TODAS TERMINARAM DO MESMO JEITO
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) comemorou nas redes sociais a decisão da 4ª Vara Federal Criminal que determinou o encerramento do inquérito policial referente à Operação Carta Marcada, para apurar possível fraude em contratos de locação de veículos na gestão do município. A decisão do juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva, de quarta-feira, 2, leva em consideração o excessivo prazo de investigação, visto que o procedimento foi instaurado ainda em setembro de 2016. Todas as medidas cautelares também foram revogadas. “Todas, absolutamente todas, as tentativas contra minha honra terminam do mesmo jeito”, postou Amastha nas redes sociais.
E O PEDIDO DE DESCULPAS?
Ele voltou a dizer que não entrou na política “para roubar” e garantiu: “Dinheiro sei ganhar na iniciativa privada. Entrei na política para fazer a diferença”. O ex-prefeito então avaliou “que fica a pergunta”: “Nem um pedido de desculpas?” Na época da operação, Amastha disse que a Polícia Federal teria que pedir desculpas a ele.
JACQUES SILVA DEIXA MDB
Histórico do MDB, no qual estava havia 53 anos, o ex-controlador-geral do Tocantins e ex-senador por Goiás, Jacques Silva, pediu desfiliação do partido. O motivo, segundo carta que distribuiu pelo WhatsApp, é que, na visão dele, o MDB estaria “negando todas as suas históricas lutas pela Democracia, juntando-se, inclusive, a esse governo federal, do qual discordo por razões diversas”. A referência é ao governo Lula. “Não me sinto mais representado pelo partido que, modestamente, ajudei a construir”, afirma Jacques.
SÓ ONDE ESTIVER BOLSONARO
Bolsonarista juramentado, o ex-senador avisou que não pretende mais se filiar a partidos políticos, contudo, ressalvou, se o fizer, será, “com certeza” naquele em que estiver o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Por tudo que fez de positivo pelo nosso Brasil, exercendo um governo sem a praga da corrupção, coisa rara em nosso país. Lamento vê-lo impiedosamente, sendo perseguido, sem causa que justifique”, defendeu.
RENUNCIOU À EXECUTIVA
Em junho, Jacques já havia renunciado ao cargo de terceiro vice-presidente da executiva estadual do MDB e de membro do diretório regional. À coluna, ele disse na época ter sido uma decisão de ordem pessoal, e não quis dar mais detalhes. Contudo, admitiu “dissabores nas eleições do ano passado” e concluiu que, após 53 anos de militância no MDB, “está na hora de descansar”.
SEM GRATIFICAÇÕES
Na Câmara de Palmas, a vereadora Laudecy Coimbra (SD) usou a tribuna na manhã desta terça-feira, 8, para cobrar da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) o pagamento das gratificações que foram retiradas dos servidores da saúde. Segundo ela, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber, pediu 45 dias para um estudo de viabilidade, mas a parlamentar defendeu que essas gratificações independem desse levantamento porque é recurso do SUS que vem para fim específico. “E os servidores ficam sendo ameaçados. Se reclamarem, não vai voltar de jeito nenhum”, disse Laudecy. A vereadora contou que há servidores que estão exercendo há quatro meses função gratificada sem qualquer pagamento adicional.
ADEQUAÇÃO À LRF
O presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), que tem feito às vezes de líder da prefeita – uma vez que, se ele não o fizer, ninguém mais parece disposto a fazer –, sustentou que, na pandemia, a prefeitura teve que fazer muitos contratos por excepcionalidade e que agora os municípios estão tendo que se readequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, até por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). “Por isso, a secretária tem que fazer o planejamento mesmo para o município se adequar à LRF”, defendeu. Segundo ele, os recursos do SUS vêm para a saúde, não direcionados às gratificações. “O estudo da secretária Mila é para não haver irresponsabilidade da gestão, para o município se adequar ao limite prudencial.”
NÃO SE CONVENCEU
Laudecy agradeceu a explicação, mas disse que não se convenceu: “Na campanha eleitoral, a prefeitura dobrou o número de contratos do município. Por que voltaram as gratificações de algumas pessoas e de outras não?”, questionou.
