NÃO É O ÚNICO MOTIVO
Na Assembleia, os governistas garantem que a ação do PSB que tramita no STF não é o único motivo que fez o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) retirar seu nome da disputa pela presidência da Casa para apoiar a reeleição de Amélio Cayres (Republicanos). Eles lembram que, contra a ação do partido de Carlos Amastha, existem o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, e os pareceres da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República. Assim, insistem que esse não foi o motivo, mas também não revelam qual teria sido o outro fato que levou Léo a desistir.
EVITA DESGASTES
Em sua nota, o próprio Léo não explicita o que o motivou, efetivamente, a se retirar da eleição da mesa, apenas afirma entender “que o momento da Casa seja de continuidade”, ao confirmar seu apoio à reeleição de Amélio. De toda forma, foi uma sábia decisão que evitará muitos desgastes à Assembleia — que não vai confrontar uma possível decisão contrária do STF –, ao próprio deputado e até ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
JUSTIÇA MANDA AMASTHA RETIRAR VÍDEO
A Justiça Eleitoral determinou que o pré-candidato a prefeito do PSB, Carlos Amastha, retirasse de suas redes sociais o vídeo em que critica duramente sua adversária, a deputada estadual Janad Valcari, numa ação proposta pelo partido dela, o PL. O problema foi que Amastha contratou impulsionamento de postagem, segundo o juiz da 29ª Zona Eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, “com conteúdo que se caracteriza como propaganda eleitoral extemporânea em prejuízo de adversário político”.
AMASTHA REAFIRMA
Amastha obedeceu a decisão, retirou o vídeo, mas reafirmou todas as críticas numa outra postagem. “Antes de ser notificado retirei o vídeo para evitar qualquer problema e transtorno desnecessário. Mesmo acreditando que não falei nenhuma inverdade”, afirmou. Assista:
QUEDA DE BRAÇO NO PL
Nos bastidores da bancada federal em Brasília fala-se de uma queda de braço entre o deputado federal Filipe Martins com o presidente de seu partido, o PL, o senador Eduardo Gomes. Em disputa, dizem, a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Palmas, em 8 de junho, para o evento do PL Mulher. Gomes trabalha para trazer o ex-presidente e Filipe, garantem essas fontes, para impedir que Bolsonaro venha para a pré-campanha de Janad. O deputado, por enquanto publicamente através de sua família, está na pré-campanha de Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Inclusive, o irmão dele, o pastor Carlos Eduardo Veloso, presidente metropolitano do Agir, é cotado para vice de Eduardo.
PRIMEIRO ROUND
As fontes dizem que um primeiro round dessa queda de braço ocorreu semana passada, quando estava certa a vinda do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para verificar os detalhes da visita de Bolsonaro. Dizem essas fontes que a não vinda de Valdemar teve dedo de Filipe Martins.
OUTRA OPÇÃO DE VICE PARA WAGNER?
Já nas rodas de política de Araguaína, a conversa é de que o ex-deputado federal Tiago Dimas, presidente regional do Podemos, poderia ser uma opção de vice para a reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (UB). Tiago está sendo visto em todos os eventos da prefeitura e seu nome é sempre destacado pelos cerimoniais das solenidades, até acima dos demais. O que dizem é que o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) descartaria essa possibilidade, uma vez que haveria a palavra empenhada de Wagner de que a vaga de vice é dele. O irmão do parlamentar, Israel Guimarães, já está no aquecimento para o ocupar o lugar.
VAI DESEMBARCAR
Inclusive, Israel já se prepara para desembarcar do governo Wanderlei. Ele deve deixar no dia 6 a presidência da ATR.
ANDREA BUCAR DE VICE
A pré-candidata a prefeita de Miracema pelo Progressistas, Andrea Bucar [na foto, entre Júnior Evangelista e Ivory], deve retirar seu nome da disputa para ser a vice do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB). A conversa ficou bem adiantada nessa terça-feira, 21, e o acordo deve ser anunciado logo. É mais um importante passo de Ivory para unificar a oposição em Miracema.
APÓS MUITO, MUITO TEMPO, CINTHIA DIZ QUE VAI DE GEO
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), afirmou ao site Gazeta do Cerrado que seu candidato à sucessão será mesmo o deputado estadual Júnior Geo (PSDB). Isso após um longuíssimo silêncio. De toda forma, foi a primeira vez que ela falou clara e abertamente o nome de Geo como seu candidato. E por enquanto só essa declaração. [Nos bastidores, fala-se que a resistência dos vereadores ainda é grande.]
MUITO ASSÉDIO A WANDERLEI
Em Palmeirópolis, nessa terça-feira, 21, para inaugurar a sede da 8ª Companhia Independente (8ª CIPM), o governador Wanderlei foi muito assediado pelos dois pré-candidatos da cidade, o atual prefeito, Bartolomeu Moura (Progressistas), e seu adversário, Wlisses Barros (Republicanos). A saída do empresário e pecuarista Edson Reis (PL) da corrida promete tornar essa disputa totalmente imprevisível.
AUSÊNCIA SENTIDA
Por se tratar do sul, a região dele, foi sentida a ausência do vice-governador Laurez Moreira (PDT) no evento em Palmeirópolis.
3 ANOS DE RESIDÊNCIA
Em Colinas, o pré-candidato a prefeito Oliveirinha Andrade (PSD) também apresentou o compromisso de formar um secretariado exclusivamente com moradores da cidade, como fez Janad em Palmas e Cristiano Pisoni (PSDB) em Gurupi. A inovação de Oliveirinha é que o prazo mínimo de residência será de três anos. Janad e Pisoni exigem dois anos morando na cidade.
VICENTINHO JR NO GOVERNO WANDERLEI
O deputado federal Vicentinho Júnior assumiu a vaga do ex-vereador de Guaraí Saboinha Júnior (Republicanos) no comando da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas do governo do Estado. Saboinha deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de Guaraí e Vicentinho está se licenciando da Câmara nesta semana.