MOVIMENTO PRÓ-LELIS
Há um movimento palaciano para convencer o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) de que ele conta com um quadro pronto, leve e experiente para disputar a Prefeitura de Palmas. Trata-se do seu secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis (PV), que já tentou por três vezes chegar ao comando da Capital (2008, 2012 e 2020). O grupo teria a simpatia (não necessária e explicitamente o apoio) da primeira-dama do Estado, Karynni Sotero, que foi até poucos dias era secretária executiva da pasta de Lelis.
INFORMAÇÕES À PF
Além do discurso em que voltou com todo o gás sobre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), a deputada estadual Janad Valcari (PL) usou a tribuna da Assembleia nessa terça-feira, 19, também para comentar o bochicho de palacianos de que, para o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), faltou a parlamentar deixar claro no vídeo que gravou semana passada a quem se referia os documentos que ela contou ter deixado na Polícia Federal. Janad disse ter sido intimada e compareceu à delegacia, onde apresentou novos documentos e informações.
ORGULHO DO GOVERNADOR
A deputada afirmou aos colegas e ao líder do governo, Eduardo do Dertins (Cidadania), que tem “orgulho do governador Wanderlei Barbosa”. “Como um dos maiores governadores que já passaram por aqui. Uma pessoa humilde, que é trabalhadora e que tem uma coisa que eu também tenho, que é comum: ele não tem preguiça de trabalhar”, ressaltou.
DO LADO POVO
Janad, então, disse torcer “para que este governo do Wanderlei Barbosa seja o melhor da história do nosso Estado”. “Porque já passamos por muitos perrengues. Até hoje não chegou a mim nada que desabonasse o seu mandato. E, se um dia chegar, eu ficarei muito triste, mas acredito que ele [Wanderlei] tem boa vontade de fazer com que nós cidadãos tocantinenses cresçamos aqui no nosso Estado, dando oportunidade para todos nós”, afirmou. Porém, a deputada avisou: “Mas de uma coisa vocês podem ter certeza [se chegar algo contra Wanderlei]: eu agirei como eu sempre agi, eu sempre ficarei ao lado do povo”.
Assista:
O COVARDE E O JUSTO
Sobre o discurso ácido de Janad contra Cinthia Ribeiro, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita, preferiu reagir com um provérbio nas redes sociais: “Lição do dia: ‘A arma do covarde é a boca. A do justo é a conduta’”, postou no X (antigo Twitter).
PODEMOS QUER TER CANDIDATO
O presidente regional do Podemos, ex-deputado federal Tiago Dimas, disse à coluna que o partido vai ter candidato próprio a prefeito de Palmas. Segundo ele, ou um nome que compõe a legenda, ou um pré-candidato já colocado na corrida sucessória que venha a se filiar. Dimas disse que está conversando com os principais players e também com o deputado estadual Júnior Geo, que deve decidir até o dia 2 se fica no Podemos ou se busca nova legenda. O presidente do partido afirmou à coluna que o projeto de Geo é considerado, mas que não há garantia de que o deputado terá mesmo a legenda para concorrer à prefeitura da Capital no ano que vem.
PRESIDÊNCIA SERÁ DO PREFEITURÁVEL
Sobre o comando metropolitano, Dimas explicou que a presidência de Palmas será entregue para o nome que for disputar o Paço pelo partido. Ele preferiu não entrar nessa seara, mas, por esse critério, pode-se inferir que Júnior Luiz, que é pré-candidato a vereador, não deve presidir o Podemos em Palmas.
IMPASSE DE BANCADA
Coube ao deputado federal Vicentinho Júnior (PP) decidir um impasse paroquiano entre dois colegas de bancada, Carlos Gaguim (UB) e Lázaro Botelho (PP). O primeiro apresentou projeto que dava o nome do saudoso senador João Ribeiro à nova ponte que interliga Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), sobre o Rio Araguaia. Lázaro, por sua vez, apresentou outro projeto que dá o nome do governador Siqueira Campos à travessia.
A DECISÃO DE VICENTINHO
Relator da matéria na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, Vicentinho optou pela homenagem a Siqueira, falecido no dia 4 de julho. “Sem qualquer demérito ao senador João Ribeiro, optamos por dar o nome do governador Siqueira Campos a esta obra grandiosa, em razão da sua notória e reconhecida atuação política para a criação do Estado do Tocantins, bem como pelo incansável trabalho de organização administrativa e estrutural do novo Estado, que governou com afinco por quatro mandatos”, justificou o deputado em seu relatório.
CANDIDATO SERÁ AMASTHA
Em nota à coluna, o deputado estadual Júnior Brasão (PSB) explicou o que foi fazer numa reunião com a prefeita Cinthia Ribeiro na segunda-feira, 18, em que se discutiu a sucessão em Palmas. Afinal, o presidente regional do partido dele, Carlos Amastha, é adversário de Cinthia e do governador Wanderlei, as duas forças que esse grupo tenta unir para 2024. Segundo Brasão, o convite foi da prefeita, “de forma republicana e democrática, mesmo sabendo que meu partido, o PSB, também tem pré-candidato ao Paço Municipal”. Para o deputado, contudo, “foi uma reunião bastante produtiva, que contou com diversos pré-candidatos, que estão afim de discutir nossa cidade”. “Na ocasião, me foi dada a palavra e deixei claro que o PSB tem como pré-candidato o nosso presidente regional, Carlos Amastha”, disse.
NOVIDADE EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, tem novidade chegando no cenário político. O empresário Lucas Campelo deve assumir o comando do União Brasil na cidade e vai colocar seu nome como pré-candidato a prefeito. Ele é muito próximo da presidente regional do partido, a senadora Dorinha Seabra Rezende, e do deputado Gaguim. Sobretudo, é de uma família muito querida e respeitada em Araguaína, onde o grupo Campelo gera nada menos do que 4 mil empregos.
PROBLEMA PARA REELEIÇÃO EM BREJINHO
Depois da repercussão altamente positiva de sua demissão (já que provocou a indignação geral da população e dos profissionais da saúde), chega a informação de que o médico Murilo Luiz Martins pode disputar a Prefeitura de Brejinho de Nazaré no ano que vem. É o que se diz nas rodas políticas da região sul. Se quiser mesmo ir para as eleições, Murilo terá o apoio do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) e de todo o grupo do empresário Oswaldo Stival (PSB). Médico querido candidato a prefeito é dor de cabeça certa para quem tenta a reeleição.
UNIÃO EM COLINAS
O vice-prefeito de Colinas, Francisco Delmaires, o Francisco do Cacau (Podemos), confirmou à coluna a aproximação com o deputado estadual Eduardo do Dertins, de olho nas eleições municipais do ano que vem. Francisco rompeu com o prefeito Josemar Kasarin (UB). “Já existia uma simpatia e um bom relacionamento com todos do grupo [de Dertins] e agora estamos mais juntos ainda”, avisou. O vice e pré-candidato a prefeito disse que também tem “facilidade de dialogar com os demais grupos” de Colinas. A imprensa da cidade afirma que Dertins chegou a dizer que vai trabalhar para trazer Wanderlei para o palanque deles. Pelo jeito não será fácil, porque o governador já é tido como defensor da reeleição de Kasarin.