LAUREZ COM A SUPER SECRETARIA
A nova Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, criada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), está sendo considerada uma super pasta. O que se diz nos bastidores é que o titular será indicado pelo vice-governador Laurez Moreira (PDT). Laurez já disse à coluna que não vai assumir secretarias da gestão.
LÍDER INDÍGENA À FRENTE DA PASTA
Para a também nova Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais, o nome cogitado é da líder indígena Narubia Werreria. Ela, inclusive, foi à COP27, no Egito, onde esteve com o governador. Narubia está afinadíssima com as pautas dos povos originários tocantinenses.
VALDEREZ E BERENICE
Para outra pasta recém-criada, a Secretaria Estadual da Mulher, dois nomes são cogitados: a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos), que não conseguiu a reeleição em outubro; e a irmã do governador Wanderlei, a professora Berenice Barbosa, que já foi secretária municipal da Educação de Palmas na gestão de Carlos Amastha (PSB).
DORINHA PODE INDICAR
Há quem diga ainda que o governador poderia entregar a pasta para sua aliada, a senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB), indicar a titular.
IRMÃ E FILHOS
Sobre uma possível indicação da irmã de Wanderlei, tem quem já olhe meio atravessado. Afinal, o governador acabou de indicar o filho Rérison Antônio, para a superintendência do Sebrae, e existe a possibilidade de o outro filho, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), ser eleito antecipadamente presidente da Assembleia para o segundo biênio desta nova legislatura (2025/2026).
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUEREM A PASTA
As pessoas com deficiência ficaram muito satisfeitas com a criação da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD), junto à Secretaria Estadual da Saúde. Contudo, queriam que um deles fosse o titular da nova pasta, como no caso da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais. Mas a informação é que a superintendência ficará com Rosa Helena, a Rosa da Anjo Azul, que não é uma pessoa com deficiência.
O RUMO DE LÉO NA ELEIÇÃO DA MESA
Por falar na Assembleia, os movimentos começam a se intensificar, faltando 20 dias para a eleição da mesa diretora, que acontecerá no dia 1º. Aliados do deputado Amélio Cayres (Republicanos) insistem que a pré-candidatura dele está consolidada e já aventam a possibilidade de ele conseguir a adesão de Léo Barbosa. Se isso ocorrer, claro, não é apenas o Léo, mas o próprio Palácio que estará saltando na pré-candidatura. Como bem disse o governador na discussão sobre os apoios dos senadores Irajá (PSD) e Kátia Abreu (PP), nas eleições do ano passado, a posição política deles é indissociável.
CLEITON AINDA APOSTA EM LÉO
Contudo, os aliados de Cleiton Cardoso (Republicanos) garantem à coluna que Léo esteve desde o início com o grupo, incentivou o deputado e até pediu votos para colegas. Segundo afirmam, apesar de em determinado momento o filho do governador ter se silenciado, nunca Léo disse a Cleiton que apoiaria Amélio. Assim, o deputado ainda conta com a participação do filho do governador na chapa.
NEM COM AMÉLIO, NEM COM CLEITON
À coluna, porém, Léo disse pelo WhatsApp que está em viagem para fora do Estado e que não tratou da eleição mesa nem com Amélio, nem com Cleiton.
SALDO POSITIVO NA MINERAÇÃO
O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Mauro Mota, considerou que o setor teve um resultado bastante positivo em 2022. Ele apontou um crescimento de R$ 3 milhões na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), a realização da primeira exposição de mineração do Tocantins e o lançamento do mapa geológico do Estado, através do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
NOTA DE LUTO
Porto Nacional perdeu na segunda-feira, 9, o radialista Aurivan Lacerda, que faleceu aos 56 anos e foi um dos grandes profissionais da comunicação do Tocantins. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.