NÃO FORAM EXCLUÍDOS
Na Assembleia, governistas negaram à coluna que os deputados estaduais Júnior Geo e Eduardo Mantoan, ambos do PSDB, tenham sido excluídos das discussões que resultaram na definição da nova mesa diretora da Casa, eleita na terça-feira, 4. Ao contrário do que dizem os aliados dos tucanos, esses governistas dizem que os dois participaram do almoço com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no dia da eleição — os que o entorno dos parlamentares confirmam, mas tratam como uma “encenação”, já que tudo estaria resolvido — e dos debates que ocorreram.
NÃO CONVENCERAM
O que defendem é que Mantoan, que perdeu a segunda secretaria da mesa para Moisemar Marinho (PSB), na verdade, queria a primeira secretaria, mas não teria convencido os colegas. “Outros 15 deputados também não foram contemplados com vaga na mesa e mesmo assim aceitaram e votaram”, disse um dos ouvidos pela coluna.
ELES TÊM ESPAÇO NA ESTRUTURA COMO OS OUTROS
Além disso, os governistas garantem que os dois têm espaços na Assembleia como todos os demais e que recebem o mesmo tratamento dos outros parlamentares. Segundo dizem, Geo mais ainda. Por exemplo, todas as indicações da Escola do Legislativo.
AMÉLIO JÁ APARECE COMO OPÇÃO PARA 2026
E o presidente da Assembleia, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), muito fortalecido junto ao Palácio, começa a surgir como uma das opções do governador Wanderlei Barbosa para a sucessão de 2026. Sempre existe a possibilidade de Wanderlei renunciar para concorrer ao Senado, o que tornaria o vice Laurez Moreira (PDT) natural candidato à reeleição. Mas, se Wanderlei decidir permanecer no comando do Palácio, o que também não é descartado, haveria duas opções de candidaturas situacionistas: Amélio e a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Dos aliados do presidente do Legislativo, o que se ouve a respeito é que ele não cria expectativas, está preparado para o que vier, mas foca neste momento em sua gestão no Parlamento estadual.
APARATO DE CHEFE DE ESTADO
O presidente do PL regional, senador Eduardo Gomes, pediu em ofício à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, nessa quarta-feira, 5, “apoio e disponibilização de contingente com a finalidade de resguardar a segurança viária e a fluidez do trânsito”, durante os eventos da passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por Palmas. A prefeitura avaliou que a estrutura solicitada era típica de aparato exclusivo para chefe de Estado, o que o Bolsonaro deixou de ser em 1º de janeiro do ano passado, por isso, deu um redondo “não”.
PREFEITURA DE PORTO DÁ OS CRÉDITOS A ANDRADE
Digno de registro a iniciativa da Prefeitura de Porto Nacional de, em pleno aquecimento da pré-campanha, citar que R$ 100 mil dos R$ 117 mil investidos nas reformas no Estádio General Sampaio são de emenda do deputado federal e pré-candidato a prefeito Antônio Andrade (Republicanos) — recurso destinado quando ele ainda era deputado estadual. Deveria ser obrigação esse gesto, mas não é muito comum em época de eleição, sobretudo quando quem enviou a emenda é um adversário direto.
CONVITE PARA A INAUGURAÇÃO DA PONTE
De outro lado, quem também deu exemplo foi o governador Wanderlei Barbosa, que determinou à Ageto que convidasse oficialmente o prefeito Ronivon Maciel (UB) para a inauguração da nova Ponte de Porto Nacional no dia 14, às 17 horas. É que Ronivon — adversário do pré-candidato palaciano Antônio Andrade — não vinha sendo convidado para eventos oficiais do governo na cidade.
O DIA D DE AMASTHA E AS FORÇAS MALIGNAS
Ao abrir o debate nas redes sociais para a elaboração de seu plano de governo, o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PSB, Carlos Amastha, comparou sua campanha ao desembarque das tropas aliadas na Normandia, o Dia D, em 1944, que completou 80 anos nessa quinta-feira, 6. “Não marcamos [o debate] por causa disso [os 80 anos do Dia D], mas tem tudo a ver. Porque hoje, como 80 anos atrás, a gente tenta fazer um grupo de pessoas de bem para derrotar todas as forças malignas que, infelizmente, dominam muito a nossa política de Palmas e do Tocantins”.
CAMPANHA DE JANAD COMEMORA
A pré-campanha de Janad Valcari comemora o fato de ela ter o ex-presidente Bolsonaro ao seu lado no veículo que encabeçou a carreata do aeroporto ao centro de Palmas. Inclusive, por Bolsonaro usar no peito o adesivo da pré-campanha da deputada. Para eles, a imagem deste post, por si só, desmente que o ex-presidente resistiria à pré-candidatura de Janad a prefeita de Palmas.
FILIPE MARTINS, BARRADO NO BAILE