PRESSÃO DE GAGUIM
O presidente da recém-criada União dos Vereadores Tocantinenses (UVT), Miguel do Cajueiro (UB), disse à coluna que o deputado federal Carlos Gaguim (UB) está pressionando seus prefeitos a convencerem os presidente de câmaras de suas cidades a não se filiarem à nova entidade e permanecerem na União dos Vereadores do Tocanitns (Uvet) para apoiar a candidatura de Enoque Neto, nome da situação. “Isso é mais uma armadilha do presidente [da Uvet] Terciliano [Gomes]”, afirmou Cajueiro.
APOIO A ENOQUE
Ele apresentou prints de uma conversa de Gaguim com um presidente de câmara, na qual o deputado afirma: “Caro vereador gostaria de contar com seu apoio para o nosso vereador Enoque, gostaria que mantivesse filiado”. Ao ser confrontado por um aliado de Cajueiro pelo WhatsApp por suas mensagens ao presidente da câmara, Gaguim respondeu que age para o fortalecimento “da entidade de vocês [Uvet]”. E promete que vai trabalhar para que todas as câmaras tenham carro para atender os vereadores e também pelo aumento de salário da categoria.
TEMPO DE RESPEITO
Apesar da pressão, Cajueiro afirmou que os presidentes da Câmara têm se mantido fiéis à nova entidade e ao projeto de rompimento com a Uvet. “Ninguém desistiu de nos acompanhar. Os presidentes de câmara se mantêm firme, com vontade de manter o projeto, que representa um novo tempo, um tempo de respeito, em que os vereadores tenham vez e voz para que todos sejam fortalecidos. É bom ressaltar que quanto mais o município é pequeno, mais o vereador sofre”, afirmou o presidente da UVT à coluna.
VAI OUVIR TODOS
Ele garantiu que vai trabalhar “ouvindo as ideias de todos”. “Qualquer decisão de mudar alguma coisa no estatuto, vai ter assembleia geral com todos os vereadores de câmara para que nós possamos seguir juntos”, alfinetou, numa crítica velada a uma das críticas que fazem a Terciliano. Cajueiro disse que ainda não protocolou a desistência de sua candidatura, mas garantiu que isso será feito.
APENAS DEZ
Vereadores que apoiam Cajueiro afirmam que reunião do presidente da Uvet, Terciliano Gomes, com seus aliados, nessa quarta, em Palmas, reuniu apenas dez presidentes de Câmara.
TODOS DEVEM AJUDAR
O senador Irajá (PSD) afirmou em nota que Agrotins “é um dos mais importantes eventos do Tocantins e que, portanto, “todos devem ajudar a promover”. É uma resposta às notas dessa quarta-feira, 19, que dizem que, para o Palácio, o parlamentar “pegou carona” no convite que o governo do Tocantins fez para que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participasse da abertura da feira em maio. Segundo governistas, o convite foi feito ainda em janeiro. “Semana passada, a meu convite, garantimos a presença do ministro da Agricultura tanto em Gurupi quanto na Agrotins. E vamos continuar trabalhando p levar cada vez mais prestígio ao evento”, insistiu Irajá em nota.
EXONERAÇÕES DO VICE
Entre as exonerações promovidas nesta semana pelo prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), várias são de pessoas ligadas ao vice dele, Joaquim Pereira, o Joaquim do Luzimangues (Republicanos). Exemplo do coordenador de Apoio Logístico de Luzimangues, Gonçal Pereira dos Santos, tido como aliado mais fiel de Joaquim; a coordenadora dos Agentes de Saúde de Luzimangues, Roseli Ribeiro da Silva, indicação do vice; assim como a diretora de Saúde de Luzimangues, Arlenny Freitas da Silva Barboza; e a assessora técnica Gabriela Santos de Souza Ataídes, afilhada do político; e também o assessor técnico Nick Lauder Barros de Carvalho, aliado fiel e primo do vice-prefeito.
ARLINDO DA REBRAM NA GESTÃO DE PORTO
Entre os que entraram na gestão de Ronivon, o empresário Arlindo da Rebram assumiu a Secretaria Municipal da Agricultura. Rebram é quadro histórico do MDB. “Agradeço ao Prefeito Ronivon Maciel, pela confiança e oportunidade em que me foi confiada. Assumo hoje a responsabilidade de atuar junto à secretaria de agricultura e juntos fazermos um bonito trabalho em prol da sociedade portuense”, afirmou Arlindo nas redes sociais.
PROJETO ANTIGO
Em sua participação no programa CT Entrevista, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha afirmou que a requalificação da Avenida LO-9, a conhecida pista do antigo aeroporto, anunciada agora pela prefeitura, é um projeto de sua gestão que está pronto há muitos anos. O município diz que vai investir R$ 10,7 milhões nele. Segundo Amastha, foi um dos primeiros projetos que fez quando era o prefeito.
PROJETOS CRITICADOS
Na entrevista, Amastha defendeu dois projetos criticado em sua gestão, o shopping a céu aberto da Avenida Tocantins, em Taraquaralto; e o estacionamento rotativo no centro da Capital.
Assista a íntegra:
GALINHADA ROSA
A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas promoverá no domingo 23, a Galinhada Rosa para continuar realizando seu importante trabalho em prol de pacientes carentes. O evento acontecerá no Ivoneth Buffet, na 112 Sul, Rua SR 1, 125, das 12 às 15 horas. Mais informações pelo WhatsApp: 63 9 9205-1648. Vamos ajudar porque esta é uma causa muito nobre.