DE PASSAGEM COMPRADA
Um dos mais importantes membros do governo Carlos Amastha (2013-2018), Marcílio Ávila já deixando o comando da nova Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, criada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) em janeiro. Ávila até já está de passagem comprada para voltar para Florianópolis (SC) nos primeiros dias de abril.
CONGRESSO SE ACOVARDOU

O deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos) fez um importante discurso no plenário da Câmara nessa terça-feira, 18, depois que o filho de uma assessora de seu gabinete se suicidou no final de semana por causa do vício em jogos online. Ricardo, que é autor de várias iniciativas para combater os cassinos virtuais — inclusive, neste momento colhe assinaturas para instaurar uma CPI –, disse que o Congresso Nacional “se acovardou e fechou os olhos para a destruição promovida” por esses jogos. “É importante considerar que o fato de não se proibir a divulgação para influenciadores desses jogos significa coadunar com a manipulação e o vício. São milhares de famílias destruídas no nosso Brasil, mas essa culpa eu não carrego. Sou autor de vários projetos que tramitam nesta Casa”, afirmou.
CULPA DO PARLAMENTO
Ele ressaltou que, enquanto os congressistas estão discutindo, “as pessoas estão morrendo”. “A gente precisa fazer algo, nós precisamos imediatamente tomar uma posição neste Parlamento. Esse assunto é de saúde pública, esse assunto diz respeito à segurança pública, porque nós estamos falando de uma rede de crimes praticados, em especial lavagem de dinheiro”, destacou. Para Ricardo, “essa tragédia que se abateu sobre o Brasil também é de culpa deste Parlamento que legislou e aprovou a normatização desses jogos”. “Nós precisamos acabar com isso”, defendeu.
CADÊ OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO?
No dia em que foi deflagrada nova fase da Operação Sisamnes, com a prisão do sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o advogado Thiago Barbosa, nessa terça-feira, o ex-senador Ataídes Oliveira (Novo), que é pré-candidato a governador, postou vídeo em suas redes sociais afirmando que “a corrupção foi relativizada” no Brasil “e, especialmente no nosso Tocantins”. “O nosso povo nem se surpreende mais quando fala de uma operação da Polícia Federal”, lamentou para questionar em seguida: “Eu fico aqui a me questionar: cadê os nossos órgãos de fiscalização? O Ministério Público Federal, a quem eu tenho muito respeito, depois da Lava Jato desapareceu. O Ministério Público Estadual, o que que vocês, na verdade, fazem? A Controladoria Geral da União? Você, Tribunal de Contas do Estado? Tantos ex-governadores presos e que renunciaram, até hoje eu não vi nenhuma conta rejeitada”. Ataídes avisou, contudo, que não vai “desistir do meu Tocantins”. “Vou continuar gerando emprego e renda e vou continuar na política para ver se a gente consegue pelo menos dar o start para a mudança dessa triste realidade”, disse.
SEM DÍVIDA

O secretário de Esportes, Juventude e Turismo de Guaraí, Walter Medeiros, compareceu à Câmara da cidade na manhã dessa terça-feira, 18, atendendo convocação do vereador Delegado Carrasco (Republicanos). Sobre as supostas dívidas contraídas pelo gestor anterior, na ordem de R$ 200 mil, Medeiros garantiu que não existem esses passivos e explicou que a pasta não possui fundo próprio. Elenilson Francisco de Oliveira, secretário na época, também nega ter deixado dívidas. As informações são do site Guaraí Notícias.
NOTÍCIA-CRIME
Conforme o site guaraiense, Carrasco informou ter sido procurado por empresários que dizem possuir notas em aberto assinadas pelo ex-gestor e em nome da prefeitura. O parlamentar informou que pretende protocolar notícia-crime na Polícia Civil para apurar o caso.
TRABALHO DEU ERRADO?

Intrigante matéria trazida pelo site Atitude, de Gurupi, sobre a suposta encomenda a um pai de santo que teria sido feita pela ex-prefeita de Figueirópolis Jakeline Pereira dos Santos (PSD) para eliminar adversários. Conforme a matéria, estariam no alvo o atual prefeito José Fontoura Primo (Republicanos), junto com seu filho e esposa, além do vice-prefeito Fernando Fernandes, o ex-prefeito Fernandes Rodrigues Martins e o atual presidente da Câmara, Sanderley Ramos. Jakeline era prefeita até dezembro, mas perdeu a reeleição em outubro para Fontoura. De acordo com o Atitude, o pai de santo seria acusado de estelionato no Pará. “Nós o localizamos [o pai de santo] em Palmas, e quando a polícia o prendeu e verificou seus antecedentes, havia uma ordem de prisão no Pará por extorsão e outros delitos. Ele continua detido em Palmas e será transferido para o Pará”, relatou Fontoura ao site gurupiense.
NUNCA ENCONTRARÁ PAZ

O prefeito Fontoura disse ao Atitude que sua antecessora “estava tramando mortes com a mesma indiferença como se fosse para matar baratas, pedindo para ‘eliminar’ uma pessoa aqui, ‘sumir’ com outra ali”. “Eu sinto pena dela [Jakeline]. Ela nunca encontrará paz, está verdadeiramente arruinada e ninguém confia mais nela”, disse. A coluna não conseguiu contato com a ex-prefeita, mas o espaço está aberto, caso queira se manifestar sobre o tema. O caso chegou ao conhecimento público por prints e áudios de redes sociais.