer prejudicava os pequenos comerciantes que aproveitaram o dia de aniversário da cidade para faturar uma grana extra. Esses comerciantes pediram e o prefeito concedeu o espaço para eles. Mesmo sem montar a tenda, o pré-candidato a prefeito da oposição, Valdônio Rodrigues (PSB) — presidente da Câmara de Gurupi e aliado de Gutierres –, foi para um bar, onde distribuiu o churrasco. Os aliados de Marajó garantem que isso prejudicou as vendas dos pequenos comerciantes.
RUBÃO VAI DISPUTAR PELO PDT EM MONTE DO CARMO
O vice-prefeito de Monte do Carmo, Rubens Amaral, o Rubão, que já havia deixado MDB, se filiou ao PDT do vice-governador Laurez Moreira, nessa quarta-feira, 28. Ele está rompido com o prefeito Arquivades Avelino Ribeiro, o Date (UB), e vai enfrentar em outubro seu companheiro de chapa de 2020.
MDB DEFINE PRÉ-CANDIDATO EM AURORA
O presidente regional do MDB, ex-governador Marcelo Miranda, anunciou nessa quarta-feira, 28, o apoio à pré-candidatura de Edson Neiva (MDB) para a prefeito de Aurora do Tocantins, durante encontro em Palmas com a participação também de Domingos Deraldo (Republicanos), que será o vice, e do ex-prefeito Dional Sena.
JANAD INTERNADA EM SP
A pré-candidata a prefeita de Palmas e deputada estadual Janad Valcari (PL) ficou internada por dois dias no Hospital Oswaldo Cruz, mas, como não melhorava, foi transferida para o Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a coluna apurou, Janad teve fortes dores de cabeça. Na capital paulista, foi diagnosticada uma veia inflamada no pescoço. De acordo com pessoas próximas, ela passa bem, e garantem que não há uma questão “de vida e morte”, como se chegou a especular.