A PAZ SELADA
As discretas disputas internas – às vezes nem tão discretas assim – para construir a candidatura do deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) a presidente da Assembleia terminaram com a paz selada na noite dessa segunda-feira, 30, no restaurante Cabana do Lago, em Palmas. O regabofe contou com a presença de 23 parlamentares (entre eles o ex-pré-candidato Cleiton Cardoso), do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice-governador Laurez Moreira (PDT). Única ausência foi de Eduardo do Dertins (Cidadania), que estava viajando.
AMÉLIO SERÁ ELEITO
Assim, Amélio Cayres será mesmo eleito presidente da Assembleia nesta quarta-feira, 1º, em chapa única, para o biênio 2023/2024, com Ivory de Lira (PCdoB) de vice-presidente.
LÉO SERÁ ELEITO
Da mesma forma, Léo Barbosa (Republicanos), filho de Wanderlei, também será eleito nesta quarta presidente da Assembleia, com Cleiton Cardoso de vice, mas para o biênio 2025/2026. Claro, igualmente em chapa única.
DISCURSO AGRADOU
Deputados contam terem gostado do discurso de Amélio no jantar da noite dessa segunda. Ele disse que vai presidir a Assembleia em conjunto com todos os colegas sem qualquer tipo de discriminação.
CANDIDATURA INDEPENDENTE
Na avaliação de deputados ouvidos pela coluna, Amélio construiu sua candidatura independente do Palácio, uma vez que, defendem eles, Wanderlei “deixou a coisa correr solta e não entrou na disputa”. De um lado, dizem que fortalece a independência do Legislativo estadual, mas, de outro, isso precisará ser administrado pelo Palácio, porque o futuro presidente “não deve nada a ele”.
A MAIS FORTE
Também veem que a parlamentar mais forte do grupo de Amélio é Janad Valcari (PL). “Está muito forte por lá”, garantiu um deputado.
NOVATOS E VETERANOS
No jantar, foi sorteado quem vai discursar em nome dos novatos e veteranos, uma vez que não haverá oposição na Assembleia. Pelos novatos, o sorteado foi Marcus Marcelo (PL), mas ele passou a bola para Janad Vacari. Pelos veteranos falará Valdemar Júnior (Republicanos).
SEM FOTO
Por falar nisso, disseram que Janad pediu para tirar foto com dois colegas, mas eles se recusaram. Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), inimiga visceral de Janad; Vanda Monteiro (UB), cujo esposo, o vereador Márcio Reis (UB), é fiel aliado da tucana na Câmara.
FOTO JÁ ESTÁ NA PAREDE
A foto de Janad já está há alguns dias no gabinete que será ocupado por ela, o de Amélio. Ou seja, ambos já tinham como certa, há muito tempo, a eleição do republicano para a presidência da Assembleia.
RUSGAS SUPERADAS
Sobre a bancada federal, todas as rusgas entre Wanderlei e o senador Eduardo Gomes (PL), por conta de estarem em diferentes palanques nas eleições do ano passado, estão totalmente superadas. Segundo os próximos dos dois, eles se conversam diariamente.
MAIS ISOLADO
Com isso, sustentam as fontes, o senador Irajá (PSD), crítico ácido do governo do Estado, tende a ficar cada vez mais isolado, já que Wanderlei tem a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) como aliada de primeira hora, e ainda deve contar com o apoio dos oito deputados federais.
MAJORITÁRIA PRONTA PARA 2026
Vão além: a dupla Wanderlei-Gomes já aponta para eleição do Senado de 2026, com Laurez Moreira na disputa pelo governo. Ou seja, o desenho da chapa majoritária está pronto. Claro, tem um oceano inteiro a passar sob essa ponte.
2024 “BORBULHA” EM PORTO
Em Porto Nacional, já começam a borbulhar os pré-candidatos a prefeito para 2024. Além do prefeito Ronivon Maciel (PSD), há o líder ruralista e suplente de senador Maurício Buffon (PTB), como a coluna já havia antecipado; e agora falam que o próprio deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) poderia entrar no páreo.
A VEZ DE LUZIMANGUES
Quem estuda a possibilidade de também concorrer é o vereador Soares Filho (SD). O argumento dele é interessante: todos os pré-candidatos, historicamente, dão a vaga de vice a Luzimangues. Inclusive, o atual vice é de lá, Joaquim do Luzimangues. O parlamentar, contudo, defende que o distrito, que hoje tem cerca de 8 mil eleitores, “é a bola da vez” e chegou a hora de ter um nome próprio encabeçando chapa. Soares foi o vereador mais bem votado em Luzimangues em 2020. Semana que vem ele vai a Brasília conversar sobre o assunto com seu aliado no plano estadual, o deputado federal Carlos Gaguim (UB).
LOTERIA ESTADUAL É VIÁVEL
O secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, avaliou que o projeto da Loteria Estadual que está em processo de implantação é, em nível de governança, tecnicamente robusto; na parte jurídica, seguro; e na parte econômico-financeira, viável. Ele apresentou nessa segunda-feira, durante reunião ordinária do Conselho de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins (CPPI-Tocantins), os avanços do cronograma do projeto e deliberou sobre os próximos passos, autorizando a fase de diálogo público. A expectativa é de que, nas próximas semanas, a minuta do edital de licitação seja disponibilizada para consulta pública.
CT ENTREVISTA
Começo nesta quarta-feira um programa que passarei a publicar de segunda a sexta-feira, o CT Entrevista. A novidade é que os temas serão variados, para muito além da política: cultura, educação, economia, etc. Será gravado, postarei no YouTube, capa do site e redes sociais.