DEU DORINHA
Nem Lázaro Botelho (Progressistas), nem Antônio Andrade (Republicanos). O comando da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas) será indicado pela senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). O nome escolhido por ela é Marcelo Lucena, ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), cargo que ocupou até 2019, por indicação da própria Dorinha.
INIMIGO DE SILVINO
Mas a escolha não caiu bem no próprio União Brasil, presidido no Estado pela senadora. O deputado federal Carlos Gaguim (UB) teria ficado insatisfeito. Lucena é inimigo número 1 em Tocantínia do prefeito Manoel Silvino (SD), muito próximo ao parlamentar. Silvino derrotou Lucena nas eleições de 2020 na cidade.
GAGUIM DIZ QUE NÃO FICOU INSATISFEITO, MAS…
Gaguim entrou em contato com a coluna após a publicação e garantiu não ter ficado insatisfeito com a indicação de Dorinha, “apesar de ter motivos para isso”, emendou. Ele admitiu que se tivesse sido consultado não concordaria com a indicação. Gaguim contou que Lucena apoiou Antônio Andrade em Tocantínia e deu cerca de 900 votos ao deputado republicano. O parlamentar do UB foi apoiado pelo prefeito Silvino e recebeu pouco mais de mil votos. “Não estou insatisfeito, mas não concordaria com a indicação se fosse consultado. Mas minha preocupação maior é trazer recursos para o Estado”, avisou o deputado.
COMUNISTAS INSATISFEITOS
Há insatisfação com o fechamento da reforma do secretariado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) por parte de um partido aliado, o PCdoB, do deputado estadual Ivory de Lira. Internamente, o pesar é muito grande, relatam históricos militantes. Eles estavam de olho na Secretaria de Ciência e Tecnologia, já que seu congênere no plano nacional – o Ministério de Ciência e Tecnologia – é comandado por uma comunista, a ex-vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos. O PCdoB tocantinense garante ter quadros preparadíssimos para o posto.
NEM IVORY RESOLVEU
A demanda do partido foi levada até seu deputado, mas Ivory não conseguiu resolver.
VEREADORES NADA SATISFEITOS
O ano legislativo começou em Gurupi na manhã dessa quinta-feira, 9, com vereadores nada satisfeitos com dois nomes da equipe da prefeita Josi Nunes (UB), o secretário municipal da Saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes; e o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Colemar Câmara. A informação é do portal Atitude.
AS CAUSAS
No caso de Sinvaldo, em discussão temas como supostas perseguições, falta de eficiência no atendimento e de equipamentos nas Unidades Básicas de Saúde e atraso em exames. Sobre Colemar, o vereador Zezinho da Lafiche (Avante) quer um estudo para implantação de faixa elevada e sinalização horizontal e vertical em frente a uma escola.
SE JOSI QUER HARMONIA COM O LEGISLATIVO…
A prefeita Josi participou da sessão especial de abertura do ano legislativo da Câmara e reforçou justamente a necessidade de parceria e de harmonia entre Executivo e Legislativo. Terá que começar resolvendo essas queixas.
PONTO DE EQUILÍBRIO
No primeiro pronunciamento que fez na Câmara, nessa quinta-feira, 8, o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) cobrou do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o que chamou de “um ponto de equilíbrio” entre o que a União reserva para gastar com outros setores e com o agronegócio, área de atuação do parlamentar. “O recurso destinado à cultura no orçamento é dez vezes maior do que o destinado ao agronegócio”, exemplificou. “Precisamos entender, refletir, ponderar e trazer um ponto de equilíbrio para que o país avance. O agronegócio é fonte primária da nossa economia”, lembrou Guimarães. Ele cita a intenção de Lula de financiar obras de países vizinhos, enquanto corta recursos dos produtores rurais brasileiros.
TODO MUNDO NO MESMO AVIÃO
O deputado defendeu com empolgação a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no ano passado, contudo, ponderou nesse seu primeiro discurso que mesmo que “alguns dos parlamentares não gostem do piloto do avião”, não podem “torcer pela queda” da aeronave.
Assista o primeiro discurso de Alexandre Guimarães:
VITÓRIA CONTRA O NEOFARISAÍSMO
Remando contra a maré, o casal Thiago Botelho, da banda Balagandaya, e Musa Dumont, criadora de conteúdo, conseguiram viabilizar o “Bloquinho das Musas e dos Pequi Roídos”. Uma vitória dos amantes do carnaval contra o neofarisaísmo que fixou residência em Palmas.
NO DOMINGO, A PARTIR DAS 15H
Com apoio do governo do Estado, que cedeu o espaço e garantiu a segurança, e de empresários que patrocinaram o trio elétrico, o bloco promete animar os foliões com muito axé, samba, forró e os principais hits do momento, com o pré-carnaval que ocorrerá domingo, 12, a partir das 15 horas, na Praça dos Girassóis. Mais precisamente nas ruas que dão acesso aos estacionamentos da Coluna Prestes. Excelente opção para quem gosta de carnaval.