SÓ CRIOU CRITÉRIOS
O deputado estadual Moisemar Marinho (PSB) explicou à coluna que o objetivo de seus projetos que alteram a legislação que trata de promoções na Polícia Militar e Corpo de Bombeiro não é permitir que policiais que respondam a crimes possam ascender na carreira. Moisemar disse que o que seus projetos fazem é criar critérios objetivos para dizer quem pode ou não ser promovido. Segundo o parlamentar, hoje não há critério e a decisão acaba sendo subjetiva por parte dos oficiais que compõem a comissão que analisa.
BASTIDORES DA AGROTINS FERVERAM
Os bastidores da abertura da Agrotins, nessa quinta-feira, 18, claro, ferveram. Um dos fatos que mais despertaram burburinhos foi o convite do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), para que a deputada estadual Janad Valcari (PL) se filie a seu partido, o Progressistas. O convite foi testemunhado pelo presidente regional do Progressistas, deputado federal Vicentinho Júnior, e pelo deputado federal Carlos Gaguim (UB).
O DIMAS DE 2024?
Há quem diga que Janad vive no PL um drama parecido com o do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, que teve que aguardar até as vésperas da convenção de 2022 para saber se seria mesmo o candidato a governador ou se o senador Eduardo Gomes, presidente regional da sigla, iria para a disputa. “A Janad será o Dimas de 2024?”, perguntou irônico, um aliado da deputada e pré-candidata a prefeita de Palmas, sobre o silêncio de Gomes sobre o tema.
PRÓXIMA PREFEITA
Diga-se: nos discursos, Vicentinho e Gaguim chamaram Janad de “próxima prefeita de Palmas”. Lembrando que o UB de Gaguim tem dois pré-candidatos: Eduardo Siqueira Campos e Vanda Monteiro.
ENCONTRO AMISTOSO
Outra observação dos bastidores foi o encontro do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), após os esbarrões de Palácio e Paço semana passada por conta da saúde. Os dois não chegaram a conversar a sós, mas tiveram um encontro bem amistoso.
SAÚDE NO DISCURSO
Se ato falho ou preocupação com a cizânia dos últimos dias, fato é que o governador Wanderlei falou muito da saúde e das necessidades de superar os problemas. Se bem que ele tem afirmado desde o início de sua gestão que o setor é prioridade em sua agenda.
INVASÃO, NÃO!
Wanderlei também fez uma fala que agradou o público-alvo da Agrotins, os produtores rurais. O governador afirmou que se o Movimento Sem Terra (MST) quiser produzir que procure o governo, já que o estado pode ajudar na produção. Agora se optar por invasão de propriedade, alertou, isso não será tolerado.
OS AFAGOS A ANDRADE
Também chamou a atenção os afagos que Wanderlei fez no deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). “Já disse que você é meu irmão, onde você for, no buraco em que você se meter, arranja lugar para dois, porque eu vou junto”, avisou.
PENSADOR DO CONGRESSO
O presidente da Câmara, Arthur Lira, deu destaque ao deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), a quem chamou de “o nosso pensador do Congresso Nacional”.
AGRONEGÓCIOS SEM VOZ
O que se estranhou foi o fato de não ter sido dado voz aos representantes do agronegócio tocantinense. Nem Aprosoja, nem Faet, nenhum empresário, nem ninguém do setor produtivo discursou, ainda que o locutor, a todo instante, citasse a presença deles.
FÁVARO NÃO FOI, MAS IRAJÁ ESTEVE LÁ
Mesmo com o Palácio irritado com ele por conta das falas sobre a ausência do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na abertura da feira, o senador Irajá (PSD) foi à Agrotins entregar maquinários para diversas cidades do Tocantins. Cachoeirinha, Goianorte, Lavandeira, Nazaré e São Bento do Tocantins receberam um caminhão basculante. Lavandeira, Nazaré e São Bento do Tocantins levaram uma motoniveladora. Um compactador de lixo cada foi entregue para Cachoeirinha e Goianorte.
SE APEQUENOU
Por falar nisso, o ministro Carlos Fávaro deveria ter tido a grandeza de ignorar as brigas políticas paroquianas e vindo ao Tocantins para a abertura da feira. Perdeu uma grande oportunidade de se aproximar de um setor que não tem boa relação com o governo Lula. Em suma, Fávaro foi pequeno.