SOBRE PADRE E BISPO
O candidato a vice-governador da chapa palaciana, Laurez Moreira (PDT), tem dito aos amigos que não se vê como empecilho num possível apoio de sua adversária em Gurupi, a prefeita Josi Nunes (UB), à candidata a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Para Laurez, suas diferenças com Josi fazem parte de uma briga paroquiana, enquanto as eleições estaduais estão em outro patamar. Certa vez, o agora candidato a vice-governador disse a este colunista que “padre que não sai da paróquia não vira bispo”. Parece que é o caso.
COM WANDERLEI
Apesar de o prefeito Diogo Borges (PSD) estar na campanha do candidato a governador Irajá (PSD), outros líderes de sua terra, Talismã, pedem votos para o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). É o caso da ex-prefeita Miriam Salvador Costa e do atual vice-prefeito, Adão Gomes de Melo (PSD).
STIVAL É O MAIOR DO SUL
O candidato a senador do PSB, Carlos Amastha, está pra lá de animado com as possibilidades que se abriram com a desistência de seu adversário Mauro Carlesse (Agir). Acredita que foi o que mais saiu ganhando, sobretudo na região sul, domicílio eleitoral do ex-governador. Com a saída de Carlesse, Amastha avalia que o nome mais forte da região na disputa pela vaga de senador passou a ser o de seu primeiro suplente, o empresário Oswaldo Stival (PSB).
DE MOTO OU DE CARRO?
O candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, já confirmou que estará presente na motociata que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai fazer pelo Bico do Papagaio na sexta-feira, 9. Apenas ainda não está definido se Dimas seguirá o presidente de carro ou de moto.
TERRA LULISTA
O Bico do Papagaio, que receberá a motociata presidencial, bom que se diga, historicamente, é talvez a região mais lulista do Tocantins.
EXEMPLO NA HABITAÇÃO
Por falar em Dimas, o candidato a deputado federal pelo Maranhão Rodrigo Brasmar (PP) citou a gestão do ex-prefeito de Araguaína como exemplo de política habitacional. “Quando tem vontade política de fazer, faz. Em 2012 se levantou um homem que queria mudar a história de Araguaína, e possibilitou a entrega de moradias para quase 7 mil famílias”, disse o candidato se referindo a Dimas, depois de criticar as obras inacabadas de milhares de casas populares em Imperatriz (MA).
FAMÍLIA RACHADA
Em oposição à prefeita de Miracema e sua cunhada, Camila Fernandes (MDB), que declarou apoio a Dimas, o irmão do prefeito Moisés da Sercon, Fidel Costa, está empenhado em promover a candidatura de Irajá. Na noite dessa segunda, 5, ele organizou uma reunião em sua residência para o governadoriável do PSD conversar com empresários e representantes da sociedade miracemense. Se o racha da família do prefeito Moisés, assassinado há quatro anos, vinha sendo comentada aqui e ali, nestas eleições está sendo vista em praça pública.
SABOINHA COM KÁTIA
O ex-vereador Saboinha Júnior (SD) declarou apoio à senadora Kátia Abreu (Progressistas). “A senadora sempre nos recebeu bem em Brasília, mandou muitos recursos para Guaraí. Em 2014 apoiei a Kátia para o Senado e recebi o apoio dela em 2016 para a Câmara. Sempre tivemos uma proximidade e agora vamos estar juntos de novo”, disse Saboinha, que já presidiu o legislativo local e nas últimas eleições municipais concorreu a prefeito e obteve quase 46% dos votos válidos.
DA EDUCAÇÃO AO AGRONEGÓCIO
Como a coluna havia antecipado, com a campanha em céu de brigadeiro, o governador Wanderlei intensificou os pedidos de votos para sua candidata ao Senado, Professora Dorinha. Ele e o vice Laurez têm feito isso, de forma enfática, em todos os eventos. Seja quando fala de educação, área de Dorinha, ou quando o tema é o agronegócio, Wanderlei sempre arruma uma maneira de destacar a importância da eleição de sua companheira de majoritária.
PARCERIA CONTINUARÁ
Depois de não conseguir um acordo que a pusesse no palanque de Dorinha, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), destacou em entrevista sua boa relação com a deputada federal. Contou ter pedido conselhos à parlamentar quando assumiu a gestão da Capital e que Dorinha sempre foi muito presente em seu governo. Porém, sem o entendimento com a candidata ao Senado do UB – entre as exigências estariam colégios eleitorais para o marido, o candidato a deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) –, Cinthia declarou apoio à reeleição de Kátia. Contudo, garantiu que a parceria com Dorinha continuará.
TABOCÃO DECEPCIONADO
O empresário Edison Tabocão tem dito a amigos que está decepcionado e não quer mais saber de política. Ele era candidato a candidato a vice-governador. O senador Irajá e sua mãe, Kátia, queriam emplacá-lo na chapa de Wanderlei, que preferiu Laurez. Segundo amigos, a decepção de Tabocão seria com os Abreus e com Wanderlei também.