COBRA NO ESTADO, MAS EM PALMAS…
Quem entrou na peleja foi outro vereador de oposição, Rogério Freitas (PSD), com seu já conhecido bordão “é o jeito Cinthia de governar”. Ele lembrou que o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) estava reivindicando para si a primeira iniciativa de pedir que o tempo de trabalho na pandemia dos servidores da saúde e da segurança pública do estado fosse contado em dobro para fins de aposentadoria, o que acabou se transformando em projeto de lei apresentado pela deputada Janad Valcari (PL). “Em contrapartida, na Prefeitura de Palmas, a esposa dele, a eminente prefeita Cinthia Ribeiro, colocou os servidores da saúde para trabalhar no período pandêmico, colocando suas vidas em risco, e agora põe esses mesmos servidores para pagar a conta da saúde. Tira do servidor a gratificação, que ele acaba incorporando ao salário, para manter suas despesas, e agora vai se valer dessa gratificação para manter a máquina funcionando”, disparou. “No estado, o marido da prefeita, que representa a prefeita, diz que é importante que se conte em dobro o tempo para aposentadoria, mas no município de Palmas não conta em dobro e ainda tira a gratificação do servidor para pagar a farra que fizeram no período eleitoral. Esse é o jeito Cinthia de governar. Olha a contradição desse governo.”
PAGOU OS PASSIVOS
Folha voltou a defender a gestão, afirmando que a prefeita Cinthia pagou os passivos do município com os servidores. “Eu estou aqui [na Câmara] há 16 anos, mas se há um momento em que a prefeitura teve um cuidado muito especial com o seu servidor foi agora, com a prefeita Cinthia”, garantiu. Laudecy concordou que Cinthia resgatou os passivos com a categoria, mas sustentou que “uma coisa não impede a outra”. Para a vereadora, Cinthia “não tem o direito de colocar pessoas para trabalharem além da sua carga de trabalho” e não pagar as gratificações.
ATRASO NA SAÚDE DE PORTO
A Central dos Trabalhadores do Brasil (CBT) do Tocantins reclama que em Porto Nacional os servidores da rede pública de saúde estão com o pagamento dos salários atrasado. Conforme a CBT-TO, a prefeitura não pagou, nem mesmo disponibilizou os contracheques da categoria. O dinheiro deveria estar na conta dos servidores até o quinto dia útil, diz a entidade trabalhista. Segundo ela, centenas de trabalhadores estão sem o pagamento.
ELOGIOS GERAIS A AFONSO
Não é só o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto (PSD), que elogia o trabalho do ex-secretário Afonso Piva à frente da saúde do Estado. Vários outros prefeitos e deputados também reconhecem a eficiência dele. Ele deixou o comando da pasta nessa segunda, quatro dias após operação da PF que apura irregularidades na gestão.
ÚNICO A APOIAR O PALÁCIO
O vereador Cirilo Douglas (UB) também se mexe para construir sua candidatura a prefeito de Miracema. A seu favor, os aliados lembram que ele foi o único pré-candidato da cidade que apoiou a reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a campanha da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) no município.
ELOGIOS A WANDERLEI E DORINHA
Inclusive, na sessão da Câmara dessa segunda-feira, 7, Cirilo não poupou elogios a Wanderlei e Dorinha no discurso que fez da tribuna. O parlamentar lembrou da pesquisa nacional que mostrou o governador tocantinense com a maior aprovação do Brasil, com 87%, e se disse orgulhoso de ter pedido voto para Wanderlei. “E o que mais me deixa mais feliz é saber que ele não perdeu a sua humildade”, afirmou o parlamentar.
Assista:
FUTEBOL SOLIDÁRIO NO SÁBADO
O 6º Futebol Solidário do Tocantins, promovido pelo senador Irajá (PSD), será realizado no sábado, 12, às 16 horas, no estádio Nilton Santos. O ingresso é a doação de 2 kg de alimento não-perecível e 1 peça de roupa em bom estado. As doações podem ser feitas nas unidades do Quartetto Supermercados, nas regiões sul e norte da Capital, bem como no Palmas Shopping e na Escola Flamengo. A meta é arrecadar 100 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para mais de 40 entidades que ajudam famílias carentes.
ESTRELAS PRESENTES
Entre as estrelas destaques desta edição estão os ex-craques Romário, Petkovic, Edmundo, Elias, Giovanni, Sandro Hiroshi, Flávio Conceição, Esquerdinha, Alex Dias e o grande Reinaldo. Fora do universo do futebol, confirmaram presença o ex-boxeador Popó, o comediante e deputado Tiririca e o influencer Julio Divacci.
AUXÍLIO NAS COMPRAS
A Lei 4.205/2023, de autoria do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), sancionada em julho pelo governador Wanderlei, dá o direito a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao apoio de um funcionário durante as compras em lojas e supermercados. O parlamentar lembra que o Tocantins tem 140 mil pessoas (quase 10% da população) com algum tipo de deficiência.