5 DOS 8 JÁ NO 1º SEMESTRE
A expectativa do meio jurídico do Estado é que cinco das oito novas vagas de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado sejam preenchidas ainda neste primeiro semestre, e as outras três fiquem para o segundo. No total, na verdade, serão nove novos magistrados que ingressarão na Corte este ano, considerando a vaga do Ministério Público Estadual que está em definição desde o ano passado.
3ª CÂMARA CÍVEL
Os operadores do direito esperam cinco novos desembargadores já neste primeiro semestre porque o objetivo é compor uma terceira câmara cível, que precisa de cinco magistrados para funcionar.
FINAL DE MARÇO, INÍCIO DE ABRIL
Assim, juristas ouvidos pela coluna projetam para o final de março e o início de abril a abertura do processo de seleção. É quando, por exemplo, terminarão as obras dos novos gabinetes do TJ. Aí será necessário alterar o Regimento Interno e adequar o plenário para receber os cinco novos membros.
GUERRA PESADÍSSIMA
Pesadíssima a guerra da Câmara de Gurupi com a reitoria da Unirg e a Associação dos Professores Universitários (Apug) por conta de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que, entre outros atos, muda o critério de escolha da nova reitoria e vice-reitoria, conforme cobertura do portal Atitude. Entre as novidades, a implantação de lista tríplice para a escolha de reitor e vice-reitor. O presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Redação Final, André Caixeta; e o vereador Ivanilson Martinho — que compõe o quadro jurídico de carreira da Unirg — se disseram indignados com os ataques que dizem que o Legislativo está recebendo de parte do corpo docente da universidade.
QUE PROCUREM A CÂMARA PARA DEBATER
Valdônio afirmou ao Atitude que espera que, ao invés desses professores ficarem em grupos de WhatsApp “distorcendo, [que] eles possam ter a responsabilidade com a Unirg e venham para o Poder Legislativo debater”. “Porque aqui é a Casa de Leis e é aqui que tem que ser debatido, e nós estamos abertos ao diálogo”, avisou. Segundo ele, essa PEC ainda não tem data marcada para ser votada.
CHANTAGEM E EXTORSÃO
Ivanilson criticou boatos que estariam sendo compartilhados em grupos de WhatsApp que avaliou que “maculam a instituição e criam pânico entre comunidade, professores, alunos e pais”. O vereador avisou, contudo: “Estas ameaças a vocês [estudantes], chantagem ao Parlamento e extorsão também não vão prosperar”, numa referência à ofensiva da Apug contra a Câmara, publicada no Atitude.
RETOMAR O “SOS UNIRG”
Em resposta à PEC, os professores, através da Apug, aprovaram na quarta-feira, 17, um estado de greve e ameaçam retomar o movimento “SOS Unirg: a Universidade não pode morrer”, ocorrido na gestão Alexandre Abdalla, quando os acadêmicos foram às ruas de Gurupi.
ADRIANA NÃO DESCARTA DISPUTAR
Ex-secretária estadual da Educação do governo Mauro Carlesse e de Desenvolvimento Social da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, Adriana Aguiar não descarta a possibilidade de concorrer a algum cargo nas eleições de Palmas. Ela revelou à coluna ter recebido muitos convites, mas disse que está analisando com a sua equipe. Adriana afirmou que sua “gratidão e reconhecimento são divididos entre Gurupi e Palmas”, mas que está feliz com a contribuição que vem dando à Capital.
CONTRIBUIÇÃO TÉCNICA A JANAD
Sobre seu apoio à pré-candidatura de Janad Valcari a prefeita de Palmas, Adriana contou que ela e sua equipe tomaram essa decisão após a deputada os convidar para a criação do plano de governo na área da educação. Assim, enquanto pensa sobre o seu futuro político, a ex-secretária disse que a certeza no momento é essa sua contribuição técnica e política ao grupo de Janad.
VICE NO COMANDO EM TOCANTÍNIA
Em Tocantínia, o prefeito Manoel Silvino se licenciou para cuidar da saúde e a cidade agora está sendo administrada pelo vice, João Alberto Coelho Machado. Ao contrário de grande parte das cidades do Estado, a relação é excelente dentre Silvino e seu vice. Tanto que, já reeleito, o prefeito vai lançar João Alberto à sua sucessão.