LEO BARBOSA NO COMANDO DO REPUBLICANOS EM PALMAS
O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) assume nesta terça-feira, 18, a presidência metropolitana do Republicanos, em evento no Auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 18 horas, quando o partido também apresentará os pré-candidatos a vereador na Capital. O comando da legenda em Palmas, até agora, era do deputado federal Ricardo Ayres, que passou a ser o primeiro vice-presidente estadual.
COMISSÃO DE NOTÁVEIS
A comissão da sigla em Palmas é composta por vários notáveis da política estadual. O primeiro vice-presidente é o também deputado estadual Cleiton Cardoso; o segundo vice-presidente, o secretário extraordinário de Assuntos Institucionais, Iderval Silva; o secretário-geral é o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz; o primeiro secretário, o vereador Pedro Cardoso, e o segundo, o secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha. A comissão ainda conta com os vereadores Iolanda Castro como primeira vogal e Marilon Barbosa como terceiro vogal. Outros nomes são Wesley de primeiro tesoureiro, Thomas como segundo tesoureiro e outros vogais são bispa Cris (segunda) e Áurea (quarta). Algumas dessas indicações ainda podem ter alteração.
O VICE DE JORGE FREDERICO PODE SER ANUNCIADO
O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) pode anunciar seu vice no lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Araguaína na quinta-feira, 20, às 19 horas, no Ginásio do Sesc da cidade, que terá a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A novidade aí é que tem outro nome surgindo entre as possibilidades para a vaga de companheiro de chapa de Jorge. Além do ex-vice-governador Paulo Sidnei (PDT) e do ex-deputado estadual e ex-secretário do Esporte e Juventude Elenil da Penha (Progressistas), também é citado o médico Hugo Mendes (SD), que foi candidato a prefeito em 2020.
MUTIRÃO DE SERVIDORES PRÓ-RONIVON
O deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) não tem dúvida de que a maioria dos presentes na inauguração da ponte de Porto Nacional era favorável a seu adversário destas eleições e prefeito da cidade, Ronivon Maciel (UB), porque eram servidores do município. “Não vou pagar para o pessoal ir lá me aplaudir, isso não tem cabimento, e os que estavam lá, em sua maioria, eram funcionários da prefeitura, que tiveram que ir”, criticou.
AGRESSIVOS
Outros aliados de Andrade afirmam que o grupo pró-Ronivon, inclusive, foi agressivo e desrespeitoso com a comitiva do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
WANDERLEI SURFA NA BOA ONDA FISCAL
Enquanto a briga pré-eleitoral se acirra, o governador Wanderlei Barbosa surfa na onda da boa situação fiscal do Estado. Essa condição — sempre questionada pelos opositores do Palácio — foi confirmada agora pelo Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking Siconfi), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Divulgado em cerimônia em Brasília nesta segunda-feira, 17, trouxe o Tocantins no segundo melhor desempenho entre os Estados, atrás apenas de Goiás.
MOURÃO QUESTIONA DADOS DO EMPREGO NO TO
Por falar em questionar, o ex-deputado Paulo Mourão (PT) tem colocado em dúvida os números de emprego divulgados pelo Palácio, que mostram, com dados do Caged, o saldo positivo de mais de 50 mil postos de trabalho de janeiro de 2021 a abril deste ano. Para Mourão, é preciso entender melhor esses dados. “Se a taxa de desemprego de 2024 registrou 5,5% e se se observa que os empregos gerados em 2023 somam 251.292 e em 2024 até o momento 256.016, o número de vagas aumentou de 2023 para 2024, na verdade, somente 4.724 empregos de carteira assinada. Acho difícil a taxa de desemprego estar somente em 5,5%, pois, sempre que a taxa de desemprego atinge de 5% a menos, o Estado é considerado em pleno emprego, ou seja, a taxa é tão baixa que deixa de ser considerada uma preocupação social, o que, na verdade, não condiz com nossa realidade de milhares de jovens de 17 a 28 que nem estudam e nem trabalham”, defendeu o ex-parlamentar.
MDB É EDUARDO FORTES
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) reforçou seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) a prefeito de Gurupi. Num vídeo, Guimarães diz que ele e o MDB “são Eduardo Fortes em Gurupi”. O pré-candidato agradeceu o apoio e disse que Guimarães é “gurupiense de coração”. “E sabe que podemos fazer muito mais pela nossa Capital da Amizade”, afirmou Fortes.
AUGUSTINÓPOLIS COM 3 PRÉ-CANDIDATOS
Em Augustinópolis, o prefeito Antônio do Bar, que vai à reeleição pelo Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa e de seu irmão, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, vê sua oposição, neste momento, dividida em duas outras pré-candidaturas. Uma é a de seu vice, Zé Mendonça, que rompeu com Antônio do Bar e se prepara para disputar pelo PDT do vice-governador Laurez Moreira. A outra é do cirurgião dentista Guilherme Rezende (Podemos).
IPUEIRAS TEM UM 3º PRÉ-CANDIDATO
Ipueiras tem um terceiro pré-candidato a prefeito. Além de Irisnete Pinto (PSD), pré-candidata do prefeito Caio Augusto (UB), e do oposicionista Neto Aires (Progressistas), irmão do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas), a cidade terá uma terceira via com o empresário Nícolas Pedreira (MDB). Ele tem focado sua pré-campanha na geração de empregos, um dos sérios problemas, defendeu, de Ipueiras. Conforme levantamento da pré-campanha de Nícolas, a cidade, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), tem apenas 105 empregos formais e, desde 2021, não há aumento na quantidade de postos de trabalho. “Moro em Ipueiras desde pequeno. Precisamos de crescimento econômico, e gerar empregos será o nosso foco principal. A prefeitura tem que ser indutora da economia, incentivando a iniciativa privada a investir. Eu gero empregos em Ipueiras, e sei como fazer”, garantiu. Ele conta com o apoio do ex-governador Marcelo Miranda e do empresário Arlindo Lopes, dois históricos emedebistas.
SEU NELSINHO TENTARÁ NOVAMENTE
Outro que lançará sua pré-candidatura pelo MDB é o ex-prefeito de Lagoa da Confusão Nelsinho Moreira. Será na sexta-feira, 21, às 18 horas, no Espaço Celebrar. Seu Nelsinho foi prefeito de Lagoa de 2017 a 2020, quando perdeu a reeleição para o atual gestor, Dr. Thiago (UB).
VEREADOR LEOCY SE PREPARA PARA A DISPUTA EM ARAGUATINS
Em Araguatins, a oposição ainda não se definiu sobre quem deve enfrentar o prefeito Aquiles da Areia (Progressistas), que vai buscar a reeleição. A pré-candidatura mais bem posicionada até agora para esse enfrentamento é a do vereador Leocy Mota (MDB), que está no quarto mandato e é professor na cidade. No mais, são rumores, inclusive em torno de uma possibilidade de o deputado estadual Winston Gomes (PSD) aceitar o desafio. Mas, dizem, até agora ele não se manifestou. Conforme líderes de Araguatins, a oposição tem feito pesquisas e estudado o cenário. O objetivo é afunilar num só nome para enfrentar Aquiles.