TOCANTINS NÃO LEVA NADA, SÓ PAGA A CONTA
O Projeto de lei complementar (PLP) aprovado na noite dessa terça-feira, 6, pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumentando de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional não beneficiará o Tocantins. Mas o Estado, claro, também terá que ajudar a bancar essa gastança. Continuaremos com os mesmos oito deputados. Apenas sete Estados se beneficiarão dessa brincadeira com o bolso dos contribuintes, com as 18 novas cadeiras: Rio Grande do Norte (que salta de 8 para 10), Mato Grosso (de 8 para 10), Amazonas (de 8 para 10), Goiás (de 17 para 18), Santa Catarina (de 16 par 20), Pará (de 17 para 21), Ceará (de 22 para 23), Paraná (de 30 para 31) e Minas Gerais (de 53 para 54).
CINCO FAVORÁVEIS
Apesar de o Tocantins só receber o boleto dessa conta, por incrível que pareça, houve deputado do Estado que votou favorável. Cinco parlamentares tocantinenses foram favoráveis: Toinho Andrade (Republicanos), Carlos Gaguim (UB), Alexandre Guimarães (MDB), Lázaro Botelho (Progressistas) e Ricardo Ayres (Republicanos).
TRÊS CONTRA
Três dos nossos deputados foram contra essa gastança: Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL) e Vicentinho Júnior (Progressistas).
REPRISE HISTÓRICA
A solenidade para apresentação dos ônibus do novo sistema de transporte público de Palmas voltou a reforçar a boa relação entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos). O evento na tarde dessa terça-feira, 6, também contou com a presença do senador Eduardo Gomes (PL), que aproveitou o palanque para direcionar indiretas à ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e celebrar o momento de parceria entre Paço e Palácio Araguaia, o que considera ser uma “reprise histórica e favorável a todo o Estado”. Isso porque há algumas décadas, o prefeito Fenelon. Barbosa, pai de Wanderlei, e o governador Siqueira Campos, pai de Eduardo, também fizeram uma troca semelhante, quando da construção do Palácio Araguaia e de todo o ordenamento jurídico da capital que iniciava sua trajetória, que ganharia depois ritmo de crescimento vertiginoso.
PARABÉNS PELO TAMANHO QUE DÁ ÀS PESSOAS
Gomes foi um dos primeiros a discursar na solenidade por precisar atender a uma convocação do Senado Federal, do qual é vice-presidente. O destaque do pronunciamento ficou pelo elogio à administração de Eduardo Siqueira Campos por dar espaço ao vice-prefeito Carlos Velozo (Agir). “Quero dizer deste tempo novo e aí registrar com muita especialidade a questão de abrir a sua solenidade com o vice-prefeito. Parabéns à sua gestão, parabéns pelo tamanho que é dado às pessoas”, afirmou. O irmão do senador e hoje secretário extraordinário da Região Metropolitana, André Gomes (PL), foi um vice, no segundo mandato de Cinthia Ribeiro, totalmente escanteado. “Fico feliz de participar de uma solenidade de verdade. Com menos festa e mais razão”, emendou ainda o senador.
O governador Wanderlei Barbosa preferiu dispensar o uso da palavra devido à extensão da cerimônia e ao fato do sol do fim da tarde ter começado a dispersar o público presente. Eduardo Siqueira Campos reconheceu o ato. “Como um gesto para o povo de Palmas, pelo horário, pelo som, pediu-me que o dispensasse da palavra, uma vez que veio aqui para nos prestigiar. Como tem me convidado para todas as solenidades, ele foi convidado, veio, e por isso nós já agradecemos muito”, afirmou o prefeito.
EDUARDO AGRADECE A GRANDEZA DO GOVERNADOR…
Eduardo Siqueira Campos também fez questão de reconhecer a decisão do governador Wanderlei Barbosa de manter o nome de sua avó, Dona Regina, no novo Hospital e Maternidade do Estado, que teve ordem de serviço assinada na manhã dessa terça-feira. “No momento em que transferir todo o material humano, os profissionais, levará junto o nome de Dona Regina, e meu pai e minha mãe, lá do céu, agradecem pela grandeza”, afirmou.
