INSATISFAÇÃO COM VÍDEO
No final de semana, o comentário que mais tomou conta das rodas da política foi a insatisfação do entorno da pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari (PL) com o vídeo com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, e com a ex-prefeita da Capital Nilmar Ruiz, que comanda o segmento feminino do partido no Estado. É que no convite que fizeram para as tocantinenses participarem do Encontro do PL de sábado, 8, o nome de Janad sequer foi pronunciado. Falou-se até em bate-boca entre a cúpula do PL e da pré-campanha da deputada estadual.
SEM MOTIVAÇÃO ELEITORAL
O site do jornal O Paralelo 13 contou ter conversado com Nilmar Ruiz, que confirmou a presença de Michelle, mas deixou claro que o objetivo do evento “é oxigenar e incentivar a participação feminina na política por meio do PL”, contudo, sem motivação eleitoral específica. “Segundo ela, o que interessa ao partido, agora, é abrir um diálogo estadual com as lideranças femininas e fortalecer a participação delas como candidatas a prefeita e a vereadora”, reforçou O Paralelo 13.
PREFEITO, PRINCIPAL ALIADO E VICE?
Também no final de semana circulou a foto do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), com seu principal aliado hoje nesta corrida sucessória, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), com o irmão do parlamentar e tido como o provável vice de Wagner, Israel Guimarães (MDB), que vai deixar nesta semana a presidência da ATR para ficar à disposição do processo eleitoral.
JOGO DE CINTURA
A divulgação da foto ocorre em meio à polêmica aberta pela informação de que o Podemos, do ex-deputado federal Tiago Dimas, vai lutar pela vaga de vice-prefeito da chapa de Wagner. Nos bastidores de Araguaína, o que se diz é que o prefeito terá que ter bastante jogo de cintura para ficar com seus novos aliados — os Guimarães –, sem perder os antigos — os Dimas –, que alçaram Wagner na política.
DAMASO COMEMORA
A pré-campanha de Osires Damaso (Republicanos) tem comemorado o crescimento dele nas pesquisas de intenções de voto de Paraíso. Na cidade, o ex-deputado federal conta com o apoio do principal líder político local, o ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino (MDB), do deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), e outras importantes personalidades, além, claro, do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Damaso diz que esse crescimento só lhe fortalece “ainda mais a continuar nesta caminhada junto com a população de Paraíso, rumo a campanha com propostas de verdade para a nossa cidade”.
DESMATAMENTO LEGAL
Sobre a informação de que houve um aumento de 177,9% na área desmatada no Tocantins em 2023, segundo o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil do MapBiomas (RAD) e levantados pelo Ministério Público Estadual (MPE), a ex-ministra da Agricultura e ex-senadora tocantinense Kátia Abreu disse à coluna que o Estado foi nos últimos anos o que menos desmatou no Brasil. “Portanto, esse desmatamento anunciado agora pode ou deve ser desmatamento legal. Nosso Estado é novo e está em desenvolvimento, diferente dos mais antigos que já se formaram”, avaliou.
CABE AO NATURATINS CHECAR
Kátia ainda lembrou que o Matopiba — região formada por Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia –, citado na matéria, “é a última fronteira agrícola do país e uma das últimas do mundo (tirando África que demorará décadas para desenvolver sua agricultura)”. “Caberia ao Naturatins checar estes dados para confrontar a tese”, defendeu a ex-ministra. Segundo ela, na Amazônia como um todo, o desmatamento foi reduzido em 32% no ano passado. “Esse número não é pequeno. Foi um super avanço mais do que necessário”, ressaltou.
SEM DETALHAMENTO
Já o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, criticou à coluna o fato de esses dados serem divulgados pelos órgãos responsáveis “sempre sem o detalhamento ou indicativo de localização, se na agricultura empresarial ou não”. Ele contou que será realizada uma série de eventos pelas principais cidades do Estado, nos quais se sentarão à mesa para discutir governo do Estado, Ministério Público e produtores, numa parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que fará estudos técnicos que destrinchem números como esses do desmatamento. “Nos eventos, vamos procurar tranquilizar os produtores sobre essa política ambiental do Estado, que está assustando a todos”, disse Milhomem.
CRÍTICA PESADA
Inclusive, os produtores rurais vão participar da Semana do Meio Ambiente da Seccional da OAB-TO, que terá como tema “Sustentabilidade e a regulamentação das áreas de reserva legal”, uma iniciativa da Comissão de Direito Ambiental da instituição. Entre os palestrantes estará o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis. Para participarem, os produtores ligaram para o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, e fizeram uma pesada crítica pelo fato de a entidade não ter colocado representantes do agronegócios entre os palestrantes para dar equilíbrio ao debate.
SEM “MENINO DO BUCHÃO“
Nas redes sociais, o pré-candidato a prefeito de Porto Nacional pelo PSB, Álvaro da A7 avisou que a política da cidade “não pode ser uma disputa de menino do buchão”. E avisou: “Farei uma campanha com responsabilidade e alto nível! O povo quer propostas e não uma guerra política de A contra B! A via do povo existe e está pronta para discutir as soluções para nossa cidade com a maturidade que Porto precisa e merece”.
MONUMENTO A SIQUEIRA
O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), vai inaugurar no dia 5 de julho — com várias outras obras — um monumento em homenagem ao governador Siqueira Campos, falecido em 4 de julho do ano passado. O monumento ficará em uma rotatória no cruzamento da Avenida Elza Leal com a rodovia TO-201, área de grande visibilidade.
A MESMA ADVERSÁRIA DE 2020
Em Axixá, a disputa eleitoral caminha para ser entre Auri, que vai buscar a reeleição, e a pré-candidata governista Rosirene Abreu (Republicanos). Os dois se enfrentaram nas eleições de 2020 e o atual prefeito venceu por ligeira vantagem — 37,9% a 34,79%, ou, em números absolutos, uma diferença de 212 votos.