DE VOLTA À CÂMARA
O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, Marcos Duarte (PSD), vai deixar a pasta até o final de maio e voltar para a Câmara para dar continuidade a seu mandato. Ele está sendo substituído no momento no Legislativo pelo suplente Soldado Alcivan (PSD). Aliados contam que Duarte chegou a ser convidado para ir para o governo federal, mas declinou, por entender que é a hora é mesmo de voltar para a Câmara. O parlamentar assumiu a secretaria da gestão Wagner Rodrigues (UB) no início de fevereiro.
OSSOS DO OFÍCIO

Crítico da gestão Leomar Quintanilha, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), junto com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), teve que colocar uma camiseta com o nome e a logomarca da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) em destaque. Ossos do ofício. Foi no final de semana em Ponte Alta do Bom Jesus, no lançamento da Copa das Serras Gerais.
1 PRÉ-CANDIDATA A GOVERNADOR E 2 PRÉ-CANDIDATOS A SENADOR

Sobre a federação “União Progressista”, formada por União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende, e Progressistas, do deputado federal Vicentinho Júnior, ela chega com bônus e ônus. O lado positivo é que se trata de uma super estrutura partidária, com muita força política e gigantesco e cobiçado fundos partidário e eleitoral. O negativo é que seus líderes terão que mostrar extrema habilidade para comportar todos projetos internos e ainda conquistar alianças importantes para 2026. A federação nasce com uma pré-candidata a governadora, Dorinha, e dois pré-candidatos a senador, Vicentinho Júnior e Carlos Gaguim (UB).
REPUBLICANOS QUER UMA VAGA
Líderes da federação contaram à coluna que um complicador é que o Palácio quer que Dorinha abra uma vaga de senador para o Republicanos até a abril do ano que vem para discutir uma composição. Como ela não quer, o governo caminha mesmo para o rumo do presidente da Assembleia, Amélio Cayres. Mas esses aliados voltam a refletir: se o Palácio quer uma vaga de senador para o Republicanos, significa que a renúncia do governador Wanderlei Barbosa está mesmo colocada à mesa?
ENTÃO VAI DE AMÉLIO MESMO
Nessa chapa de Amélio, aparecem como pré-candidatos ao Senado Eduardo Gomes (PL), que terá que ir à reeleição, e o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB).
MENOS PREFEITO, MAS MUITO MAIS ELEITORADO
Na soma de prefeitos, UB e Progressistas ainda não alcançam o Republicanos no total. São 37 eleitos por Dorinha e 15 por Vicentinho Júnior, um total de 52. O partido do governador Wanderlei Barbosa fez 56 gestores em outubro. No entanto, em termos de população sob administração dos partidos, UB e Progressistas têm, juntos, bem mais de 50% eleitorado do Estado. Principalmente porque Dorinha elegeu prefeitos de algumas das principais cidades, como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Colinas, entre outras.
TORQUATO X FORTES

Após o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) visitar e anunciar na semana passada que terá o apoio da prefeita de Alvorada, Thaynara Melo (UB), e de sua equipe, outro parlamentar de Gurupi, Eduardo Fortes (PSD), esteve nesse final de semana por lá, participando de um torneio de futebol que ele apoia, e mostrou que também tem força na cidade.

GAGUIM E JOSI NO VELÓRIO DE DONA LAURINDA
Dentre as autoridades políticas que estiveram no velório e sepultamento de Dona Laurinda, mãe do vice-governador Laurez Moreira (PDT), nesse domingo, 4, em Dueré, estava o deputado federal Carlos Gaguim (UB). A prefeita Josi Nunes (UB) também passou por lá.

ALFORRIA POÉTICA
A escritora e poetisa Maria da Ajuda Laranjeiras lançará na sexta-feira, 9, o livro Alforria Poética (Editora Lecoq). O lançamento ocorre por ocasião das festividades de aniversário da Escola Estadual Marechal Rondon, em Araguaína. A obra é resultado do projeto Ler, compreender e produzir na arte literária, contemplado pela Lei Aldir Blanc (PNAB Lei nº 14.399/22). Os textos poéticos do livro foram referências nas oficinas de produção literária da turma do 9º ano da Escola Marechal Rondon, cujos alunos terão suas produções autorais divulgadas em painéis e no sarau no dia do evento.
- Esta coluna passa a ser publicada às segundas, quartas e sextas-feiras.