NÃO É COMPANHEIRO SÓ DE CAMPANHA
Na abertura da Agrotins nessa quarta-feira, 15, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) voltou a tocar no tema do suposto afastamento entre ele e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Em seu discurso, Laurez repetiu o que tinha afirmado em nota à imprensa no início da semana. Segundo ele, são pessoas má intencionadas querendo atrapalhar a sua relação com Wanderlei, mas ressaltou que não é companheiro “só de campanha”. O vice assegurou que as fofocas não vão causar intriga entre os dois. Na tribuna para as autoridades, Laurez estava sentado ao lado de Wanderlei. Em seu discurso, o governador não tocou no assunto.
CONTE COM SEU VICE
Ainda no discurso, o vice-governador destacou várias vezes o nome do governador, o cumprimentou pela organização da feira e concluiu com as seguintes palavras: “É isso aí, governador Wanderlei! Parabéns pelo grande evento! […] Governador Wanderlei, o Estado do Tocantins agradece a maneira correta que o senhor administra, e conte com seu vice-governador”.
TODOS FORAM CONVIDADOS
Foi gigante o assédio dos pré-candidatos a prefeito de todo o Estado a Wanderlei. A começar pelo material que enviaram para imprensa sobre a participação deles na abertura da Agrotins. A maioria fez questão de ressaltar que foi ao evento “a convite do governador”. Não é mentira, afinal, o convite de Wanderlei foi feito para os 139 prefeitos.
OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO
Assédio de pré-candidatos governistas e oposicionistas. Na abertura da Agrotins estavam, por exemplo, os dois pré-candidatos de Araguaína — o prefeito Wagner Rodrigues (UB) e o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) — e os três de Gurupi — a prefeita Josi Nunes (UB), o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) e o empresário Cristiano Pisoni (PSDB). E todos tentaram tirar uma casquinha da popularidade de Wanderlei.
NEM PSICOLÓGICO, NEM CONTEÚDO
O pré-candidato do PSB e ex-prefeito Carlos Amastha gravou um forte vídeo para rebater sua adversária do PL, a deputada estadual Janad Valcari, que disse que só ela tem feito críticas à gestão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Amastha afirma na gravação que espera que o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, e a presidente estadual do PL Mulher, Nilmar Ruiz, “um dia caiam na consciência de que a senhora [Janad] não tem a mais mínima condição e conteúdo, nem psicológico, nem de conteúdo, para ser prefeita da cidade”.
ADVERSÁRIO, NÃO INIMIGO
O ex-prefeito diz que Janad é que é inimiga de Cinthia; ele, explica, é adversário. “Esses barracos que a senhora está fazendo nas unidades de saúde, nas escolas e tal, isso em nada ajuda a nossa cidade”, repreende Amastha.
PARE DE HIPOCRISIA
Ele ainda pergunta porquê Janad quer ser prefeita da Capital e dispara: “Porque o seu trabalho e a sua obrigação de fiscalizar o governo em fazer políticas públicas não faz! Ou o HGP está bonito? Quantas pessoas morrendo por falta de atendimento? Ou as escolas do Estado, uma das piores educações do Brasil, isso não merece crítica, ou o feitiço vira contra o feiticeiro, e a senhora não critica e não faz absolutamente nada porque está esperando o apoio do governador? Seja sincera, pare de hipocrisia”.
CONTINUAR “ENRICANDO”
Na parte mais pesada do vídeo, o pré-candidato a prefeito do PSB questiona se Janad quer ser prefeita “para continuar ‘enricando’ às custas do dinheiro público”. “Porque já ganhou muito dinheiro às custas do dinheiro público e quer ser prefeita para isso? Um dia desses encontrei um grupo de empresários e me falaram do pavor que teriam da senhora prefeita. Sabe por quê? Porque dizem eles que a senhora tem CNPJ pra tudo”, diz Amastha.
Assista:
ALIADOS DE WAGNER NÃO ENTENDERAM FOLHA
Aliados do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, disseram ter ficado sem entender a cutucada do presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB), que, como a coluna contou, afirmou na tribuna nesta semana que o segundo maior município do Estado não alcançou o triplo A da Secretaria do Tesouro Nacional, como a Capital, porque “realmente faltou um pouco de planejamento”. A prefeita Cinthia e o deputado estadual Eduardo Mantoan colocaram o PSDB na pré-campanha de Wagner e eles estarão juntos até as eleições de outubro.
JAIR, O FEDERAL
No aniversário de seu colega de Assembleia Eduardo Dertins (Cidadania), em Gurupi, nessa quarta-feira, o deputado Jair Farias (UB) foi apresentado como pré-candidato a deputado federal em 2026. Jair fará dobradinha com Dertins, que entrará também no Bico do Papagaio nas eleições estaduais dentro de dois anos. Nas disputas municipais de 2024, os dois já estão totalmente integrados na campanha de reeleição da prefeita Josi Nunes.
CÉLIO MOURA LANÇA PRÉ-CANDIDATURA DIA 26
A pré-candidatura a prefeito de Araguaína do ex-deputado federal Célio Moura (PT), com a jornalista Silene Borges (Rede) de vice, será lançada no dia 26, às 19h30, no salão de festas da Vidraçaria Nacional. Haverá participação em vídeo de ministros do governo Lula e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
NAÍDES DISCUTE COM DORINHA PEC 76
A presidente da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi), Naídes César, participou de reunião no dia 8, no gabinete da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), com a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 76, que trata da inclusão das polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública no artigo 144 da Constituição Federal.
COLUNA NÃO SERÁ PUBLICADA NESTA SEXTA
Volto do Paraná nesta sexta-feira, 17, por isso, a coluna não será publicada. Mas vai ao ar normalmente a partir de segunda-feira, 20. Queria levar o clima daqui comigo, mas, infelizmente, não posso. Mas muito feliz por voltar à Terra Santa.