TRÊS BUCHAS ELEITORAIS
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) retorna ao Estado depois de duas semanas no Egito para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27). Três buchas eleitorais esperam Wanderlei: de curto prazo, a do Seabre, que ocorre na sexta, 25; de médio prazo, a da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), prevista para 9 de dezembro; e, um pouco mais distante, a da Assembleia, em 1º de fevereiro.
FILHO NO SEBRAE
Por falar no Sebrae, mudou quase todo o arranjo que estava feito para a eleição. Para a superintendência está cotado Rérison Antonio Castro Leite, filho do governador Wanderlei Barbosa e que foi presidente da Agência de Metrologia do Tocantins na gestão de Mauro Carlesse no governo do Estado. No entorno do governador, há quem vê neste movimento um desgaste desnecessário. Não pelo indicado, mas pela complexidade política que envolve.
ROGÉRIO RAMOS NA DIRETORIA TÉCNICA
Rogério Ramos, que era cotado para a vaga, ficará com a diretoria técnica da entidade, cargo que seria de indicação da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio). Ficam como estavam a diretoria Administrativa e Financeira, com Jarbas Meurer, indicação da Federação das Indústrias do Estado (Fieto); a presidência do Sebrae, com Paulo Carneiro, presidente da Federação Agricultura do Tocantins (Faet); e a vice-presidência, com Fabiano do Vale, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado (Faciet).
REGISTRO DE CHAPAS
O prazo para registro das chapas do Sebrae termina nesta terça-feira, 22.
SAMBAÍBA NO PALÁCIO
O candidato da oposição à presidência da Acipa, Aristides Sambaíba e seu vice, Charlie Silva, visitaram nesta segunda-feira, 21, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes. Os empresários contam que foram muito bem recebidos e tiveram a garantia de que o governo do Estado não tem lado na disputa e que “torce para uma eleição tranquila e serena”.
NÃO VAI SE METER
Pessoas próximas de Wanderlei também disseram a mesma coisa à coluna. Que o governador não vai se meter nessa eleição, apesar da imensa proximidade que mantém com o atual presidente da associação, Joseph Madeira.
11 DE CADA LADO?
Mesmo com os aliados do deputado Amélio Cayres (Republicanos) garantindo que ele tem 13 ou até 14 votos para a presidência da Assembleia, quem conhece os bastidores cita até os nomes dos que estão com ele e seu principal adversário hoje na disputa, Cleiton Cardoso (Republicanos). E garantem que são 11 de cada lado e dois só observam, conforme essas fontes, Nilton Franco (Republicanos) e Eduardo do Dertins (Cidadania), também pré-candidatos a presidente. De acordo com essa leitura, os dois parlamentares apostam numa possibilidade de terceira via.
2007 PODE SE REPETIR
Inclusive, para essas fontes do Legislativo, neste momento, se se mantiver as candidaturas apenas de Cleiton e Amélio, não estaria descartado um possível 12 a 12 como o ocorrido na história eleição de 2007, entre Carlos Gaguim e César Halum.
CRA EM ELEIÇÃO
O Conselho Regional de Administração (CRA) escolhe nesta terça-feira, 22, seus representantes para o Conselho Federal (CFA), em chapa única, encabeçada pelo candidato a conselheiro federal Francisco Costa, o Xikym. A outra chapa, que era composta pelos administradores Renato Jaime e David Panisset, desistiu da disputa.
172 EMPRESAS NO NATALZÃO CDL
O Natalzão CDL 2022 já está ocorrendo e a campanha segue até o dia 30 de dezembro. Segundo a CDL, 172 empresas palmenses participam e serão sorteadas três motos Yamaha Fazer 150 e três iPhones 13. Os sorteios serão realizados, semanalmente, às sextas-feiras, a partir de 11h45, começando nesta semana. Paralelo ao Natalzão CDL 2022, acontece também a promoção O Melhor Vendedor de Palmas, que vai premiar com R$ 20 mil o vendedor destaque.
MAIS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), para relatar a Medida Provisória nº1.133, de 2022, que altera as disposições sobre as atividades de pesquisa, operações de minérios nucleares e as competências das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o deputado Vicentinho Júnior (Progressistas) afirma que será ampliado o número de municípios beneficiados com a Compensação Financeira, elencados no rol como produtores ou afetados pela exploração de minérios. Segundo ele, hoje 60 municípios tocantinenses produtores ou afetados pelas atividades recebem o CFEM, o que totaliza aproximadamente 43%. Se a MP for aprovada e transformada em lei, 129 cidades passarão a ser beneficiadas, ou 92% das 139 do Tocantins.