…E RETRIBUI: HOSPITAL MUNICIPAL DONA MARIA ROSA
Na solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do novo hospital, Wanderlei Barbosa se comprometeu a transferir a estrutura da atual unidade ao município. Com base nisso, Eduardo Siqueira Campos garantiu que irá retribuir o gesto do governador. “O dia que o senhor me entregar o antigo Dona Regina, vou recuperá-lo e ele passará a se chamar Hospital Municipal Dona Maria Rosa. É assim que a gente faz, governador, grandeza puxa grandeza”, pontuou o prefeito ao anunciar uma futura homenagem à mãe do republicano.
IDEIA DE GOMES
Segundo a coluna apurou, foi do senador Eduardo Gomes (PL) a ideia de passar o prédio do atual Dona Regina para que o município faça dele um hospital municipal. O parlamentar sugeriu ao governador Wanderlei, que topou na hora.
FUTEBOL EM PAUTA

Na solenidade, a nova operadora do transporte coletivo de Palmas foi representada por Marco Antonio Nassif Abi Chedid, que, além de empresário, é presidente de honra do Red Bull Bragantino, que estreou na segunda-feira, 5, a reforma do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O caso foi citado como uma oportunidade pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, que chegou a dizer que “nada é por acaso” em referência à presença de Abi Chedid. “Nós temos a viabilidade para ter uma arena aqui, e a gente está do lado da pessoa certa para discutir isto conosco, para levar a frente ao futebol tocantinense, pelo qual vossa excelência [Wanderlei Barbosa] é apaixonado”, disse o gestor.
NILTON SANTOS
Recentemente, o município devolveu ao Estado o Estádio Nilton Santos. A avaliação de Eduardo Siqueira Campos é de que o também ex-deputado federal Marquinho Chehid (1995 a 1999) possa auxiliar na estruturação do espaço. “Agora, o desafio da nossa arena, o governador está desejoso de investir no nosso estádio de Nilton Santos. […] Nunca mais houve uma partida de futebol de grandeza aqui neste Estado. Nos ajude, Marquinho, a idealizar um sistema em que a gente pare de gastar com a estrutura todo ano e possa investir numa PPP junto à prefeitura, governo e iniciativa privada”, sugeriu.
DUPLICAÇÕES DE TRECHOS DE TO’S NO BICO
O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), foi à redes sociais para anunciar que o senador Eduardo Gomes (PL) vai apresentar ao Dnit e ao Ministério dos Transportes a proposta de duplicação da TO-134, no trecho que o município ao Jatobal, e da TO-405, de Axixá à Transamazônica (BR-230), passando pelo Barreiro. Com isso, Auri disse que seria ligado desde a ponte de Imperatriz (MA), passando por São Miguel, Sítio Novo, Axixá, Augustinópolis a Araguatins. “Isso trará um grande desenvolvimento para a nossa região, do Rio dos Apagados, e também em relação à pavimentação da TO, que liga Axixá ao Jatobal”, avaliou o prefeito.
BANDEIRA DE TODOS
Para ele, esse é “uma bandeira importante que todas as correntes políticas, independente de cor partidária, devem levantar para o desenvolvimento de pessoas isoladas, mais que qualquer aldeia indígena”. “E aí nós precisamos que as nossas forças políticas, as nossas correntes políticas se unam em torno dessa proposta. Todas as correntes políticas da região do Bico do Papagaio e do Estado de Tocantins, junto com o governo federal, junto com a sociedade civil organizada, para que nós possamos realmente tirar do papel essa ideia da duplicação da TO, que liga o movimento da região do Bico do Papagaio.
- Com Luís Gomes
- Esta coluna passa a ser publicada às segundas, quartas e sextas-feiras.