SUBSERVIÊNCIA
A vereadora Laudecy Coimbra (SD) reclamou na sessão da manhã desta quarta-feira, 3, da subserviência da Câmara de Palmas ao Executivo. “O órgão que tem na sua essência, no seu bojo, o dever de fiscalizar… Eu entendo que os Poderes têm que ser harmônicos, mas têm que ser independentes”, ressaltou.
BRINCANDO DE VEREADOR
Laudecy contou que a Câmara derrubou um veto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) a um projeto dela que dava nome a uma Cmei na 1004 Sul. Cinthia tinha 48 horas para sancionar ou o presidente da Câmara ou seu vice-presidente deveriam promover a promulgação. Nem uma coisa nem outra ocorreu. “Nós estamos aqui brincando de ser vereadores. A Câmara abre mão de seu papel para atender um desejo do Executivo, passando por cima da lei que prometemos cumprir. Isso é crime de improbidade administrativa”, avisou. “Será que vou ter que ir à Justiça para fazer cumprir o Regimento Interno desta Casa? Nós chegamos a este absurdo?”
FOLHA, LÍDER DO GOVERNO
Para a vereadora, ver diariamente o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB), “fazer o papel de líder de governo é totalmente inadequado”. “Eu tinha vontade de ver o presidente defender o Legislativo com o mesmo afinco que ele defende o Executivo”, alfinetou. Folha não estava na sessão, que era presidida pelo vice, Pedro Cardoso (UB), que Laudecy avisou que também pode responder judicialmente, uma vez que ele também poderia promulgar a lei. Ela disse no início que queria que Folha estivesse no comando da sessão para ouvir seu pronunciamento.
OS DOIS NA BERLINDA
O deputado estadual Júnior Geo (Pros) continua sua peregrinação em busca de assinaturas para a CPI do Igeprev. Ele conversou com dois colegas que estão na berlinda, os presidentes das Comissões de Constituição e Justiça, Nilton Franco (Republicanos), e de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, Moisemar Marinho (PSB). Ambos servidores públicos e comandantes de duas comissões que vão analisar a reforma da Previdência. Como também são da base do governo, precisam acender velas para dois santos.
NATIMORTA
No geral, a CPI de Geo é vista como natimorta. Como o Palácio conseguiu resolver as demandas mais urgentes de sua base, dificilmente essa comissão de investigação sairá do papel.
TUDO PELA INFÂNCIA
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) realiza em seu auditório nesta quinta-feira, 4, a partir das 13h30, um evento para a assinatura do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância. O objetivo é mobilizar governo, prefeitos, gestores públicos e instituições sobre a importância de investir em políticas públicas efetivas para crianças de 0 a 6 anos. O evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO); e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Todos os 139 prefeitos foram convidados e terão um lugar especial na cerimônia. Conforme a coluna apurou, a cadeira de quem faltar não será ocupada por outros. Ficará vazia à vista do auditório.
OUTRO GOMES NO CENÁRIO
Paulinho Gomes, o Paulinho do Banco, irmão do senador Eduardo Gomes (PL), também pode ingressar na política. A família, além do senador, conta com outro membro na vida pública, o vice-prefeito de Palmas, André Gomes, que já foi vereador em Miracema. Agora Paulinho do Banco é assediado por amigos e até familiares a colocar seu nome à disposição dos eleitores. Ele também já teve uma passagem pela política – foi vereador em Xambioá, tendo até presidido a Câmara. Outro Gomes que já empreendeu por esse caminho é Hiram, ex-vereador da Capital.
AS DUAS POSSIBILIDADES
São duas as possibilidades colocadas para Paulinho: ele poderia disputar a Prefeitura de Xambioá no ano que vem, por conta de sua história política com a cidade e da forte relação que ainda mantém por lá. A outra possibilidade, aventada por amigos, é que Paulinho coloque seu nome como opção para uma vaga de vice-prefeito em Araguaína.
CINCO PRÉ-CANDIDATOS
São cinco os líderes que despontam na histórica Natividade para as eleições do ano que vem. Naturalmente, o atual prefeito, Thiago Cerqueira (Progressistas), e, pela oposição, professor Hélio (MDB), o vice-prefeito Felipe Fonseca (PDT) e dois ex-prefeitos, a professora Martinha (UB) e Chico Natividade (PDT). Contudo, dificilmente esses quatro nomes devem conseguir fazer suas pré-candidaturas sobreviverem até as convenções de meados de 2024. Dois deles, inclusive, são parentes. Chico é tio de Felipe, filho de outro ex-prefeito, Joaquim do Posto.
POSSÍVEL NOME PALACIANO
Pela base do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos), os observadores da política local veem grandes chances de professor Hélio ficar com o apoio do Palácio. Ele é muito ligado ao deputado estadual majoritário da cidade, Valdemar Júnior (Republicanos), e ao deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), que também teve excelente votação por lá.
COM OS ABREUS
Essas mesmas fontes do município não veem muita chance de o governo apoiar o prefeito Thiago. Motivo: umbilicalmente ligado à ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas) e ao filho dela, o senador Irajá (PSD). Contudo, fonte importante do Palácio lembra que o prefeito apoiou Wanderlei em outubro. Assim, um apoio a ele não estaria descartado.
SEM REELEIÇÃO
Uma curiosidade de Natividade é nunca um prefeito se reelegeu por lá. Alguns ocuparam mais de uma vez o cargo, mas não via reeleição.
PT TEM PRÉ-CANDIDATO EM ARRAIAS
O vereador Edivaldo Cardoso (PT) sinalizou que pode disputar a Prefeitura de Arraias, durante reunião nessa terça-feira, 2, em Palmas, com o presidente regional do PT, ex-deputado estadual José Roberto. Ele avisou que vai começar a trabalhar desde já um projeto de desenvolvimento socioeconômico para a sua cidade.
VEREADOR HOMENAGEADO
O vereador de Miracema do Tocantins Edilson Tavares (MDB) foi agraciado com comenda da União dos Vereadores do Brasil (UVB), durante a 22ª Marcha Nacional da categoria, em Brasília, semana passada. Ele recebeu a homenagem das mãos do presidente da UVB, Gilson Conzatti (foto acima). Tavares está no seu terceiro mandato na Câmara de Miracema, Poder que presidiu por duas vezes. Através do Mirajornal.com, o parlamentar dedicou a premiação a todos os colegas vereadores do Tocantins, em especial aos seus pares do Legislativo de Miracema. A UVB afirmou que “o vereador miracemense tem um histórico de vida exemplar e uma carreira política digna de galgar os maiores escalões na prestação de serviço à população de seu município e seu estado”.
DE ARAGUAINENSE PARA ARAGUAINENSE
Requerimento do deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) cobra da Secretaria Estadual dos Esportes e Juventude (Seju) a reforma e revitalização do Ginásio de Esportes do bairro JK, um dos mais antigos e populosos de Araguaína. A pasta é comandada por seu ex-colega de Assembleia e também importante político araguainense, Elenil da Penha.