FIM DO MANDATO DE MARCELO
O mandato do ex-governador Marcelo Miranda na presidência do MDB do Tocantins termina na sexta-feira, 31. Conforme a coluna apurou, uma comissão provisória, então, será formada sob o comando do deputado federal Alexandre Guimarães, que deixou o Republicanos após um acordo nacional para se filiar ao MDB.
4º QUE ENTRA DE CIMA PARA BAIXO
Nos últimos 20 anos, Alexandre é o quarto importante líder estadual que ingressa no partido no Tocantins por via nacional. Por volta de 2003, o então senador Leomar Quintanilha trocou o extinto PFL pelo MDB. Ele deixou a sigla em 2006 para ingressar no PCdoB, pelo qual disputou o governo do Tocantins, mas voltou ao MDB após as eleições daquele ano. Uma década depois foi a vez da então senadora Kátia Abreu trocar o PSD (após longa passagem dela pelo PFL, que depois viraria DEM, antes de se fundir com o PSL para formar o União Brasil). Em meio ao racha em torno da cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, Kátia acabou sendo expulsa do MDB em novembro de 2017. No final de janeiro de 2019, dias antes de sua posse, foi a vez do senador Eduardo Gomes trocar o solidariedade pelo MDB, no qual ficou até março de 2022, quando ingressou no PL. Deles, apenas Gomes não foi presidente regional do partido.
OS LOTES DE CADA UM
No caso de Alexandre, há um acordo com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), que dividiu os municípios entre o deputado tocantinense e o ex-governador Marcelo. Palmas, Paraíso e Porto Nacional, por exemplo, ficam na cota de Marcelo; já Araguaína e Gurupi são lotes de Alexandre.
PROJETO DE MARCELO PARA 2026
Por falar em Marcelo, aliados dizem que o ex-governador já trabalha seu projeto eleitoral para 2026. Ele deve disputar vaga na Câmara dos Deputados.
OS DOIS FUNDAMENTAIS
Sobre o contrato de US$ 50 milhões — cerca de R$ 257,46 milhões — com o Banco Mundial para a modernização de sistemas para a gestão de recursos humanos, previdência, compras, investimento e orçamento; patrimônio, saúde, educação e assistência social, o Pró-Gestão, assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), nessa segunda-feira, 27, dois representantes do Tocantins foram fundamentais para esse final feliz. É o que o Estado estava no fim da fila de exame dos pedidos que haviam no Ministério do Planejamento. A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), então, entraram em cena e levaram Wanderlei ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Os argumentos apresentados pelo governador convenceram e Padilha pediu que a ministra Simone Tebet agilizasse o caso do Tocantins.
SEM ELEIÇÃO
A volta do vice-prefeito Israel Kawe (PSB) ao comando da Prefeitura de Formoso do Araguaia, por decisão judicial nessa segunda-feira, 28, resolveu um impasse. É que, se ele não voltasse, o município teria que passar por eleição suplementar para suprir a vaga do prefeito cassado Heno Rodrigues (UB). A oposição, inclusive, estava intrigada com o silêncio do prefeito interino Felipe Souza (PRTB). Já o entorno do agora de novo vereador diz que Felipe aguardava uma manifestação da Justiça. Com Kawe, a dúvida acaba. Com o vice no comando da cidade, não há necessidade de eleição suplementar.
SE TORNA PLAYER IMPORTANTE
Se o agora prefeito permanecer no cargo, se tornará player importante na disputa eleitoral de Formoso, que tem outros dois concorrentes de peso, o ex-vereador Ronison Parente (MDB) e o advogado e suplente de deputado estadual Guilherme Gama (Republicanos).
ACOSTUMADO A OLHO GORDO
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB), rebateu a alfinetada que levou do ex-senador Vicentinho Alves no lançamento da pré-candidatura do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), no sábado, 25. Vicentinho disse não acreditar “em pessoa que não olha no olho do outro”. “E o baixinho Ronivon já pelejei para enxergar o olho dele, e não consigo”, ironizou. À coluna, Ronivon respondeu: “O ex-senador não deve ter enxergado meu olho porque está acostumado com candidato do olho gordo, o que não é o meu caso”.
JOVENS REPUBLICANOS
O secretário estadual dos Jovens Republicanos, Athus Oliveira (centro), esteve na posse do novo secretário nacional do segmento do partido, Wallacy Rocha (esq.), em Brasilia, nessa segunda-feira, 27. Tomou posse também o novo secretário nacional de Relações Internacionais do grupo, Bruno Goes. O evento contou com a participação de autoridades do partido, dentre elas a senadora e secretária das Mulheres Republicanas, Damares Alves (DF).