JOSI DEIXA REUNIÃO
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), deixou uma grande reunião na casa do empresário Zezinho Antunes, na noite de quinta-feira, 15, porque o candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, passou a atacar em sua fala o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), de quem a gestora é aliada. Ao Portal Atitude, da cidade, um aliado da prefeita confirmou a insatisfação dela como discurso de Amastha: “Ela não aceitou participar da reunião política onde há agressão aos companheiros de sua gestão”.
STIVAL PÔS PANOS QUENTES
Conforme a coluna apurou, foi preciso que o primeiro suplente de Amastha, o empresário Oswaldo Stival (PSB), entrasse no circuito para pôr panos quentes na situação.
MAIS UM PROBLEMA DE PALANQUE
É mais um problema de palanque para o currículo de Amastha. Ele tem pelo menos dois muito folclóricos em sua história política. Um ocorreu em fevereiro de 2016, quando o então prefeito de Palmas tentou impedir que o governador da época Marcelo Miranda (MDB) subisse no palanque do Dia Z do Zika, diante de um perplexo ministro do trabalho e emprego, Miguel Rossetto, que chegou a condicionar sua presença no evento à autorização para que o na época inquilino do Palácio Araguaia estivesse ao seu lado.
OUTRO PROBLEMA COM MARCELO
Outro problema também envolvendo o palanque e Amastha ocorreu na eleição de 2018 e com o mesmo Marcelo Miranda. Candidato a governador, Amastha se recusou a subir do palanque em Sítio Novo, num evento do deputado estadual Jair Farias (UB), por causa da presença de Marcelo.
FALA DE GAGUIM SEM BASE LEGAL
O candidato a deputado federal e jurista Márlon Reis (PSB) afirmou que o deputado federal Carlos Gaguim (UB) não tem razão quando disse à coluna que os postulantes que desistirem de concorrer à eleição terão que devolver o fundo eleitoral utilizado. Segundo Marlon, a fala de Gaguim “é totalmente sem base legal”.
NENHUMA DEVOLUÇÃO
Ele explicou que, se o candidato efetuou despesas lícitas e comprovou que ter usado adequadamente o recurso, não é obrigado a devolver por desistir. “Essa fala do Gaguim não procede, inclusive, pelo contrário, se o candidato não utilizou o fundo eleitoral, ele simplesmente devolve e se utilizou, pagando serviço que foi devidamente prestado, não existe necessidade nenhuma de devolução, porque ninguém é obrigado a tocar uma candidatura na qual não acredita mais”, garantiu o também ex-juiz.
POLÍTICO NÃO, MAS POVO GOSTA DE JOÃO OLIVEIRA
Candidato a deputado estadual, o ex-vice-governador João Oliveira (Cidadania) participou do quadro Conversa de Política nesta segunda-feira, 19, e afirmou que os políticos não gostam dele desde o início de sua vida pública. “Mas o povo gosta”, garantiu para arrematar em seguida: “Vou dar trabalho para os políticos. Parlamento é para defender o povo, não governo”.
SE ARREPENDEU
Oliveira revelou ao quadro da Coluna do CT que se arrependeu de ter sido vice-governador. Ele avalia que poderia ter sido mais útil ao estado se tivesse ficado na Câmara Federal. “Foi bom para o meu currículo [ser vice], mas me arrependo”, afirmou.
Assista a seguir a íntegra da entrevista de João Oliveira ao conversa de política:
TOCANTÍNIA FECHADA COM WANDERLEI
Em Tocantínia, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) conta com o apoio de situação e oposição locais à sua reeleição. O prefeito Manoel Silvino (SD) pede votos para Wanderlei, bem como seu adversário de 2020 Marcelo Lucena (UB) e os vereadores Euvaldo Machado (UB), Hélio Machado (UB), Silvânio Ramos (UB) e Isaías Xerente (Rede).
NÃO ATENDEU À DEMANDA
O deputado federal Eli Borges (PL) negou que o vereador de Gurupi Zezinho da Lafiche (Avante) tenha deixado de apoiá-lo para ir defender a eleição de Filipe Martins (PL), como fontes de Gurupi disseram à coluna. Segundo Eli, Lafiche nunca chegou a apoiá-lo. “Só teve a intenção, mas não consegui atender a demanda dele”, afirmou o parlamentar.
WALDSON COM KÁTIA
O vereador de Palmas Waldson da Agesp (PSDB) vai declarar apoio nesta terça-feira, 20, à reeleição da senadora Kátia Abreu (Progressistas), durante reunião do candidato a deputado estadual José Augusto Pugliesi (PSD), em Taquaralto. Para federal, Waldson apoia o empresário da construção civil Pedro Júnior (PL), que é do Bico do Papagaio.
QUARTETTO E DOTZ
A Dotz, ecossistema B2B2C que integra milhões de consumidores e parceiros, fechou parceria de seu programa de fidelidade com a rede tocantinense Quartetto Supermercados. A partir de agora, todas as compras realizadas nas 12 lojas Quartetto em Palmas, Porto Nacional, Paraíso e Gurupi permitirão que os clientes ganhem Dotz. Eles também poderão pagar suas compras nos estabelecimentos com o saldo em Dotz, além de poder trocá-los por descontos, cashback direto na conta digital ou mesmo por produtos e viagens no catálogo de trocas do programa.