IVORY CONTESTA

O pré-candidato a prefeito de Miracema pelo PCdoB, o deputado estadual Ivory de Lira, contestou a nota de quinta-feira, 9, em que o seu colega deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), contou à coluna que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reafirmou seu apoio à reeleição da prefeita Camila Fernandes (Republicanos). Nilton levou Camila para reunião com Wanderlei na quarta-feira, 8, um dia após o lançamento da pré-candidatura de Ivory, com a presença de deputados governistas e do presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, seu palanque.
FAZ FOTO COM TODO MUNDO
No encontro, Wanderlei chegou a posar para foto com Nilton e Camila, que foi publicada pela coluna. Contudo, Ivory disse que o governador “faz foto com todo mundo”, ainda que, no caso, a foi feita um dia após o lançamento da pré-candidatura comunista de Miracema e tendo no foco a adversária do deputado, filiada ao partido do Chefe de Executivo estadual.
APOIO DE TODOS DO GOVERNO
Além disso, Ivory assegurou que conta com o apoio de “todo o governo” — disse que a maioria de secretários e dirigentes regionais estão com ele. “Como uma pessoa que tem o apoio de todos no governo não conta com o apoio do governo em sua pré-candidatura?”, questionou.
QUESTÃO DE ´TIME´

Não é a mesma opinião da senadora Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do União Brasil e muito próxima da prefeita Camila. A parlamentar disse à coluna que Ivory “é um parceiro”, mas que a questão “é de time”. Ou seja, quando Camila foi definida como pré-candidata do governador, o nome do deputado sequer era cogitado para a disputa. Além disso, Dorinha ressaltou que a prefeita não foi atrás, mas convidada pelo governador para se filiar ao Republicanos. A gestora estava ensaiando, na verdade, a filiação ao União Brasil e, a convite do governador, lembrou a senadora, foi para o Republicanos para ser o nome do Palácio na corrida sucessória de Miracema. Assim, defendeu Dorinha, o apoio de Wanderlei a Camila é natural.
SEM DESEMENTIDO
Fato também digno de registro é que, publicada na quinta-feira a nota que diz que Wanderlei reafirmou apoio a Camila, até agora o governador e o Palácio não a desmentiram. Só Ivory.
COMENDA SEMEAR PARA WAGNO

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, Wagno Milhomem, receberá nesta segunda-feira, 13, às 19 horas, na Assembleia Legislativa, a comenda Semear 2024, da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto). Wagno tem sido um dos principais articuladores do agronegócio tocantinense nas discussões mais importantes e delicadas do setor. E com muito tato e competência. Ou seja, homenagem justa e oportuna.
PALANQUE RECHEADO PARA IRISNETE

O PSD vai realizar no sábado, 18, às 17 horas, o lançamento da pré-candidatura a prefeita de Ipueiras de Irisnete Pinto. O palanque dela estará recheado. Confirmaram presença a prefeita de Palmas e presidente do PSDB regional, Cinthia Ribeiro, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e os estaduais Eduardo Mantoan (PSDB), Júnior Geo (PSDB) e Cleiton Cardoso (Republicanos), além do vereador de Palmas Pedro Cardoso (Republicanos).
SÓ 24 VOTOS
Irisnete foi adversária do atual prefeito Caio Augusto em 2020, e perdeu a eleição por míseros 24 votos, ou 1,64 ponto percentual. Juntos somaram 97,94% dos votos válidos de Ipueiras. Desta vez, os dois estão aliados e com o apoio do empresário Israel Siqueira, o principal líder político do município. A pré-candidata é nascida na cidade, servidora municipal e filha do ex-vereador por cinco mandatos consecutivos André Pinto Correia, já falecido.
AVELINO APONTA DAMASO COMO SUCESSOR

No discurso na festa de seus 84 anos, que, na verdade, completará no dia 20, sob o atento olhar de quase 3 mil pessoas, o ex-governador Moisés Avelino (MDB) avisou que é hora de encerrar a longa e vitoriosa carreira política. Ele convidou à frente o secretário da Governadoria e pré-candidato a prefeito de Paraíso, Osires Damaso (Republicanos), e o anunciou como seu “sucessor no município e próximo prefeito”. “Damaso tem sua história como político e empresário, a sabedoria para contornar os problemas e fazer um bom trabalho. Paraíso precisa de todos nós e nós somos os grandes responsáveis pelo nosso futuro”, defendeu Avelino.
BOLSONARISTA LADO A LADO A PETISTA

O ex-presidente do PTB do Tocantins Alex Kawano que teve encontro casual no Restaurante New Koto, em Brasília, nesse domingo, 12, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Alex, que atuou no bolsonarismo, e Padilha, petista raiz, tiveram uma boa conversa sobre a unificação do Brasil neste momento de radicalização tóxica. O ex-dirigente do PTB tocantinense ainda convidou o ministro a apoiar a nova Frente Parlamentar Brasil-Asean, a Associação das Nações do Sudeste Asiático. Alex contou que vai ser o secretário-geral dessa frente, com o objetivo de fazer um trabalho de relações entre o Brasil e os 11 países membros da Asean.
NOVA INTEGRANTE DO SOMOS
A protetora de animais Luciely Oliveira é a mais nova integrante do coletivo Somos. A divulgação ocorreu no sábado, 11, por um vídeo nas redes sociais. Com a chegada de Luciely, o Coletivo avalia ampliar sua base de lutas e se fortalecer como pré-candidatura à Câmara de Palmas. “Sou protetora e voluntária da causa animal há mais de 13 anos. Com o apoio de muitas pessoas, fundamos a Ausemiaus, que já é reconhecida pelo trabalho realizado em Palmas e região. Conversei muito com as pessoas próximas e acreditamos que este é o momento de termos uma pessoa que defenda a causa animal no parlamento”, disse.